Tipos de pisos econômicos para reformar a casa
Reformar a casa do jeitinho que a gente sempre sonhou, é algo que todo mundo quer, não é mesmo? E olha, uma das reformas mais poderosas é a troca dos pisos. É impressionante como isso pode transformar qualquer ambiente! E assim como qualquer outra reforma, o orçamento é sempre uma questão. Mas relaxa que se o orçamento tá apertado, dá pra resolver. Existem pisos super em conta e de qualidade, ótimos para renovar a casa e o melhor… Super econômicos!

Pisos Laminados
Não é novidade para ninguém que o Piso Laminado é uma opção econômica e versátil para renovar os ambientes. Sua camada superior e resistente, feita de resina melamínica, garante durabilidade e resistência a riscos e manchas, sendo ideal para áreas de alto tráfego. Além disso, é fácil de limpar e requer manutenção mínima.
Outro ponto positivo é que você tem uma ampla gama de cores, padrões e texturas em pisos desse tipo, já que existem opções que imitam madeira, pedra e outros materiais naturais. Dessa forma, você pode escolher exatamente como quer renovar a sala de estar ou o quarto, por exemplo. E o melhor de tudo é que sua instalação é relativamente simples, podendo ser feita sobre o piso existente, o que ajuda a reduzir ainda mais os custos .
Como instalar Piso Laminado
Falando sobre ela, antes de começar a instalação efetivamente, recomendamos iniciar com a preparação adequada da superfície. Confira se o contrapiso está nivelado, limpo e seco para garantir uma base sólida para o novo revestimento. Após medir o ambiente, corte as réguas do Piso Laminado conforme necessário, utilizando uma serra de ponta ou circular.
Depois disso, a instalação deve começar a partir de um canto, encaixando as réguas dos pisos de forma intertravada, geralmente por um sistema de clique. Também é importante deixar um pequeno espaço para a expansão nas laterais. Você pode utilizar um martelo de borracha para ajustar e encaixar corretamente as peças. Por fim, utilize rodapés ou perfis de acabamento para cobrir a junção entre o piso e a parede, garantindo um acabamento limpo e profissional.

Pisos Vinílicos
Outro tipo de piso econômico e prático é o vinílico. Feito de PVC e resistente à umidade, esse revestimento é a escolha ideal para oferecer conforto térmico e acústico, sendo mais suave ao toque e absorvendo melhor o som. E além disso, o Piso Vinílico ainda tem diversas outras vantagens como ser fácil de limpar, estar disponível em uma variedade de estilos e padrões, possibilitando uma escolha versátil para diferentes gostos e decorações e ainda, a instalação. Sobre esse último ponto, você pode conferir aqui abaixo.
Como instalar Piso Vinílico
A instalação do Piso Vinílico requer uma preparação semelhante à do Piso Laminado. Primeiro, assegure-se de que a superfície esteja limpa, nivelada e seca antes de começar a instalação. Sempre citamos essa como a primeira etapa na instalação de qualquer produto e ela é realmente muito importante. Com uma superfície limpa e nivelada, os próximos passos vão ser muito mais tranquilos e eficientes.
Dito isto, é importante que pisos como esse podem ser instalados de duas maneiras: colado ou por encaixe flutuante. Se optar pela instalação colada, aplique uniformemente a cola recomendada pelo fabricante sobre o contrapiso. Inicie a instalação a partir de um canto, pressionando as réguas contra o piso.
Por outro lado, na instalação por encaixe flutuante, as réguas são encaixadas uma na outra, sem a necessidade de cola. Use um martelo de borracha para ajustar as peças e garantir um encaixe firme. Finalize a instalação utilizando rodapés ou perfis de acabamento para esconder as junções entre o piso e a parede, proporcionando um melhor acabamento estético.

Apesar de serem semelhantes, esses dois tipos de pisos diferem em alguns aspectos, como falamos acima. No entanto, se tem algo que podemos citar é que ambos são econômicos e escolhas perfeitas para uma reforma com orçamento curto. Gostou das dicas? Para ver mais informações e orientações valiosas sobre construção e reforma, continue acompanhando nosso blog. Aqui você sempre encontra dicas de todas as etapas da obra:
O passo a passo para instalar Fita Led em casa
Tudo sobre argamassa piso sobre piso
Inspirações de iluminação para cozinha
Posts relacionados
Destaque sua área externa para as noites de verão
Grandes Formatos: Guia com o Especialista da Delta
Porcelanato para Áreas Externas: Guia do Verão e Segurança
Piso Vinílico vs. Laminado: Dicas para escolher o melhor
Revestimento ripado: O toque de elegância na sua área gourmet
Piso Laminado: Como escolher espessura e resistência