Tipos de tubulações para instalação hidráulica

4258 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

A instalação hidráulica é uma das etapas da obra que mais necessita de atenção. Isso porque o bombeiro hidráulico é responsável por instalar os tubos e conexões que permitirão a passagem da água. Entretanto, não é apenas o profissional que deve ter cautela nessa fase. O dono do imóvel também deve estar atento ao processo. Por isso, a Chatuba preparou este artigo para que você conheça os principais tipos de tubulações utilizados na instalação hidráulica de uma residência. Confira!

Conheça os principais tipos de tubulações

PVC

Os tubos produzidos em PVC (Policloreto de Vinila) são os mais comuns encontrados em instalações hidráulicas residenciais e prediais. Geralmente, são considerados mais longos e leves e possuem alta resistência à corrosão. São ideais para condução de água fria, suportando temperaturas de trabalho de até 20ºC em um fácil manuseio. Além disso, possuem melhor vedação, apresentam menos infiltrações e evitam o acúmulo de detritos.

Há dois tipos de tubulações feitas com material PVC: o PVC Soldável e o PVC Roscável.

PVC Soldável

O PVC Soldável é um tubo de cor marrom que utiliza adesivo e solução limpadora para fazer a união dos ductos com as conexões. A ligação é feita por meio de uma cola (adesivo) que promove uma soldagem a frio entre as peças. Antes da aplicação do adesivo e realização da soldagem, deve-se lixar e limpar a ponta do tubo e das conexões de PVC com a solução limpadora.

Um dos tipos de tubulações de cor marrom

O Tubo Soldável da Tigre (foto acima) é altamente resistente e garante que não haja vazamento nas tubulações. O material é leve, de fácil instalação e possui resistência a diversos produtos químicos. E o melhor: apresenta alta durabilidade com vida útil de 50 anos. O produto está disponível em qualquer loja da Chatuba!

PVC Roscável

O Tubo Eletrorosca da Amanco é um dos tipos de tubulações PVC da linha roscável. Esse produto utiliza uma tarraxa para fazer rosca na ponta dos tubos e fita veda-rosca para fazer a união dos tubos com as conexões em lavatórios, pias e outros. É mais indicado para obras nas quais sejam necessárias desmontagens da linha para mudanças de projeto ou manutenções.

CPVC

Um dos tipos de tubulações em vários tamanhos e formatos

O CPVC (Policloreto de Vinila Clorado) é indicado para água quente e fria, com temperatura de trabalho máxima de até 80ºC. Os tubos e conexões fabricados com esse material possuem alta resistência mecânica e à corrosão. O sistema é prático, rápido e apresenta baixa condutividade térmica.

Assim como nas instalações de PVC, a conexão é feita por juntas soldáveis realizadas a frio com utilização de adesivo. Entretanto, a superfície do tubo e o interior da conexão de CPVC não devem ser lixados, como acontece com o PVC. Por isso, é importante não confundir os dois materiais.

PPR

O PPR (Polipropileno Copolímero Random) é um dos tipos de tubulações que suporta temperatura de até 80ºC. É um material que não exige revestimentos térmicos, pois é capaz de manter a temperatura constante durante todo o percurso. Tal característica é importante para caso haja problemas no aquecedor, por exemplo.

Sua função é unir tubos e conexões por meio de termofusão a 260ºC, formando uma tubulação única. Por isso, não há riscos de vazamentos e não necessita da utilização de colas, soldas e roscas. Se for necessário ampliar o sistema ou realizar alguma manutenção durante a reforma, basta aquecer a ponta do tubo e o interior da conexão.

PEX

O PEX (Polietileno Reticulado Monocamada) é um dos tipos de tubulações bem diferentes do PVC, CPVC e PPR, pois possui bitolas bem menores que estes. Consiste em um sistema de bobinas de tubos ligados a um módulo distribuidor de água fria e quente. Seu formato é parecido com uma mangueira e, por isso, apresenta característica maleável que permite curvas. Tal aspecto facilita a instalação e elimina a necessidade de utilização de algumas conexões.

O material suporta temperaturas de até 140ºC e possui alta resistência. Uma vantagem é a sua flexibilidade, que evita quebras e simplifica o acesso para eventuais manutenções. As conexões são metálicas em latão do tipo deslizante, sendo indicadas para paredes em drywall ou construções com ambientes iguais.

PVC Esgoto

Um dos tipos de tubulações de cor branca

O PVC Esgoto faz parte dos tipos de tubulações ideais para criar um sistema de esgoto eficiente na sua casa. O material apresenta elevada rigidez, estanqueidade, durabilidade e fácil instalação e manutenção. Suas conexões são fabricadas com bolsas do tipo dupla atuação e são acopladas aos tubos de PVC por meio de anéis de borracha. Esse modelo de tubo se divide em duas categorias: série Normal na cor branca e série Reforçada na cor cinza.

O Tubo de Esgoto da Amanco é um sistema para condução e armazenamento de esgotos sanitários, água pluvial e ventilação. As tubulações são fabricadas em PVC, de acordo com a NB 5688. Você encontra esse produto na Chatuba, a sua loja de material de construção no RJ!

Para encontrar todos os tipos de tubulações citados acima com um preço acessível, basta visitar uma das lojas da Chatuba! Somos um tradicional empresa fornecedora de materiais de construção no Rio de Janeiro com mais de 50 anos no mercado. Oferecemos produtos de altíssima qualidade de diversas marcas reconhecidas, como Tigre, Amanco, Coral e Acqualimp. Portanto, não perca tempo!

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM