Acessibilidade em casa: como tornar isso possível?

2226 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

Segundo o Censo do IBGE de 2010, cerca de 24% dos brasileiros relataram ter algum tipo de deficiência. Este percentual, na época, representava o total de 46 milhões de pessoas. Um estudo mais recente, realizado em 2019, demonstrou que atualmente os deficientes físicos, de modo mais específico, representam 6,7% da população. Contudo, embora as taxas sejam bastante distintas, não minimizam a necessidade de discutir o assunto. Pensando nisso, a Chatuba Materiais de Construção preparou este artigo para que você possa conhecer como aderir a acessibilidade em casa!

Saiba como gerar acessibilidade em casa com 5 dicas!

Autonomia e independência são pontos-chave do conceito de Design Universal. A aplicação dele contribui para a manutenção de estratégias onde os ambientes ficam disponíveis para qualquer pessoa, independentemente das capacidades apresentadas por ela. Desta forma, se estabelecem regras para que os espaços fiquem organizados com produtos que garantam a segurança.

Sendo assim, pequenos detalhes podem fazer toda a diferença quando o assunto é acessibilidade em casa. Confira as dicas que a Chatuba separou e torne sua casa mais segura para quem precisa!

Mulher com cadeira de rodas precisa de acessibilidade em casa

Dica 1: atenção ao tamanho das portas

Para facilitar a passagem de cadeirantes, o vão livre das portas deve ser medido entre maior ou igual a 80 cm. A padronização de todas as portas contribui para que a circulação ocorra tranquilamente, sem nível de dificuldade.

É válido lembrar que as maçanetas devem obedecer ao formato de alavanca para facilitar abertura e fechamento.

Dica 2: mantenha pisos e acessos sem promover risco

A manutenção de superfícies regulares é fundamental para quem busca aderir acessibilidade em casa. Por isso, recomenda-se o uso de pisos antiderrapantes para a prevenção de acidentes. Esses devem estar, principalmente, em regiões com maior índice de umidade, ou seja: área de serviço, banheiro e cozinha.

Quanto aos acessos da residência, fique atento ao espaço entre os móveis. A ideia é permitir uma movimentação confortável para quem apresenta a deficiência física.

Dica 3: posicionamento ideal das tomadas

Outra dica bastante interessante diz respeito ao posicionamento das tomadas. Em geral, é comum encontrá-las em espaços mais baixos nas paredes, próximas ao chão. Agora, com a busca pela acessibilidade, entende-se que elas possam estar na altura dos olhos ou em local que seja fácil de ser alcançado pela pessoa com deficiência.

Nesta medida, torna-se importante que elas não fiquem muito elevadas e nem muito baixas.

Dica 4: pense na amplitude dos corredores

Em penúltimo lugar, não esqueça que ao deixar os corredores mais amplos todas as pessoas, inclusive as que têm limitações motoras, serão capazes de passar por ele com menor dificuldade.

Dica 5: programe as instalações sanitárias

instalações sanitárias e acessibilidade em casa

Por último, sempre quando o tema é acessibilidade em casa, existe a ideia de que o banheiro é o ambiente que necessita de mais modificações. E, sem dúvidas, esta afirmação é real!

No local, o posicionamento de barras de apoio facilita a movimentação. Estas são encontradas nos seguintes modelos:

  • fixo;
  • lateral;
  • apoio de canto;
  • apoio com curva;
  • para lavatório;
  • rebatível.

Com as barras de apoio, a acessibilidade em casa não será mais um problema!

Gere acessibilidade em casa com os produtos da Chatuba!

Gostou das dicas para acessibilidade em casa? Na nossa loja de material de construção, você encontra tudo o que precisa para deixar sua casa mais confortável para quem apresenta limitações físicas.

Só aqui você pode comprar sem sair de casa! Entre em nosso site ou entre em contato pelo televendas pelo número (21) 4003-4456! Estamos aguardando por você.

Aproveite para continuar lendo mais sobre temas relacionados a esse em nosso blog. Aprimore seu conhecimento sobre decoração, construção e reforma com os seguintes artigos:

 

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM