5 dicas para escolher portas e janelas

1488 VISUALIZAÇÕES
Decoração e Tendências imagem principal blog

Quando construímos nossas casas ou fazemos uma reforma, existem itens que são realmente difíceis de escolher. As portas e janelas parecem ser bem fáceis, afinal, elas só precisam abrir e fechar, não é mesmo? Errado! Estes elementos são muito importantes para sua casa e não podem ser resumidos apenas a isso.

Por pensar dessa forma, muitas pessoas cometem erros na hora de escolher as suas portas e janelas, tanto da parte externa quanto interna. Existem diversos quesitos que merecem a sua atenção antes de comprá-las. Você sabe quais são? A Chatuba, loja de material de construção, separou uma lista de 5 erros que você deve evitar nesse momento. Veja a seguir:

Principais dicas para a melhor escolha de portas e janelas

Ambiente

Antes de qualquer coisa, você deve analisar com muita atenção o ambiente em que você quer instalar as portas e janelas. Para áreas externas, por exemplo, o ideal é que sejam utilizadas portas mais rígidas, capazes de suportar ventos, chuvas, sujeiras e demais interferências do ambiente. A segurança das portas e janelas externas também deve ser reforçada. Optar por fechaduras e trancas mais firmes é o ideal.

Já para ambientes internos, você pode escolhê-las priorizando a decoração, como forma de compor o cômodo. Esses elementos são muito usados como mais uma funcionalidade. Quando for necessário economizar espaço, por exemplo, você pode optar por portas de correr. Se quiser separar dois cômodos, você também pode usar esse tipo de porta.

Tamanho

Após saber exatamente o ambiente que você irá instalar cada porta e janela, e as funcionalidades delas, você deve pensar no tamanho. Quanto às janelas, para quartos e salas com paredes largas e com bastante espaço, você deve optar por janelas mais amplas, que permitam a entrada de bastante luz natural. Já para cozinhas, banheiros e corredores, é comum que as janelas sejam menores, mas sem perder sua função de prover a ventilação do ambiente.

Para as portas, o ideal é que sejam largas. Portas estreitas podem limitar a passagem de pessoas com cadeiras de rodas e idosos, por exemplo, e ainda irão atrapalhar caso você precise entrar com algum móvel difícil de ser desmontado. As portas de entrada devem ser ainda mais largas do que as dos cômodos.

Posicionamento

Principalmente quando tratamos de janelas, a posição é extremamente importante. Nos quartos, por exemplo, deve-se atentar ao fato de que a janela deve ajudar na ventilação, mas que se entrar muita luz de fora, pode incomodar. Já para as portas, devemos cuidar para não as instalarmos em posições que pegam muito sol ou chuva, pois isso possa diminuir sua vida útil.

Madeira das portas

É bastante importante que as portas sejam de uma madeira de qualidade, especialmente quando elas forem externas. Portas de madeira oca – que são revestidas por madeira, mas vazias por dentro – não são uma boa opção, já que podem quebrar ou ser danificadas com facilidade. No uso interno, as portas de madeira semioca – o revestimento é de madeira, mas esta também traz um enchimento de madeira – são ideais. Para a parte de fora da casa, as portas de madeira maciça cumprem bem seu papel.

Acabamento

O acabamento das portas e janelas é essencial, pois, se mal feito, pode deixá-las esteticamente feias. Envernizar e lixar as portas de madeira de forma correta é a melhor forma de mantê-las bonitas e duradouras. Os acabamentos das janelas, na maior parte das vezes, já vêm prontos quando as adquirimos. Mas, caso você compre uma janela que não tem, optar por alumínio branco é quase sempre uma boa ideia.

Agora que você já sabe como deve escolher as portas e janelas da sua casa, o que está esperando para comprá-las? A Chatuba Materiais de Construção tem uma grande variedade de produtos que irão te ajudar nessa tarefa.

Links úteis:

materiais de construçãolojas de materiais de construção rjmateriais de construção rj.

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM