Diferenças entre ducha e chuveiro

2548 VISUALIZAÇÕES
Banheiro imagem principal blog

Muitas são as preocupações na hora de escolher o melhor equipamento para sua casa. Uma das dúvidas que permeiam os clientes é a diferença de nomes, por exemplo: chuveiro e ducha. Estaria essa diferença apenas na nomenclatura? A Chatuba Materiais de Construção responde para você!

 Chuveiro

A diferença já começa pela forma de ser instalado: o chuveiro possui fios e um cano que o distancia da parede. Outra forma de diferenciação é a maneira que produzem a água quente. Os chuveiros tem um mecanismo próprio de aquecer a água – como por exemplo uma resistência elétrica.

 Ducha

A ducha, diferentemente do chuveiro, não tem fios, pois fica fixa na parede e com certo ângulo de inclinação para a água chegar até você. Além disso, ela não possui nenhum mecanismo para esquentar a água sozinha. Na verdade, o líquido já vem quente de outro lugar – como o aquecedor de gás, por exemplo. E, no final das contas, a ducha apenas espalha a água.

 Qual escolher?

Para essa decisão, deve-se levar em conta alguns fatores importantes como a pressão, a localidade e a temperatura.

Pressão da ducha e do chuveiro

Tanto os chuveiros como as duchas dependem de um fator externo para ter uma boa pressão. Ele se chama mca (metros de coluna d’água) e fica escrito na própria caixa do produto. Basicamente, funciona assim: quanto maior a distância da caixa d’água, maior vai ser a pressão. Por exemplo: se você mora em um prédio, no primeiro andar, provavelmente terá maior pressão na saída de água em comparação a quem mora no quinto.

Localidade:

Se na sua casa tem fiação elétrica perto da saída de água, escolha o chuveiro. Isso porque, ele usa resistência elétrica e é ela que faz com que a água esquente no mesmo instante em que o registro é aberto. A vantagem? Você economiza água! Agora, se o local não tiver um ponto de energia, a ducha é a melhor opção. É aí que ela vai te ajudar a economizar água, pois já traz um banho quentinho usando os aquecedores externos (como o solar, o elétrico ou a gás).

Temperatura:

Os chuveiros mais comuns têm basicamente duas opções de temperatura: verão e inverno – podendo variar dependendo da modernidade de cada aparelho. Já as duchas, você pode programar através dos registros de águas quentes e frias, a temperatura que mais te agrada, aumentando em até 10º para mais ou para menos.

Conte com a Chatuba para te ajudar!

A Chatuba Materiais de Construção oferece diversas opções de chuveiro e duchas para a sua casa, além de materiais de construção de ótima qualidade.  Escolha o que melhor te atende e conte conosco com produtos de qualidade e atendimento de primeira!

Links úteis:

materiais de construção rj; lojas de materiais de construção rj.

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM