10 ferramentas para ter em casa e como organizá-las

3546 VISUALIZAÇÕES
Faça você mesmo imagem principal blog

Deixar a casa do jeito que a gente gosta nem sempre significa promover grandes obras. Pelo contrário, muitamudanças e reparos podem ser feitos por você mesmo, de forma simples e rápida. Afinal, pintar uma parede, instalar uma prateleira ou armáriotrocar a disposição de quadros são exemplos de tarefas que não exigem a presença de um profissional. E podem fazer grande diferença. No entanto, é necessário ter à disposição em casa ferramentas e equipamentos de segurança para essas finalidades. Concorda? 

Por esse motivo, reunimos aqui no blog da Chatuba sugestões de ferramentas que você precisa ter na sua oficina caseira e dicas de como organizá-las.  Existem muitas informações na internet sobre como realizar quase todo o tipo de tarefas. Então, vamos arregaçar as mangas e começar. 

Em primeiro lugar, é importante começar qualquer tarefa com segurança, mesmo que seja em casa. Vale lembrar que a construção civil é um setor que tem níveis altos de acidentes de trabalho, segundo Observatório Digital de Segurança do Trabalho. Os mais comuns são alergias, queda de materiais, choques elétricos, cortes e fraturas. Portanto, mesmo em casa, é necessário estar bem atento às questões de segurança.  

Equipamentos de EPI 

Dito isso, os equipamentos de EPI mais comuns de proteção caseiros são as luvasóculos e máscaras, que têm preços bem acessíveisMas é a tarefa que você vai realizar é que vai determinar a proteção que você necessitaráAs luvas são importantes para trabalhos com martelos e serras ou que necessitem de uma maior aderência nas mãos. Os óculos protegem os olhos de fuligem e farpas de madeira. Já as máscaras são importantes para evitar aspiração de poeiras em geral.  

Óculos De Proteção

Óculos De Proteção

Chaves de Fenda e Philips 

Qualquer kit básico de ferramenta começa com as chaves de fenda e philips.  Elas servem, basicamente, para apertar ou afrouxar parafusos.  Certamente, serão muito usadas nas tarefas domésticas.  

Chave De Fenda Ou Philips

Chave De Fenda Ou Philips

 

 

 

Chaves combinadas 

As chaves combinadas são ideias para apertar porcas e parafusos quadrados os sextavados. A vantagem dessa ferramenta é que ela reúne mais de uma função em uma só peça. Isso acontece porque em uma ponta ela tem a boca fixa e na outra a estrela. Portanto, também podemos considerar este item como básico para o seu kit de ferramentas.    

 

Chaves soquetes 

O jogo de chave soquete Tramontina também serve para manusear porcas e parafusos. No entanto, a diferença para as chaves combinadas é que elas chegam em lugares que as primeiras não alcançam. Sua variedade de acessórios dá mais versatilidade à ferramenta, que pode se aplicar a um uso doméstico e também profissional. 

Maleta De Soquetes Encaixe 22 Peças Tramontina

Maleta De Soquetes Encaixe 22 Peças Tramontina

 

 

Jogo de chaves allen ou hexagonais 

Conhecida como chave hexagonal ou allenessa também é uma ferramenta que deve estar na sua coleção. Elas são fabricadas em vários formatos, mas é o L o mais usado de forma doméstica. Seu design cria o efeito de uma alavanca ao apertar ou soltar parafusos. Isso significa economia de tempo e esforço. Em casa, são ideais para montagem de móveis. 

Chave Hexagonal Allen Vonder

Chave Hexagonal Allen Vonder

 

Martelo unha 

Este é o tipo mais comum de martelo. Logo, é aquele que não pode faltar na sua caixa de ferramentaEle tem dupla função: pregar e remover pregos. Definitivamente, uma peça essencial.  

Martelo Unha Da Tramontina

Martelo Unha Da Tramontina

 

Alicates  

Existe uma variedade gigantesca de alicates para diferentes finalidades. Contudo, vamos nos ater aos equipamentos necessários para uso residencial. Nesse sentido, a indicação são os alicates tipo universal e de corteO primeiro acumula a função de cortar, segurar e apertar pequenos objetos. O segundo, como o nome diz, é usado para cortar fios. 

Alicate Universal Da Vonder

Alicate Universal Da Vonder

 

Rolo de tinta para pintar 

Uma pintura nova em casa faz uma grande diferença no visual.  Por isso, se você quer se aventurar nessa tarefa, vai precisar do material necessárioO rolo anti-gotas reduz o respingamento, rende até 25% e dispensa o uso da bandeja. 

Rolo Antigota Profimax

Rolo Antigota Profimax

 

Furadeira e parafusadeira 

A ajuda delas é essencial para diversos tipos de tarefas. Com uma furadeira e parafusadeira tarefas como montar móveis, instalar prateleiras, armários, suporte de televisão ou gancho para rede ficam muito fáceis. Definitivamente, esse equipamento poupa tempo e esforço. Vale a pena investir em um! Uma das opções da Chatuba é Furadeira e Parafusadeira de Impacto com bateria GSB 1200-2-LI, da Bosch. 

Furadeira E Parafusadeira De Impacto Com Bateria Gsb 1200 2 Li Bosch

Furadeira E Parafusadeira De Impacto Com Bateria Gsb 1200 2 Li Bosch

 

Planejamento e acabamento 

Para alcançarmos bons resultados em nossas tarefas, também precisamos das ferramentas adequadas. Concorda? E é por isso que, antes de montar qualquer móvel ou fazer um furo na parede, é importante contar com o auxílio de uma trenaOutra dica é contar com um nível, que serve para o nivelamento de objetos. Dessa forma, vai conseguir medir espaços e garantir que as prateleiras e armários estejam nivelados

Trena Curta De Aço Com 5m & Trena Chaveiro Com 2m Tcv 25 Vonder

Trena Curta De Aço Com 5m & Trena Chaveiro Com 2m Tcv 25 Vonder

 

Como organizar suas ferramentas na oficina caseira 

Por último, vamos falar um pouco da organização de tantos equipamentos que precisamos para os reparos e manutenções em casa. Caixa de ferramenta são os principais itens usados na organização desses materiais.  O ideal é criar setores no espaço disponível para esta finalidade. Exemplos: chaves, martelos, alicates, acessórios etc. Isso facilita muito a visualização das ferramentas 

No entanto, como essas peças geralmente são grandes e pesadasé necessário criar mais espaço. Para isso, conte com a ajuda de painéis como Smart Black Di Carlo, que podem ser fixados em paredes ou em trilhos (vendidos à parte). caixa de ferramenta organizadora também ajuda nesta tarefa. 

Kit Painel De Ferramentas Smart Black Dicarlo

Kit Painel De Ferramentas Smart Black Dicarlo

 

 

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM