Pensou em pintar a casa, mas não sabe a quantidade de tinta necessária? Confira como fazer o cálculo por metro quadrado!

3993 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

Construir, reformar ou decorar são sempre temas que trazem desafios aos consumidores e, um deles, é no momento de pintar a casa, por exemplo. Desta forma, algumas etapas de planejamento são necessárias para que tudo dê certo e a decoração fique linda ao final do processo! Antes de mais nada, é preciso calcular a quantidade de tinta que será utilizada na pintura. Essa é uma etapa essencial e que vai ajudar a evitar desperdícios, afinal, prever os gastos necessários à execução de uma a obra é fundamental.  Ter atenção a alguns detalhes pode fazer toda a diferença no sucesso de um projeto.

Será que fazer obra e pintar a casa sem dor de cabeça é possível?

A resposta é sim! Para te ajudar, a Chatuba conversou com os especialistas Leandro Gomes e Ronald Souza, sócios e proprietários da Bella Lavin, uma empresa carioca do ramo de construção com mais de oito anos de experiência no mercado. “Um projeto bem executado poupa custo ao cliente, pois evita retrabalhos e o desperdício de materiais. Para isso, a contratação de um profissional habilitado é o primeiro passo, não apenas para garantir tranquilidade aos proprietários durante a execução, mas, principalmente, para trazer qualidade à reforma e economia para o bolso”, afirma Ronald.

Dessa forma, preparamos um guia completo sobre como calcular a quantidade de tinta e tudo o que você precisa saber para fazer a melhor escolha. Confira!

1.Atenção ao tipo de superfície:

Primeiramente, o mais importante é conferir qual o tipo de superfície, o ambiente e o estado de conservação para definir a tinta que será usada. “Quando se trata de uma área externa, por exemplo, devemos escolher uma tinta mais resistente. Outro ponto a ser avaliado é a situação da parede que, às vezes, exige um preparo prévio maior para garantir o melhor resultado do projeto. Logo, há mais uso de materiais para o preparo da área antes de receber a pintura”, revela.

Esmalte Sintético Coralit Ultra Resistência Acetinado Branco 3,6L Coral

2.A cor faz diferença:

Em seguida, é preciso prestar atenção nas cores escolhidas, afinal, isso vai influenciar no acabamento. Em outras palavras, sempre que o cliente optar por uma tinta de tonalidade mais clara da que foi utilizada anteriormente, serão necessárias mais camadas do produto para a cobertura total.

Tinta Acrílica Muda Fácil Areia Fosco 18L Glasu

3.Qualidade do produto:

Agora, a qualidade do produto também pode interferir no resultado e no orçamento. Para selecionar uma boa tinta, alguns critérios técnicos devem ser analisados como rendimento, cobertura e secagem. Além disso, para maior durabilidade da pintura, é indicado usar produtos impermeabilizantes para evitar infiltrações de água nas paredes.

Tinta Acrílica Decora Matte Fosco Branco 20L Coral

4.Cálculo de tinta por m2:

Chegou a hora de aprender a fazer o calcular a quantidade de tinta por metro quadrado! A fórmula para o cálculo é simples. Multiplique a altura de cada parede pela sua largura e depois some todas as paredes. Se for pintar portas e janelas, acrescente as metragens desses itens na conta. Do contrário, lembre-se de subtraí-los do cálculo.

O número de demãos aplicadas também é importante na hora de fazer essa conta. Normalmente, são necessárias pelo menos duas demãos para obter um bom resultado. Por outro lado, há casos em que é necessária a aplicação de mais camadas, dependendo da cor da tinta que será utilizada.

5.Quantidade de material:

Por fim, esse é o momento de definir a quantidade de galões necessários para utilização na sua pintura. Para isso, você deve estar atento aos rótulos dos produtos. Atualmente, os galões das tintas dizem o rendimento em relação ao metro quadrado. Com essa informação à vista você tem a base de rendimento em metros quadrados por litro.

Gostou das dicas?

Todos esses produtos estão disponíveis nas sete lojas da Chatuba, que podem ser encontradas em Nilópolis, Dutra, Realengo, Nova Iguaçu, Santa Cruz, Jacarepaguá e na recém-aberta na Barra da Tijuca. É possível comprar também por meio do Televendas, no número (21) 4003-4456, pelo WhatsApp (21) 97002-6609, e ainda pelo nosso site.

No blog da Chatuba você encontra diversos outros conteúdos valiosos para ajudar você no momento de uma grande obra ou pequenas reformas da casa ou do seu negócio. Conte com a gente!

Para ler as últimas novidades, acesse os links:

Decoração que é um luxo! Conheça as tendências de itens premium para compor a casa

Já ouviu falar em casas inteligentes? Conheça as tecnologias inovadoras que trazem mais praticidade e economia para o lar

Faça você mesmo: pintura de pisos ou revestimentos é uma boa e prática solução para renovar o chão ou as paredes da casa

Créditos da foto em destaque:

<a href=’https://br.freepik.com/fotos/mulher’>Mulher foto criado por freepik – br.freepik.com</a>

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM