Maneiras eficazes de aplicar sustentabilidade na obra

127 VISUALIZAÇÕES
Faça você mesmo imagem principal blog

Durante uma construção civil, todos as etapas precisam de planejamento e logística sustentável. Isso ajuda a diminuir gastos supérfluos, otimiza o canteiro de obras e, o mais importante, gera contribuições ao meio ambiente. Incentivar sustentabilidade na obra é essencial e indispensável nos dias atuais. Neste artigo, saiba quais são dos pontos principais que constituem o processo.

Sustentabilidade na obra: como colocar em prática

mulher praticado sustentabilidade na obra

Importância

A importância de aplicar sustentabilidade é clara. Com os recursos naturais cada vez mais prejudicados, é de extrema importância investir em maneiras de recuperá-los. Em suma, durante a obra, esses cuidados são traduzidos em maneiras de usar ferramentas, características de materiais, o que fazer com resíduos e etc. Continue a leitura, anote as dicas e coloque em prática!

Como funciona?

Iluminação e ventilação

Optar pelo que a natureza oferece pode, sim, ser ferramenta de trabalho. A luz natural, quanto a ventilação, são essenciais para a sustentabilidade na obra. Não só para a construção, mas para utilização vitalícia. A hora que o sol nasce e se põe pode ajudar no posicionamento de portas e janelas. De igual modo, janelas podem estar em lugares onde o vento é maior, proporcionando mais ventilação.

Água

Quando se fala de sustentabilidade, a reutilização de água é um assunto muito debatido. É possível, e até mesmo mais econômico, instalar reservatórios que abriguem água da chuva, por exemplo. O propósito é não gastar água em serviços de limpeza, regar plantas, entre outros.

Resíduos

Diretamente ligado à construção, o que resta das obras costuma criar grande volume. Com a sustentabilidade na obra, é possível destinar entulhos e outros resíduos à separação. A partir dessa gestão e organização, é possível reduzir impactos na natureza. Ou seja, é mais um ponto importante para a logística no canteiro de obra.

Materiais

Alguns materiais exalam malefícios ao meio ambiente. Uma parte deles, de fato, é insubstituível. Todavia, é possível escolher as melhores opções, ou seja, com menor impacto ao ambiente. Essa atitude contribui para conservação da natureza e qualidade da obra. Isso porque materiais do tipo comumente apresentam durabilidade e resistência maior que o comum.

Energia

A dica anterior sobre iluminação e ventilação ajuda na hora de economizar no uso de energia. Durante a construção, são os equipamentos que consomem excessivamente a energia. Com o projeto compra, são os hábitos e usos que vão ditar o consumo. Em ambos os casos, é preciso ter a consciência de que a energia conversa diretamente com o meio ambiente. Quando menor o seu gasto, menos danos são gerados.

Tecnologia

Ter acesso à tecnologia é essencial para sustentabilidade na obra. Durante a etapa de canteiro, equipamentos e softwares podem fornecer soluções inteligentes. Outro lado positivo é o registro de atividades, dados e informações e seu arquivamento. O que antes era preciso ser feito em papéis, já pode ser digitalizado e ali permanecer.

Equipamentos de qualidade: onde encontrar?

equipamentos para sustentabilidade na obra

Existem muitos benefícios em aplicar sustentabilidade na obra. Dentre eles, um processo mais econômico e que entrega mais durabilidade. A utilização de recursos naturais, como de iluminação e ventilação, já citados anteriormente, é uma grande mão na roda. Todo conforto e eficiência estrutural ocasionados pela obra sustentável são acessíveis ao seu projeto. Faça sua parte com o meio ambiente e invista!

Para sua obra, conte com as melhores ferramentas e os melhores materiais. Conte com a Chatuba! Visite uma de nossas lojas de materiais de construção e conheça nossas soluções. Em nosso blog, confira artigos exclusivos sobre tipos de telha para construção, tipos de geradores, limpeza do ar condicionado, iluminação embutida e muito mais. Entre em contato para mais informações, estamos aguardando para melhor lhe atender!

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM