O passo a passo para instalar Fita Led em casa

1469 VISUALIZAÇÕES
Iluminação imagem principal blog

A iluminação é uma parte essencial na criação de uma atmosfera agradável e acolhedora em qualquer ambiente. E se você concorda com isso, já deve saber que a fita LED se tornou uma opção popular para iluminar partes específicas da casa, seja bancadas, armários ou paredes. Tudo isso com um toque moderno e personalizado. E o melhor é que a instalação não tem segredo algum! É só seguir alguns passos simples que a Chatuba vai ensinar para fazer tudo com segurança e eficiência.

Captura De Tela 2023 11 29 às 10.18.08

Materiais necessários

Antes de começar, prepare a listinha de materiais que você vai precisar para fazer a instalação:

  1. Fita LED
  2. Fonte de alimentação adequada para a fita de LED
  3. Conector ou adaptador (se necessário)
  4. Tesoura
  5. Álcool isopropílico para limpar a superfície
  6. Rolo de fita adesiva dupla face, caso a Fita LED não seja autocolante
  7. Régua ou fita métrica
  8. Alicate (opcional)

Passo 1: planejamento e medição

O primeiro passo é decidir onde você deseja instalar. Caso já tenha um lugar em mente, meça o comprimento necessário. Depois é hora de cortar. Saiba que a fita LED geralmente tem intervalos específicos, então use uma tesoura para cortar nos pontos de corte designados e evitar danos aos componentes internos.

Passo 2: preparação da superfície

Assim como qualquer outra instalação, é preciso realizar uma limpeza, mesmo que seja simples. Limpe a superfície onde a fita será instalada. Uma boa ideia é utilizar álcool para garantir que a área esteja livre de poeira, sujeira ou gordura, para garantir uma instalação mais duradoura.

Passo 3: instalação da Fita Led

Com os materiais em mão, corte feito e superfície limpa, vamos para a instalação de fato. Primeiro, retire o revestimento da fita adesiva dupla face na parte de trás da fita LED. Com cuidado, cole a fita na superfície planejada, seguindo as marcações feitas durante o planejamento. Pressione suavemente para garantir uma aderência firme.

Seguindo para o próximo passo, conecte a fita LED à fonte de alimentação de acordo com as instruções do fabricante e certifique-se de que a conexão esteja segura para evitar problemas elétricos. Depois é só ligar a fonte de alimentação para testar se tudo está funcionando corretamente. Fácil, não é?

84a55732795292b3423647f8ee4fda13

Diferença na instalação em outros móveis e lugares

Os passos acima são os mais comuns, porém, a instalação da fita LED pode variar dependendo do local ou móvel onde você pretende aplicá-la. Para móveis, é importante considerar a superfície e o material. Em madeira, por exemplo, é necessário um cuidado extra para fixar a fita sem danificar o móvel.

Por outro lado, em vidro ou superfícies irregulares, fitas adesivas específicas podem ser mais apropriadas para garantir uma fixação adequada. Para instalar no teto ou parede, é fundamental utilizar suportes de fixação apropriados, pois a fita de LED pode ser mais pesada do que em outras instalações.

6 1491929709

Nem foi difícil! E agora que você conhece os passos básicos para instalar, você pode iluminar sua casa de maneira criativa e personalizada com fitas de LED. E para ver mais informações e orientações valiosas sobre construção e reforma, continue acompanhando nosso blog. Aqui você sempre encontra dicas de todas as etapas da obra: 

CP-1, CP-2, CP-3 e mais: Entenda os tipos de cimento

Inspirações de iluminação para a cozinha

Tendências de cores de tinta para 2024



Compartilhe:

VEJA TAMBÉM