A importância do purificador de água em meio à crise da Cedae

1963 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

Desde janeiro de 2020, os cariocas sofrem com o abastecimento de água da cidade do Rio de Janeiro. A água distribuída pela Cedae (Companhia de Águas e Esgotos do Estado) chega às residências com uma péssima qualidade: turva, com mau cheiro e sabor de terra. Nesse cenário caótico, contar com aparelhos que tratem o fluido adequadamente é fundamental para garantir a saúde da sua família. Continue a leitura e descubra a importância do purificador de água em meio à crise da Cedae.

Entenda mais sobre a crise da Cedae

Mulher fazendo sinal de negativo ao segurar um copo d'água, indicando que o líquido está ruim

A crise no abastecimento de água da Cedae começou em janeiro de 2020. Desde então, moradores da capital e da Baixada Fluminense estão recebendo em suas casas uma água de coloração turva, com forte odor e gosto de terra. O motivo das alterações no fluido está relacionado à presença de geosmina, substância produzida por algas, na estação de tratamento.

A partir disso, o consumo de água causou diversas complicações nos moradores da cidade. Enjoo, diarreia, dor na barriga e outros sintomas foram detectados. Ou seja, o consumo dessa água não é mais indicado! Dessa forma, para evitar contaminações, o ideal é sempre ferver e filtrar a água antes de usá-la para beber, cozinhar, lavar o rosto e escovar os dentes.

É nesse momento que entra a importância do purificador de água. Produtos desse tipo têm a função de tratar o fluido para que possa ser consumido sem causar problemas à saúde.

Importância do purificador de água em casa

Purificador de água

É fato que a importância do purificador de água se fez ainda mais forte com a crise da Cedae. No entanto, o processo de filtrar a água em casa sempre foi primordial, mesmo quando o abastecimento não sofria esse problema. Tubulações antigas, vazamentos e falta de limpeza nas caixas d’água contribuem para o acúmulo de sujeiras no fluido potável. Sendo assim, a purificação é imprescindível para reter partículas e evitar que a qualidade da água seja afetada.

Além de eliminar barro, areia, poeira e outros sedimentos, a importância do purificador de água também está relacionada à retirada do excesso de cloro. A filtragem mantém o controle biológico e garante que a água esteja sempre apta para consumo.

Nesse contexto, existem vários produtos que podem ser usados em casa. Em geral, filtros de água avulsos possuem carvão ativado, que filtram partículas como a geosmina. As torneiras com purificador de água usam o processo de filtragem com areia, retendo partículas sólidas. Ambos os aparelhos são eficientes, basta você escolher o que mais se adequa à sua necessidade.

Agora que você sabe a importância do purificador de água, adquira logo o seu e não passe mais sufoco com a água da Cedae! A loja online da Chatuba Materiais de Construção, tem várias opções de produtos que podem servir como seu aliado na filtragem da água. Veja alguns que separamos:

No blog da Chatuba você confere mais artigos:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM