Limpeza do ar condicionado: aprenda como fazer em casa

1382 VISUALIZAÇÕES
Faça você mesmo imagem principal blog

A constante limpeza do ar condicionado é fundamental para manter o aparelho livre de ácaros, fungos e bactérias. Consequentemente, também proporciona o bem-estar dos moradores da residência e prolonga sua vida útil. O principal objetivo do equipamento é deixar a casa mais refrescante. Por isso, quando não ocorre a manutenção preventiva, pode ocorrer uma ineficiência do resfriamento e consumo de energia elevado.

Pensando nisso, a Chatuba preparou este artigo com dicas infalíveis de manutenção e limpeza do ar condicionado. Confira!

Guia de limpeza do ar condicionado

Área externa

limpeza do ar condicionado na área externa

A limpeza do ar condicionado começa pela sua área externa. O primeiro passo é desligar o aparelho da tomada. Em seguida, misture água e detergente neutro em um recipiente. Umedeça um pano macio na solução e passe-o por toda a superfície. Enxugue com um pano seco. O ideal é repetir esse processo, no mínimo, uma vez por semana. Desse modo, é possível evitar o acúmulo de sujeira e pó.

Filtro

Após a limpeza da área externa, retire o painel frontal e faça a higienização com um pano macio e seco. Remova o filtro e elimine toda a sua sujeira com ajuda de um aspirador de pó. Água corrente (fria ou morna) também pode ser utilizada para fazer uma lavagem mais completa. Deixe-o secar naturalmente. Depois, recoloque o filtro e feche o painel. Ligue o ar condicionado na energia após 10 minutos, no mínimo.

Tubulação

Os compartimentos internos do ar condicionado são formados pela tubulação e os trocadores de calor. O acúmulo de sujeira pode estragar esses componentes e afetar o desempenho do aparelho. Por isso, deve ser feita uma manutenção preventiva pelo menos uma vez ao ano para checar o estado das peças. Nesse caso, o mais indicado é contratar um profissional especializado para realizar o serviço mais pesado.

como fazer limpeza do ar condicionado e da tubulação

Dicas importantes

  • Nunca utilize produtos químicos, pois pode deixar o aparelho amarelado;
  • nunca utilize água quente durante a limpeza do ar condicionado;
  • faça a limpeza no verão ou no inverno;
  • jamais ligue o equipamento sem os filtros;
  • sempre leia as instruções do manual e siga as recomendações necessárias;
  • caso o aparelho apresente entupimento, chame imediatamente um profissional.

Benefícios da manutenção

  • Economia de energia;
  • vida útil prolongada;
  • preservação da saúde;
  • redução de problemas técnicos;
  • desobstrução dos canais entupidos de poeira;
  • aspecto limpo e conservado por mais tempo.

Escolha o melhor ar condicionado!

Para evitar problemas referentes à limpeza do ar condicionado, é importante prestar atenção em todos os detalhes do aparelho, desde o momento da compra. Equipamentos de ótima qualidade demoram mais para apresentar necessidade de manutenção e têm uma vida útil mais longa.

o aparelho mais fácil de fazer limpeza do ar condicionado

Portanto, não erre na hora de escolher o seu ar condicionado. Conte com a Chatuba, a sua loja de material de construção no RJ! O modelo acima é um aparelho de ar condicionado eletrônico do tipo janela, ideal para ser instalado na parede do imóvel. Ele está em promoção no nosso encarte de maio de 2019! Acesse o link e veja melhor. Caso prefira, se dirija até uma das nossas unidades e converse com um dos nossos atendentes. Esperamos por você!

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM