Conheça os tipos de geradores e saiba como escolher o seu

2386 VISUALIZAÇÕES
Faça você mesmo imagem principal blog

O gerador elétrico é o equipamento responsável por transformar energia mecânica, química, solar, ou de qualquer outra natureza, em energia elétrica. Costuma ser essencial em hospitais, supermercados, laboratórios e outros estabelecimentos em que a falta de energia pode ocasionar sérios problemas ao ambiente e aos frequentadores. Mas, pequenos estabelecimentos comerciais e até mesmo casas também podem fazer uso de gerador. Não sabe qual o ideal? Então confira o novo artigo da Chatuba com os tipos de geradores do mercado. Assim fica mais fácil escolher o seu.

Quais os tipos de geradores existentes no mercado?

exemplo dos tipos de geradores

1- Gerador mecânico

Entre os tipos de geradores, o mecânico é o mais comum e o mais utilizado, geralmente. Ele é absurdamente eficiente e produz energia elétrica a partir da energia mecânica, como o próprio nome já sugere.

A fonte da energia mecânica pode variar bastante. Pode ocorrer por meio de combustão, de forças externas, como o vento ou até de outros fluídos. Ou seja, ele é um dos mais variados entre os tipos de geradores.

2- Gerador químico

O gerador químico, como o próprio nome já sugere, é capaz de converter energia produzida por meio de reações químicas em energia elétrica. Não é tão comum quanto o gerador mecânico, mas ainda é um dos mais populares entre os tipos de geradores.

3- Gerador térmico

O gerador térmico também é uma das opções entre os tipos de geradores. É o único capaz de produzir energia diretamente do calor. Ele também pode ser considerado um tipo de gerador mecânico, já que é a queima de combustível que produzirá o calor capaz de movimentar as turbinas e ativar a produção de energia elétrica.

4- Gerador Luminoso

Entre os tipos de geradores, é um dos mais econômicos, porém também um dos mais caros. Ele utiliza um semicondutor para captar a luz do sol e converter em energia elétrica. Neste tipo de gerador, o material utilizado é o silício. Por isso, seu preço de mercado é maior do que os outros tipos. É mais difícil de ser encontrado.

Onde encontrar gerador?

Se você está buscando pelos tipos de geradores, tenho uma novidade! Na Chatuba Materiais de Construção você encontra gerador com partida à gasolina da Vonder, assim como outros tipos de geradores. Basta que você vá até uma de nossas lojas de materiais de construção e garanta já o seu. Veja nosso encarte do mês e aproveite as promoções que temos para oferecer.

Gostou do nosso artigo? Em nosso blog você encontra a diferença entre cisterna e caixa d’água, tipos de tubulação e muito mais!

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM