Afinal, o que é coifa? Qual sua utilidade na cozinha?

5850 VISUALIZAÇÕES
Cozinha imagem principal blog

Hoje, a cozinha contemporânea é formada por um conceito de modernidade que une móveis compactos e amplitude de espaço. Nesse cenário, alguns equipamentos comuns em restaurantes e cozinhas industriais vêm fazendo sucesso nas casas brasileiras. Neste artigo, a Chatuba irá focar em um dos eletrodomésticos mais famosos. A seguir, responderemos às seguintes dúvidas: o que é coifa, qual sua utilidade e quais os benefícios da sua utilização.

O que é coifa?

A coifa é um eletrodoméstico responsável por absorver a fumaça dos alimentos. Por isso, é instalada sempre acima dos fogões ou dos cooktops. Suas funções incluem a retirada e filtragem do ar do ambiente, além da eliminação de gorduras e odores. É uma ótima solução para impedir que a gordura proveniente do preparo dos alimentos invada o resto da residência. Por isso, é bastante comum em ambientes integrados, como casas e apartamentos que possuem cozinhas com conceito aberto.

Aprendendo o que é coifa

Para saber exatamente o que é coifa, devemos diferenciar os dois modelos de aparelho existentes no mercado. Entenda melhor, a seguir.

Coifa de parede

Como o próprio nome já indica, este modelo trata-se do equipamento que está acoplado à parede. É ideal para ser instalado em fogões, fornos e cooktops que estão encostados na parede. Sua grande vantagem é que a maioria das cozinhas já possuem a configuração adequada para recebê-la.

Coifa de ilha

Para saber o que é coifa de ilha, é necessário entender que esse modelo necessita de um projeto mais complexo. Isso se deve ao fato de que sua instalação é feita no meio do cômodo, ou seja, é mais comum nas chamadas “cozinhas americanas”. Estas têm como característica principal uma ilha com o fogão ou cooktop no centro do espaço.

Qual sua utilidade?

Agora que você já sabe o que é coifa, deve estar se perguntando qual a real utilidade desse aparelho na cozinha. Pois bem, seu objetivo principal é extrair odores, vapores e gorduras causadas pelo processo do cozimento. Essa função pode ser feita de duas formas: por depuração ou por exaustão.

o que é coifa e quais os tipos existentes

Depuração

Nesse modo, não é necessário furar a parede, porém deve-se utilizar um filtro de carvão. O primeiro filtro, feito de alumínio, retém os vapores e encaminha o ar para os filtros de carvão ativado. Lá, é realizada a filtragem do odor. Depois, o ar retorna para o ambiente livre de impurezas.

Exaustão

Diferentemente da depuração, o modo exaustão dispensa o uso do filtro de carvão. No lugar deste, utiliza-se um duto exaustor. Inicialmente, a gordura e os vapores são succionados e armazenados no filtro de alumínio. Então, o duto exaustor age expelindo o ar para o lado de fora da residência.

Onde comprar?

Depois de aprender o que é coifa, seus modelos e utilidades, deu vontade de ter uma, não é mesmo? Para isso, você pode contar com a Chatuba, a sua loja de material de construção no RJ!

A Coifa de Parede New Vetro (imagem abaixo) está em promoção no nosso encarte de maio de 2019. O produto está disponível na cor branca, possui design inovador e é ideal para te auxiliar na rotina culinária.

o que é coifa e onde comprar?

Portanto, não perca tempo! Conte conosco para modernizar sua cozinha. Lembre-se que a vigência do encarte vai até o dia 02/06/2019. Aproveite e peça já a sua coifa de parede!

 

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM