5 dicas para deixar a casa mais refrescante

1185 VISUALIZAÇÕES
Faça você mesmo imagem principal blog

Casa mais refrescante é o que muitos querem na estação mais quente do ano. Praia, piscina. atividades ao ar livre: o verão tem tudo para ser o queridinho de muita gente.Mas, como nem tudo são flores, essa época do ano também traz pontos negativos. O desânimo e a indisposição estão aí para comprovar isso.

Além disso, nem sempre o ar-condicionado dá vazão e os desconfortos causados pelo calor tornam-se recorrentes. Se você, assim como a maioria das pessoas, preza por uma casa mais refrescante, não deixe de conferir as dicas a seguir:

Confira como deixar sua casa mais refrescante

Analise onde a casa será construída

Para que futuramente você não enfrente problemas relacionados ao aquecimento da residência e garantir sua casa mais refrescante, analise previamente onde o imóvel será construído.  

Locais pouco arborizados, sem qualquer sombra e com alta incidência de luz solar não são aconselhados. É importante que a casa esteja em uma localidade que além de oferecer circulação de ar, permita o fácil acesso a água.

Paredes que recebem raios de sol frequentemente, transmitem o calor para dentro da moradia. Se possuir dúvidas a respeito da escolha do lugar para a construção do imóvel, contate um engenheiro ou um arquiteto. Esses profissionais saberão te ajudar.

Estabeleça mecanismos de circulação de ar

No momento em que se constrói a casa, você deve dedicar atenção a determinados mecanismos que possibilitam a maior circulação de ar no ambiente. À primeira vista podem parecer irrelevantes, mas saiba que, futuramente, esses itens podem tornar sua casa mais refrescante:

Ventilação cruzada – para manter sua casa mais refrescante, é necessário estabelecer mecanismos favoráveis á circulação de ar. A ventilação cruzada consiste na construção de vãos que seguem a direção do vento. Essa ação permite que o ar transite com maior facilidade pela residência.

Paredes robustas – em áreas onde há forte incidência de raios solares, a construção de paredes mais robustas contribui para o isolamento térmico.

Pé direito alto – construir uma casa com pé direito alto manterá a área de maior exposição ao calor afastada dos moradores, além de facilitar a veiculação de ar.

Isolante térmico – esse mecanismo é fundamental para manter a temperatura da casa equilibrada tanto em períodos calorosos quanto em épocas frias.

Materiais isolantes deixam a casa mais refrescante

Hoje em dia, o mercado de construção e de decoração oferece uma variedade gigantesca de materiais que podem tornar a temperatura da sua casa mais refrescante: tintas isolantes térmicas, telhados de alumínio polido que refletem a luz, forros e telhados verdes.

A manta térmica, por exemplo, quando colocada entre o forro e as lajes não apenas torna a casa mais refrescante no verão, como também faz com que ela fique mais quente no inverno.

Se encontrar dificuldade em achar esses materiais de construção, saiba que na Chatuba você achará o que precisa. As lojas de materiais de construção rj possuem uma ampla variedade de tintas e telhados especiais que, com certeza, vão atender às suas necessidade. 

Decorar para refrescar

Existe uma série de detalhes que podem ser modificados e adaptados para deixar a casa mais refrescante. Vamos conferir alguns exemplos, certo?

  • Em um primeiro instante, esqueça qualquer elemento capaz de acumular e/ou transmitir calor: tapetes, almofadas, toalhas, animais de pelúcia, lenços, panos… O importante é deixar a casa completamente arejada;
  • Sabia que uma casa decorada com vidro é amplamente beneficiada? Além de proporcionar iluminação natural, esse material favorece a sensação de refrescância Em um ambiente naturalmente claro, dispensa-se o uso de luz artificial e, dessa forma, elimina-se essa fonte de calor;
  • Não se pode deixar de mencionar que a decoração clean também possui papel de destaque. Os tons mais claros como:branco, azul e verde transmitem a sensação de luminosidade e de amplitude.

Aposte no verde

As plantas são ótimos isolantes térmicos. Além de tornar a casa mais refrescante, elas filtram o ar do ambiente, livrando-o de resquícios de poluição. Além disso, as plantas oferecem refrescância e tranquilidade ao local. Determinadas espécies de plantas realizam a evapotranspiração, esse fenômeno contribui para o aumento da umidade do ar e faz com que o ambiente doméstico fique ainda mais fresquinho e agradável.

Atualmente, surgiu a tendência mundial da construção de imóveis com telhados verdes e com jardins suspensos. São estruturas cuidadosamente planejadas para compor fachadas de prédios e superfícies de casas.

Para tornar sua casa mais refrescante, utilize a área externa para plantar  buscando o entorno da casa para cultivo.

Chatuba ajudando a refrescar a sua casa

De nada adianta você objetivar construir ou reformar uma casa, mas não saber o que comprar e onde comprar. Faça uma lista das alterações necessárias e compre em um lugar que é sinônimo de qualidade. Nas lojas de materiais de construção da Chatuba você encontra ar-condicionado, ventilador, piscina, mesas com toldo e muito mais! Visite a loja de material de construção da Chatuba mais perto de você e descubra materiais de construção rj que, de fato, deixarão sua casa mais refrescante!

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM