Como não errar na hora de escolher o ar-condicionado

1071 VISUALIZAÇÕES
Faça você mesmo imagem principal blog

O clima tropical do Rio de Janeiro é perfeito para os amantes das praias e do calor. Mas, nos dias mais quentes de verão, é quase impossível se sentir confortável em um local fechado sem a ajuda de um bom ar-condicionado. Por ser um produto que ainda está se popularizando, muitas dúvidas sobre como escolher o ar-condicionado que melhor atende às suas necessidades podem aparecer.
Sabendo dessas dúvidas, a Chatuba preparou esse artigo com algumas informações importantes e dicas. Elas vão te mostrar como escolher o ar-condicionado perfeito para você. Confira!

5 dicas de como escolher o ar-condicionado ideal

1- Conheça o modelo mais adequado

O primeiro passo para saber como escolher o ar-condicionado que mais se adequa às suas necessidades é conhecer os modelos disponíveis. Para te ajudar, separamos os três principais:

  • split: é o mais silencioso dos modelos e o mais recomendado para gelar ambientes maiores. Possui o motor separado, que deve ficar na parte externa do cômodo onde será instalado. Por isso, pode não ser permitido em alguns prédios. O ponto negativo é a sua instalação, que envolve ligações de cobre, o que gera um custo elevado;
  • de janela: é o modelo mais popular e o mais presente nas casas brasileiras. Ideal para ambientes pequenos, o modelo de janela quase não possui custos de instalação, o que o torna ainda mais acessível. Consome mais energia que os demais modelos e costuma fazer um pouco mais de barulho;
  • portátil: é o mais caro dos três modelos, levando em conta a potência. Pode ser movido para qualquer ambiente da casa e não há custos com a instalação, uma vez que trata-se apenas do aparelho (que costuma vir com uma rodinha, para facilitar o deslocamento) e um tubo, que jogará o ar quente para fora do ambiente.

2- Escolha a potência certa

Depois de definir o cômodo onde o aparelho será instalado e o modelo a ser adquirido, para saber como escolher o ar-condicionado é preciso se atentar para uma importante característica: a potência. Para isso, é preciso fazer um pequeno cálculo de BTUs. O BTU é
uma unidade de energia térmica muito usada em equipamentos eletrônicos e deve ser pensada em unidade de 600. Cada metro quadrado do ambiente representa uma unidade, ou seja, 600. Essa unidade também vale para a quantidade de pessoas que o ocupam simultaneamente e aparelhos eletrônicos que ali estão instalados. Por exemplo, se você quer saber como escolher o ar-condicionado com a potência correta para uma sala de 30 metros quadrados, em que ficam 4 pessoas, 1 TV e 1 computador. A conta é:

600 x 30 (metragem) + 600 x 4 (pessoas) + 600 (TV) +600 (computador) = 21.600

Esse valor representa quantos BTUs são necessários para que o ambiente seja gelado adequadamente, sem ficar sobrecarregado. Adquira um aparelho cuja potência seja igual ou maior do que a necessária.

3- Verifique a voltagem

Assim como os demais aparelhos eletrônicos, o ar-condicionado também deve ser adquirido com uma voltagem compatível com a do local onde será instalado. A maioria dos modelos se apresentam tanto em 110V quanto em 220V, exceto alguns modelos split, que são fabricados apenas em 220V. Sendo assim, para saber como escolher o ar-condicionado mais adequado para você, saiba ao certo qual a voltagem disponível em sua casa e na tomada em que ele será ligado, para evitar curtos e acidentes graves.

4- Fique atento à instalação

A instalação do ar-condicionado deve ser feita com bastante cuidado. Por mais simples que possa parecer, qualquer fio instalado equivocadamente pode ser a causa de um acidente elétrico em sua casa. Para evitar qualquer tipo de problema, contrate um instalador profissional. Ele terá experiência e qualificação para que o ar-condicionado seja instalado e maneira correta, evitando qualquer imprevisto que possa acontecer decorrente de má instalação.

5- Cuidado com a procedência do equipamento

Mais importante do que saber como escolher o ar-condicionado, é se decidir onde comprá-lo. Esse é um equipamento muito útil. Cada vez mais indispensável para o bem-estar das famílias durante as épocas mais quentes do ano. Mas, é preciso que seja um aparelho de boa qualidade, com procedência garantida e certificado pelos órgãos competentes, como PROCEL (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) e Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Eles garantirão a eficiência energética e fabricação do produto dentro das leis. Tenha certeza de comprar o seu ar-condicionado em uma loja que te ofereça garantias de produtos de qualidade. Para que não acabe adquirindo um ar-condicionado que te trará problemas em um futuro não tão distante.

Aprendeu como escolher o ar-condicionado perfeito para manter você e sua família sempre refrescados, mesmo no auge do verão? Entre em contato com a Chatuba Materiais de Construção para adquirir o seu ar-condicionado! Somos uma loja de tradição em materiais de construção e facilidades para a sua casa. Visite uma de nossas lojas e tire suas dúvidas com nossos vendedores!

 

Links úteis:
loja de material de construção
materiais de construção rj
lojas de materiais de construção rj

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM