Você está enfrentando um entupimento desagradável no vaso sanitário e não sabe como resolver? Não se preocupe, a Chatuba está aqui para ajudar! São pequenas estratégias para te salvar de um problemão. E o melhor, com coisas que você pode já ter em casa. Então, confira algumas dicas práticas para resolver o desentupimento, sem a necessidade de chamar um encanador (caso não seja realmente necessário, é claro).
1. Use um desentupidor
Começando pelo básico! O desentupidor de borracha é uma ferramenta fundamental para resolver entupimentos no vaso sanitário. E para utilizá-lo é super fácil. Posicione o desentupidor de forma que a vedação esteja bem ajustada ao redor do ralo e, em seguida, pressione para cima e para baixo vigorosamente. A pressão criada ajuda a soltar o entupimento e a restaurar o fluxo da água.
2. Água quente para soltar o entupimento
Não funcionou? Vamos tentar essa outra! Despeje água quente no vaso sanitário de uma altura elevada. A temperatura da água pode ajudar a dissolver gorduras e sabão que possam estar causando o entupimento. No entanto, tenha cuidado para não usar água fervente, pois isso pode danificar o produto.
3. Adicione detergente ou sabão
Colocar algumas colheres de sopa de detergente ou sabão, seguido de água quente pode ser uma solução eficaz. O sabão ajuda a quebrar as substâncias gordurosas e lubrifica o entupimento, facilitando sua remoção.
4. Bicarbonato de sódio e vinagre
Hora de tentar algo mais forte! Uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre também pode ser útil. Comece despejando cerca de 1/2 xícara de bicarbonato de sódio no vaso sanitário e, em seguida, adicione 1 xícara de vinagre. Deixe a reação efervescente agir por alguns minutos antes de usar o desentupidor.
5. Utilize um fio de arame ou cabide
Ainda assim o entupimento persiste? Se você puder identificar o objeto que está causando o entupimento, tente usar um fio de arame ou um cabide desdobrado para alcançá-lo e puxá-lo para fora com cuidado. Só não esqueça de usar luvas de proteção ao fazer isso.
6. Soluções químicas (com cautela)
Se a coisa estiver difícil mesmo, vamos precisar de algo mais forte! Porém, tenha cuidado ao usar produtos químicos desentupidores. Utilize com precaução e estritamente de acordo com as instruções do fabricante. Também evite o uso excessivo, pois esses produtos podem danificar o encanamento se não forem utilizados corretamente.
7. Chame um encanador
Lembre que a segurança é fundamental ao lidar com entupimentos. Então, evite usar força excessiva, pois isso pode danificar o vaso sanitário ou o encanamento. E é claro, se você não sabe realmente como resolver, talvez isso seja sim um problema para um profissional resolver.
Com essas dicas práticas, você com certeza vai conseguir resolver a maioria dos entupimentos de vasos sanitários e evitar mais transtornos desnecessários. E para ver mais informações e orientações valiosas sobre construção e reforma, continue acompanhando nosso blog. Aqui você sempre encontra dicas para todas as etapas da obra:
Dicas de revestimento para banheiro pequeno
Bomba d’água: qual a melhor e como instalar?
Reforma de final de ano: dicas para renovar a casa!