Conheça a diferença entre pisos internos e externos

991 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

Cada ambiente em uma residência possui características distintas e por isso necessitam de pisos específicos. De acordo com essa afirmação, diversos modelos são disponibilizados no mercado para atender o cliente. Entretanto, a variedade de opções e a grande diferença entre pisos podem acabar confundindo o consumidor no momento da compra.

Por isso, a Chatuba explicará neste artigo a diferença entre pisos internos e externos, para solucionar esse problema e garantir que o consumidor faça a melhor escolha no momento da transação, evitando prejuízos e dores de cabeça.

Diferença entre pisos: o que você precisa saber?

Antes de selecionar os pisos da sua casa, é necessário ter ciência de que cada ambiente tem as suas necessidades. Como as áreas que recebem mais umidade, que exigem pisos antiderrapantes. Dessa forma, além de garantir mais conforto e facilidade de manutenção, também é uma maneira de assegurar a segurança dos moradores do local.

Principais modelos para o ambiente externo

Por serem utilizados em áreas que são mais expostas às variações climáticas e ao desgaste do uso de veículos, os pisos que são usados em locais externos são mais resistentes e de longa duração. Entenda agora a diferença entre pisos externos:

Pisos cerâmicos

Nesse caso, é importante ter atenção ao Porcelain Enamel Institute (PEI) no momento da compra. Esse é o instituto responsável por regulamentar as normas de resistência à deterioração da superfície da cerâmica. Portanto, o PEI é a sigla que irá indicar a quantidade de tráfego que a cerâmica pode receber. Essa classificação vai de 0 a 5. Quanto maior o número, maior é a resistência do piso.

Porcelanato rústico

Escolha sempre modelos que não sejam polidos para evitar que o piso fique escorregadio em contato com a água. Os rústicos também ajudam a evitar essa inconveniência, por terem uma superfície mais áspera. Como não mancham facilmente ou absorvem a água, muitos clientes acabam optando por esse modelo. Entretanto, mesmo com essa característica, é fundamental colocá-lo em lugares que tenham escoamentos, para evitar qualquer tipo de desgaste precoce.

Concreto

Muito utilizado por ser uma opção mais barata e prática. Isso porque o concreto possui versões de encaixe que facilitam a instalação e manutenção. O estilo rústico também acaba sendo um diferencial para clientes.

Pedra

Comum em lugares com piscina, por garantir um acabamento não escorregadio. A limpeza pode ser feita de forma simples, apenas com água e sabão e empresas especializadas só precisam ser contratadas para manutenção no caso de manchas. No mercado, geralmente os mais usados são os irregulares e os de efeito mosaico.

Modelos para o ambiente interno

Aqui a superfície dos pisos é mais lisa, por conta do menor impacto das variações ambientes e por não sofrer o desgaste do tráfego.

Porcelanato polido

Esse é o tipo ideal de piso para ambiente interno e essa é uma das razões dele ser tão utilizado nas residências. Além do acabamento com brilho, que agrada os consumidores que buscam por um melhor efeito estético, ele também é mais fácil de limpar.

Porcelanato acetinado

Essa é a versão sem brilho. Ele é ideal para áreas que recebem muita umidade, como banheiros e cozinhas. Outra característica importante é que esse tipo de piso não sofre tanto as consequências de arranhões como o polido.

Laminado

Ele é mais barato que a madeira, mas oferece um visual bem parecido. A instalação dele também é mais prática, já que ele é encaixado lado a lado. Entretanto, esse material é deteriorado facilmente em contato com a água, por isso requer maiores cuidados no momento da faxina.

Para encontrar pisos de qualidade para a sua residência, conte com a Chatuba Materiais de Construção! Somos uma loja de materiais de construção com mais de 50 anos de experiência no mercado. Nossos preços são acessíveis e temos seis lojas distribuídas no Rio de Janeiro. Confira a unidade mais próxima de você em nosso site e venha conhecer os nossos produtos!

Links úteis:
material de construção
loja material de construção
material de construção rj

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM