Saiba qual lâmpada usar para economizar luz

1621 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

A iluminação tem forte influência no valor da conta de luz. Praticamente indispensável, as lâmpadas representam 20% do gasto de energia elétrica. Por trazer um peso significativo para o bolso das pessoas, as empresas de tecnologia estão investindo em novas maneiras de e, consequentemente, nas despesas mensais. A mais nova e desejada novidade do mercado são as lâmpadas de LED. Saiba como elas podem te ajudar a economizar luz neste artigo da Chatuba!

Vantagens de economizar luz com lâmpadas de LED

economizar luz é uma atitude sustentável que você precisa adotar

Um grande benefício é a vida útil. A duração estimada de uma lâmpada de LED é de 50 mil horas, já as lâmpadas comuns duram de 1 mil a 7 mil horas e gastam mais energia. O LED está competindo nos preços (na Chatuba, por exemplo, você encontra por menos de R$10,00) e proporciona uma maneira eficiente de economizar luz.

O LED tem sua quantidade de luz medida pelo lúmen e a medida de potência é em watt. Quanto maior for o fluxo luminoso, o lúmen de uma lâmpada, a emissão de luz será igualmente maior. Quanto mais watts forem consumidos, o gasto de energia será maior. Mesmo não tendo a ver com a emissão de luz, se a quantidade de watts for alta e de lúmens baixa, a lâmpada estará consumindo uma energia que não é convertida por sua totalidade em iluminação, que é caso das lâmpadas fluorescentes e seu 80% de calor desperdiçado.

A composição das lâmpadas de LED não conta com raios ultravioletas e não modificam a temperatura do ambiente por conta do calor que produzem, mantendo o conforto até na hora de economizar luz. Também não se faz necessária uma manutenção constante porque os riscos de vazamento ou dilatação são interrompidos pela conversão da energia através de um semicondutor sólido.

Além de tudo isso, as lâmpadas neste formato são livres de substâncias tóxicas e possíveis poluentes presentes em outros modelos, podem ser recicladas e não oferecem riscos ao meio ambiente e à saúde. Ainda há dúvida que existe maneira melhor de economizar luz?

Conheça os tipos de lâmpada de LED

Voltagem

Encontra-se no mercado lâmpadas de LED de 12 volts, 110v, 220v e bivolt. Atente-se à tensão da lâmpada e veja se é compatível com sua rede elétrica, e para evitar problemas, é interessante apostar nas bivolts, porque podem ser instaladas em mais de uma rede de tensão.

Conectores

Antes das lâmpadas, é indicado comprar o lustre. Assim, você irá conferir o tipo de conector necessário – ou se já vem com o produto comprado. Os principais tipos são: E14 (para lustres importados), E27 (o mais comum em formato de rosca), GU10 (para luminárias e lustres modernos) e MR16/GU5.3 (para spots que usam lâmpadas dicroicas).

Cor e temperatura da lâmpada

A temperatura da lâmpada em LED, na verdade, é a tonalidade que ela terá. O termo “quente” é usado para o tom mais amarelado. É indicado para ambientes mais aconchegantes, como sala, quarto, corredor e demais ambientes de descanso. Já “fria” é a lâmpada de LED de luz branca intensa. Indicada para iluminar atividades mais agitadas e intensas do dia a dia.

Mas não são apenas essas duas categorias que qualificam todos os tons que lâmpadas de LED podem ter. Existem as neutras/naturais com tons intermediários; as LEDs coloridas, indicadas para festas, ambientes externos e até mesmo para fins pseudocientíficos. Inclusive, são usadas em sessões de cromoterapia, equilibrando as emoções, mente e corpo por intermédio das cores.

Se você gostou das boas funções de uma lâmpada de LED e gostaria de economizar luz na sua casa ou trabalho e deixar o ambiente mais bonito, visite a Chatuba Materiais de Construção próxima de você e adquira a que melhor se encaixar nas suas preferências.

Links úteis:
material de construção
loja de material de construção
lojas de materiais de construção RJ
materiais de construção RJ

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM