Tipo de piso ideal para cada cômodo da casa

1201 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

Escolher o piso ideal para cada cômodo é uma tarefa bastante complicada. Afinal, essa é uma das partes mais importantes da casa e que mais ficam em evidência no ambiente.

Várias questões devem ser levadas em consideração na hora de escolher o piso ideal para cada cômodo, como o volume de circulação de pessoas, o contato com água e cor predominante na decoração. Com tantas opções disponíveis no mercado, essa escolha fica ainda mais difícil.

Precisa escolher o piso ideal para cada cômodo da sua casa, mas não sabe como? A Chatuba Materiais de Construção preparou esse artigo para te ajudar!

Piso ideal para cada cômodo

Antes de escolher o piso ideal para cada cômodo, é preciso ter bastante claro em mente o que se espera desse ambiente da sua casa e que impressão se quer passar com ele. O piso não deve ser um destaque do cômodo, apenas um complemento, harmonizando com demais elementos da decoração. Também é muito importante colocar a segurança em primeiro lugar. Existem pisos específicos para cômodos molhados, que fazem função antiderrapante. Além disso, é fundamental escolher pisos de qualidade, assim como os demais materiais de construção necessários para a sua instalação. Gastar um pouco mais com qualidade pode poupar de muitas dores de cabeça futuras.

Listamos, a seguir, os principais cômodos da casa e o piso ideal para cada um deles.

Piso ideal para cozinha

A cozinha é um dos lugares mais movimentados da casa e, por isso, precisa de um piso mais resistente. Uma boa opção é o porcelanato esmaltado, que possui fácil instalação e limpeza, além de resistência e durabilidade. Mas, fique atento: o porcelanato esmaltado é classificado por um número de PEI (sigla para Porcelain Enamel Institute) e quanto maior esse número, mais resistente ele é. Para a cozinha, opte por um porcelanato com número de PEI acima de 3.

Pisos de madeira devem ser desconsiderados, uma vez que são pouco resistentes a líquidos derramados, bem como porcelanatos polidos ou outros pisos muito lisos, pois tendem a escorregar em contato com a água. Ladrilhos, pisos vinílicos e porcelanato acetinado também são ótimas opções para quem quer cozinhar em um lugar aconchegante, bonito e seguro.

Piso ideal para banheiro

O porcelanato acetinado é, de longe, o tipo de piso ideal para cada cômodo molhado de uma casa. É bonito, fácil de limpar e instalar, possui uma infinidade de cores e é um dos pisos mais seguros do mercado, devido à sua característica pouco escorregadia. Além disso, possui um tempo de duração muito grande, já que é impermeável.

Caso opte por algum piso mais brilhante e escorregadio, como mármore ou porcelanato polido, existem diversos revestimentos que podem ser aplicados, a fim de causar um efeito antiderrapante e trazer mais segurança para os cômodos.

Piso ideal para os quartos

Para escolher o piso ideal para cada cômodo, é preciso saber qual a função daquele lugar. Os quartos devem ser locais aconchegantes e acolhedores, afinal, são usados para relaxar e descansar. Por isso, os pisos quentes, de madeira ou laminados, são os mais indicados para eles. Esses pisos são muito semelhantes visualmente, mas se diferenciam no preço e na instalação.

A única desvantagem desse tipo de piso é a dificuldade na limpeza, já que não são muito resistentes à água. No entanto, esse acaba não sendo um problema muito grande, uma vez que os quartos são locais de pouco movimento e, consequentemente, acumulam pouca sujeira.

Piso ideal para áreas sociais

Salas de jantar, de estar e de TV são as chamadas áreas sociais da casa. O piso ideal para cada cômodo social pode variar de acordo com o quanto eles são usados e com o perfil dos moradores. Uma casa com crianças, por exemplo, requer um piso mais resistente e menos escorregadio na salas de TV e de estar, para evitar qualquer tipo de acidente. Nesses casos, o porcelanato polido é pouco indicado e o ideal seria um piso de madeira ou porcelanato esmaltado.

Já na sala de jantar, que costuma ser um ambiente mais sofisticado, pode ser instalado um piso de porcelanato polido, que dá bastante brilho e luminosidade ao ambiente.

Depois de todas essas dicas, ficou muito mais fácil escolher o piso ideal para cada cômodo da sua casa. Sendo assim, visite uma loja de material de construção da Chatuba e veja de perto todos os tipos de pisos que temos disponíveis para você.

Outros links úteis:
lojas de materiais de construção
materiais de construção RJ

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM