Sabe aquela mancha esquisita que aparece na parede e você fica se perguntando de onde ela veio? Talvez seja uma infiltração! Mas calma, nada de pânico! Esse problema tem solução e ela pode ser muito mais fácil do que você pensa. Vamos te ajudar a identificar uma infiltração, como resolver essa dor de cabeça e é claro, dar dicas de como você pode se prevenir para que isso não aconteça uma próxima vez.
Identificando a infiltração
O primeiro passo é identificar a fonte do problema. Observar manchas escuras, descamação da pintura ou áreas úmidas ao redor da parede pode indicar a presença de infiltração. Além disso, é importante verificar pontos críticos, como banheiros, cozinhas e áreas externas, onde a umidade é mais comum.
Preste atenção especial a rachaduras, rejuntes desgastados e canos expostos. Você também pode realizar testes simples, como colocar papel toalha ou papel absorvente em áreas suspeitas e observar se ele fica úmido, o que pode indicar a presença de um vazamento.
Resolvendo o problema
Depois de identificado, é hora de agir e resolver o problema de uma vez por todas! Para isso, algumas dicas podem ajudar a acabar com essa dor de cabeça.
A solução vai depender da causa da infiltração. Se ela for causada por rachaduras na parede, utilize impermeabilizante para selá-las. E é claro, certifique-se de que a área esteja limpa e seca antes de aplicar o produto. Já no caso de ser relacionada a rejuntes desgastados ou falhas na impermeabilização, remova os rejuntes danificados e aplique um novo rejunte. Aplicar uma camada adicional de impermeabilizante pode garantir uma proteção extra contra a umidade.
Caso não seja nenhuma das causas acima, verifique a vedação dos canos pela casa. Se o problema for um vazamento, pode ser necessário chamar um profissional para fazer os reparos necessários.
Prevenção é sempre a melhor ideia
Com o problema resolvido você não vai querer passar por isso de novo, não é? Uma boa dica é verificar regularmente se há alguma falha na impermeabilização, especialmente em áreas propensas a umidade, como banheiros e cozinhas. Além disso, mantenha calhas e ralos limpos e desobstruídos para garantir que a água da chuva seja drenada adequadamente, longe das paredes da casa.
Também realize a impermeabilização das suas paredes. Dessa forma, você cria uma barreira protetora contra a entrada de umidade, evitando que a água penetre. Essa simples precaução pode evitar essa mesma dor de cabeça no futuro, mantendo suas paredes secas e livres de infiltrações.
Infiltrações na parede podem ser um verdadeiro pesadelo, mas com um pouco de prevenção e algumas técnicas simples de reparo, você pode resolver esse problema de uma vez por todas. Confira também outras ótimas ideias para todas as etapas da obra abaixo:
Porcelanato para banheiro: saiba qual comprar!
Pisos para área externa: dicas para acertar na escolha!