Piso e revestimento: principais diferenças

1787 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

Uma dúvida bastante comum que as pessoas têm no momento de fazer uma obra é referente à que piso usar. Qual será melhor: cerâmica ou porcelanato? Isso dependerá muito do local onde ele será colocado e, claro, do seu orçamento.

Cerâmica vs. Porcelanato

Apesar de serem muito parecidos aos olhos de quem vê, algumas das diferenças básicas entre os dois são:

  • Fabricação: o porcelanato não deixa de ser um produto cerâmico, porém tem um processo de fabricação mais complexo e seu resultado varia de acordo com as proporções de porcelana e minerais contidos nele. A cerâmica, por sua vez, é composta de argila e seu processo de produção é muito mais simples.
  • Resistência: isso depende muito do seu orçamento, pois existem pisos de cerâmica de qualidade ruim, assim como existe piso de porcelanato com baixa qualidade. O porcelanato é, geralmente, mais resistente que a cerâmica e também tem baixa absorção de água. O porcelanato é muito utilizado em locais onde o tráfego de pessoas é bastante intenso devido à sua alta resistência e durabilidade.

Mas então quer dizer que o porcelanato é melhor, certo? Nem sempre…

  • Aparência: diferentemente do porcelanato, que geralmente tem um acabamento mais “simples”, um piso de cerâmica, muitas vezes, é mais charmoso e têm um acabamento mais interessante. Por outro lado, o porcelanato tem um brilho particular e seu acabamento pode ser feito com junta seca, enquanto que a cerâmica só pode ser feita com rejunte convencional.
  • Preço: com tantas qualidades e tecnologia, o porcelanato acaba saindo mais caro do que a cerâmica, embora já existam materiais com preços bem acessíveis. A cerâmica, além de ser mais barata, também tem a mão-de-obra para instalação mais barata. Mas fique atento, não tome sua decisão baseado apenas no preço. Avalie bem o custo/benefício e a durabilidade de cada um.

Em uma comparação final não podemos dizer que um é melhor que o outro. A escolha depende do seu gosto pessoal, do seu orçamento e do seu cuidado com cada um. Lembre-se de que a manutenção e limpeza são muito importantes para aumentar a vida útil deles.

Uma última dica é evitar revestimentos que imitam outras texturas, como a madeira ou pedra, por exemplo, pois eles acabam se tornando enjoativos ao longo do tempo e toda sua preocupação com a qualidade e durabilidade do produto terá sido em vão. Se você prefere madeira ou pedra, utiliza madeira ou pedra.

Para piso ou revestimento: Chatuba!

Pra escolher a melhor opção para sua casa venha até uma de nossas lojas de materiais de construção ou acesse nosso site e veja todos nossos modelos de pisos e revestimentos disponíveis

Links úteis:

materiais de construção; loja de material de construçãochatuba materiais de construçãomateriais de construção rj.

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM