Conheça os tipos de rejunte e as suas aplicações

3893 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

O rejunte é utilizado em uma obra como a última etapa da aplicação do piso ou revestimento. Ele possui várias funções nos revestimentos cerâmicos, porque é um material que, além de auxiliar no desempenho estético do piso, preenche os espaços existentes entre cada placa, a fim de garantir a regularidade da instalação. O rejunte possui uma capacidade de vedar os pisos, evitar a penetração de água e umidade entre eles e fazer com que a aplicação dure por muito mais tempo. Além disso, o rejunte facilita a retirada das placas de piso para a troca, seja para reformas ou manutenções elétricas e hidráulicas. Mas, tão importante quanto saber quais são as finalidades do rejunte, é conhecer quais são os tipos de rejunte disponíveis no mercado e escolher qual o mais adequado para usar na instalação do piso em sua obra.

Nessa tarefa, a Chatuba Materiais de Construção te ajuda! Mostraremos a você quais são os três tipos de rejunte disponíveis no mercado e em que situação cada um deles deve ser usado, para você não errar na escolha e realizar o melhor trabalho em suas obras. Confira!

Tipos de rejunte disponíveis no mercado

Rejunte cimentício

Dos três tipos de rejunte, o cimentício é o mais comum, devido à sua fácil aplicação. Em áreas como banheiro e cozinha, o ideal é que seja misturado a um impermeabilizante, para que seja ainda mais eficaz.

Sua composição é de cimento + agregados minerais, geralmente uma areia fina, + pigmentos, que darão a ele a tonalidade desejada, + aditivos e polímeros que variam de acordo com o tipo de exposição que o rejunte terá. É subdividido em:

– para cerâmicas, é indicado para pisos de cerâmica, em áreas internas ou externas e, para ser bem aplicado, necessita de um espaçamento mínimo de 3 mm entre uma placa de cerâmica e outra;
– para porcelanatos, é indicado para pisos de porcelanatos, instalados em áreas internas e externas e, para ser aplicado adequadamente, precisa de um espaçamento mínimo de 2 mm entre uma placa de porcelanato e outra.

Rejunte acrílico

O rejunte acrílico é, dos tipos de rejunte, o mais indicado para ambientes em que é necessário liberar a circulação mais rapidamente, uma vez que fica completamente seco em até 12 horas. Seu maior diferencial é a facilidade de limpeza, além de uma gama maior de cores disponíveis. Pode ser aplicado tanto em porcelanatos, quanto em pedras (como mármore) e cerâmicas.

É composto por uma resina acrílica, cimento, agregados minerais, pigmentos, aditivos e polímeros e, para que sua aplicação seja mais eficaz, é necessário um espaço de 2 mm entre as placas.

Rejunte epóxi

Se você deseja aplicar o rejunte em áreas que têm constante contato com a umidade, o rejunte epóxi é a melhor escolha entre os três tipos de rejunte. Composto por resina epóxi, disponível em várias cores, e catalisador, que provoca o endurecimento da massa, o rejunte epóxi é completamente impermeável e resistente a produtos químicos, como cloro e demais materiais de limpeza. Possui a aplicação mais complicada, que deve acontecer após, pelo menos, 72 horas depois do assentamento do piso. Requer, no mínimo, 24 horas para secar e é o mais difícil de remover entre os três tipos de rejunte, sendo o mais indicado para fachadas, piscinas e quintais.

Dicas extras sobre rejuntes

– O rejunte cimentício é o mais barato dos tipos de rejunte, o que dá menor acabamento. Já o acrílico, um pouco mais caro, é mais liso. O epóxi, por sua vez, é o mais caro e que dá o acabamento mais perfeito.

– Os rejuntes são disponíveis em diversas cores, portanto, é perfeitamente possível combiná-lo com o piso e deixar uma melhor aparência.

– A espátula de aplicação do rejunte, seja de qual tipo for, deve ser flexível, para evitar arranhões no piso, e estar bem limpa, para evitar manchas.

– Antes da aplicação, é preciso que o piso esteja limpo e completamente seco.

Gostou das nossas dicas? Agora, ficou muito mais fácil escolher qual dos tipos de rejunte usar para que o acabamento final da obra seja o mais perfeito possível.
Mas, para que não haja problemas na aplicação do piso e em nenhuma outra etapa da obra, é preciso utilizar materiais de construção de qualidade, com procedência garantida e com preços justos. Nisso, a Chatuba pode te ajudar! Estamos há 55 anos no mercado, oferecendo aos nossos clientes material de construção de marcas reconhecidas e com as condições que só a loja de materiais de construção mais tradicional do RJ pode fazer por você.

Links úteis:
materiais de construção RJ
loja de materiais de construção RJ

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM