Chegou a hora de garantir mais conforto térmico para sua casa!

1045 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

Com a chegada de várias frentes frias, é importante que a sua casa esteja preparada para enfrentar as variações de temperatura. E para isso, é fundamental escolher os materiais ideais para garantir o conforto térmico do ambiente.

O conforto térmico é definido como a sensação que o corpo humano sente em determinado ambiente, que é influenciado por diversos fatores, como temperatura, umidade, ventilação e radiação solar.

A escolha dos materiais ideais pode fazer toda a diferença na manutenção do conforto térmico da sua casa, além de influenciar diretamente na economia de energia. A seguir, listamos algumas dicas para escolher os melhores materiais para garantir o conforto térmico:

Isolamento térmico

Como já mencionado, o isolamento térmico é fundamental para manter o ambiente agradável. Ele é feito através do uso de materiais isolantes, poliestireno expandido, entre outros. O isolamento térmico pode ser aplicado nas paredes, no teto e no piso da casa.

Vidros

Os vidros também podem ajudar a manter a temperatura agradável no ambiente. Existem vidros especiais que reduzem a passagem de calor para o interior da casa, mantendo-a fresca no verão. E no inverno, os vidros duplos são uma boa opção, pois mantém o calor dentro do ambiente.

Telhado

O telhado é uma parte importante da casa e pode influenciar diretamente no conforto térmico. Telhados ecológicos, por exemplo, costumam ser mais frescos no verão. Já telhados com telhas de fibrocimento, podem esquentar bastante, tornando o ambiente mais quente.

Pisos

Os pisos também podem influenciar no conforto térmico. Pisos frios, como o mármore e o granito, podem tornar o ambiente mais fresco. Já os pisos de madeira podem deixar o ambiente mais quente. Por isso, escolha o piso de acordo com a região em que você mora e a temperatura predominante.

Tintas

A cor da tinta também pode fazer diferença na temperatura do ambiente. Tons mais claros refletem a luz solar e mantém o ambiente mais fresco, enquanto os tons mais escuros absorvem o calor e deixam o ambiente mais quente.

Ventilação

Por fim, é importante garantir uma boa ventilação no ambiente. Janelas e portas bem posicionadas podem ajudar a manter o ar circulando e a temperatura agradável.

Além disso, é importante ter em mente que o conforto térmico é influenciado por outros fatores, como a umidade relativa do ar, a quantidade de pessoas no ambiente e a atividade que está sendo realizada. Por isso, é fundamental escolher os materiais ideais e também adotar hábitos que ajudem a manter o conforto térmico, como utilizar cortinas e persianas, usar ventiladores de teto, desligar aparelhos eletrônicos que emitem calor, entre outros.

Afinal, garantir o conforto térmico da sua casa é importante para o bem-estar e a saúde de todos os seus moradores, além de ser uma forma de economizar energia. A escolha dos materiais certos pode fazer toda a diferença nesse processo, tornando a casa mais agradável em qualquer época do ano. Por isso, ao escolher materiais para a construção ou reforma da sua casa, leve em consideração o conforto térmico e siga as dicas que mencionamos neste texto. Assim, você terá um ambiente mais aconchegante e agradável para morar.

 

Quer saber mais sobre conforto? Para ler as últimas novidades, acesse os links:

Tipos de Impermeabilizantes: solução para sua obra

Confira a nossa seleção de produtos para deixar a casa bem quentinha

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM