Como escolher o melhor sistema de descarga para sua casa

2245 VISUALIZAÇÕES
Banheiro imagem principal blog

Todos sabem o quanto o sistema de descarga é indispensável para o bom funcionamento de uma casa. Ele funciona perfeitamente quando o equipamento que libera água está regulado e fornece quantidade de água suficiente para a remoção de dejetos no vaso sanitário e condução à tubulação principal, para que seja tratado pela companhia de esgotos. O que pouca gente sabe é que diversos fatores devem influenciar na hora de escolher o sistema de descarga ideal para uma casa. Entre eles, podemos citar a economia de água, as facilidades de acionamento, a eficiência no dia a dia e o aspecto estético que ele dá ao banheiro.

Se você está em fase final da construção do banheiro da sua casa e precisa encontrar um sistema de descarga que seja adequado às suas necessidades, a Chatuba te ajuda. Preparamos esse artigo com os principais tipos, com seus prós e contras. Confira!

Escolha o melhor sistema de descarga

Válvula de descarga

um sistema de descarga

É um sistema de descarga que funciona por meio de um registro, instalado no meio de um cano na parede e conectado diretamente à caixa d’água. Esse registro possui um sistema de acionamento manual, conectado a uma mola interna, que permite a entrada de um determinado volume de água dentro do vaso sanitário e que se fecha automaticamente quando a mola se ajusta.

Apesar de ser eficiente para a limpeza do vaso, ja que a água é acionada com bastante pressão, esse modelo vem sendo, aos poucos, descartado. Isso porque ele é o menos ecologicamente correto dentre os modelos de descargas disponíveis no mercado, já que a quantidade de água é liberada de acordo com a pressão que se coloca sobre a mola, e não há um controle como é comum em sistemas de descarga.

Caixa acoplada ao vaso sanitário

outro sistema de descarga

Esse sistema de descarga liga uma pequena caixa d’água diretamente ao vaso sanitário, externamente. Possui um botão de acionamento que libera a água dentro do vaso e também uma bóia, que regula a entrada de água n sistema, o preparando novamente para o uso. Nesse caso, apenas a quantidade que cabe dentro da caixa, que varia entre 6 e 9 litros, é liberada, gerando uma economia no uso de água. Alguns modelos de caixas acopladas vêm com um sistema de duplo acionamento, que permite escolher se a quantidade de água liberada será a caixa completa ou apenas metade, de acordo com a necessidade do uso.

Caixa embutida na parede

mais um sistema de descarga

É um sistema de descarga bastante discreto, em que o corpo da caixa fica escondido atrás da parede, seja ela de drywall e alvenaria. A única parte da caixa de descarga acoplada que fica a vista é o botão, por onde ela é acionada. Além de conferir uma aparência melhor ao ambiente, a caixa embutida oferece a vantagem da economia porque, apesar de custar um pouco mais caro, economiza cerca de 25 metros cúbicos de água por dia quando comparado aos outros modelos.

A maior desvantagem desse sistema de descarga é a dificuldade de manutenção, já que é necessário quebrar a parede para que os reparos sejam feitos.

Caixa externa

mais uma opção de sistema de descarga

É o modelo mais antigo e mais popular de sistema de descarga. A caixa é fixada em uma posição bem alta, acima do vaso sanitário, e é acionada por meio de um cordão de nylon. Esse tipo costuma ser mais em conta e de mais fácil manutenção, bastando apenas abrir uma tampa na parte superior para realizar a substituição das peças. Por outro lado, é o modelo mais frágil e necessita de troca recorrente.

Na hora de escolher o sistema de descarga ideal para os banheiros da sua casa, diversos fatores precisam ser levados em conta: fluxo de pessoas, economia de água, necessidades de manutenção e aparência. Por isso, para não errar na escolha, peça ajuda a um encanador, que ele estará apto a te orientar da melhor maneira possível.

Independentemente do sistema de descarga escolhido, é importante adquirir materiais de construção de qualidade, para que o sistema seja instalado da maneira correta e dure muito mais. Nessa parte, você pode contar com a Chatuba Materiais de Construção! Há 40 anos no mercado, somos uma loja de material de construção referência no Rio de Janeiro. Vá até uma de nossas lojas, tire as suas dúvidas deixe que a Chatuba te ajude a cuidar da sua casa!

Links úteis:
material de construção RJ
material de construção

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM