Conheça as Melhores Bancadas para Cozinha

2031 VISUALIZAÇÕES
Ambientes Internos imagem principal blog

A cozinha é um espaço de grande circulação na casa, e requer cuidados, funcionalidades e investimentos. Um toque especial é a bancada, que traz praticidade durante o preparo dos alimentos e também acomoda as visitas. No entanto, sabemos este assunto gera muitas dúvidas e, por isso, a Chatuba convidou a Sabrina Charpnel, arquiteta e urbanista para te dar várias dicas sobre as Melhores Bancadas para Cozinha. Confira tudo!

Quais os principais tipos de bancadas para cozinha?

Segundo Sabrina, as bancadas podem ser mais “tradicionais”, retas ou em formato de L, o que chamamos de borda americana (uma faixa de acabamento mais alta em aproximadamente 1,5cm que percorre toda a extensão), isso para evitar que a água escorra para os gabinetes sob a bancada e piso.

Sem dúvida, um outro padrão que a arquiteta particularmente recomenda é a bancada reta (sem a borda americana), com rebaixo na área da pia, separando a área seca da área molhada. Este modelo é mais moderno, especialmente se você optar por uma bancada complementar de apoio, como a ilha, que pode ser usada com ou sem equipamentos: cooktop, pia ou somente para preparo e refeições.

Porcelanato Biancogres Caravaggio Lux Polido 120x120cm

Melhores Bancadas Para Cozinha 2

Dica: É importante se atentar para a altura, pois é de acordo com esse dado que o usuário sentirá o conforto adequado para cozinhar. “Normalmente, indicamos entre 88 e 92cm, mas gosto de envolver o cliente nessa decisão, porque dependerá muito de quem estará usando o espaço no dia a dia”, comenta a urbanista.

Quais são as pedras usadas para bancada para cozinha?

Atualmente, temos uma infinidade de produtos, no mercado, que podem ser usados para a fabricação de bancadas. As mais comuns até então, são os granitos (pedras naturais). Porém, com o avanço da tecnologia, surgiram as superfícies sintéticas, como o corian, quartzos e o Dekton. Os porcelanatos e aço inox também fazem parte da gama de materiais que estão disponíveis.

Pia Aço Inox 120×53 Concreto Ghel Plus

Melhores Bancadas Para Cozinha3

Pedras naturais

Falando das pedras naturais, é importante lembrar que, por ser um material natural, sempre haverá diferenças nas tonalidades, ou seja, dão uma atmosfera única para qualquer cozinha. Além disso, são mais porosas e isso pode resultar em manchas, absorvendo água ou até mesmo a coloração de determinados alimentos e líquidos ao longo do tempo. Nesse sentido, sempre indico impermeabilizar as pedras naturais, principalmente as mais claras.

Porcelanato Eliane Granilete Branco 60x60cm – imitação de pedra natural

Melhores Bancadas Para Cozinha 4

O Porcelanato Eliane Granilete Branco 60×60 é um revestimento de piso de alta resistência e durabilidade. Possui um acabamento fosco, que proporciona um visual natural e moderno ao ambiente. Possui uma estrutura resistente, que permite uso em áreas com grande fluxo de pessoas e tráfego intenso de veículos.

Opções sintéticas

Sem dúvida, as opções sintéticas são resistentes, podem ser moldadas e possibilitam um aspecto muito mais uniforme, além de ofereceram cartelas com muitas cores e padronagens.

Porcelanatos

Melhores Bancadas Para Cozinha 5

 Os porcelanatos também já podem se transformar em bancadas! São materiais impermeáveis, com uma gama generosa de cores e padrões. É mais uma opção, porém, prefira usar em cozinhas que requerem mais praticidade e menos “cuidado”, pois as quinas do porcelanato são mais delicadas e frágeis.

Aço Inox

Por último, temos as bancadas em aço inox. Sim! O aço inox está voltando com tudo para compor as bancadas de cozinha e áreas gourmets. É um material extremamente asséptico, fácil de limpar e conservar. Além disso, tem aspecto mais industrial, que agrada muitos clientes.

Como escolher o material para a bancada da cozinha?

É importante entender o volume de uso que a bancada aguentará ao longo do tempo, se estará constantemente cheia ou será usada eventualmente, fins de semana ou encontros de amigos, por exemplo. Como há muitas opções no mercado, os valores variam muito de um material para outro. Você pode ter uma bancada custando R$ 1.000,00 até mesmo R$ 7.000,00 em outro material com o mesmo tamanho. Então, é importante fazer essa avaliação, tanto do investimento quanto para sua durabilidade.

Além disso, sempre pesquise as características das opções que esteticamente te agradam. Portanto, é importante entender os cuidados que cada material precisa ter no dia a dia, evitando assim, uma frustação futura, além do desperdício de investimento.

Durabilidade, tamanho, estética e praticidade para as bancadas de cozinha
Você encontra opções para todos os bolsos e apelos estéticos. Vale a dica sobre cada modelo para facilitar na hora da pesquisa e decisão de compra:

  1. Pedras naturais – por serem mais porosas, compre as pedras claras impermeabilizadas para evitar manchas ao longo do tempo.
  2. Pedras sintéticas – observe a resistência ao calor e se tem ou não a facilidade de absorver as colorações. Importante usar apoios para as panelas quentes e evitar usar buchas muito grossas, pois podem riscar a superfície, bem como produtos químicos muito abrasivos;
  3. Porcelanatos – o acabamento deixa a quina muito viva. Então, opte pelo modelo para bancadas de muito uso, principalmente se muitas pessoas forem utilizar. São bancadas que precisam de cuidado rotineiro.
  4. Aço inox – confira a qualidade do aço. Pergunte se a composição é 100% aço 304, são mais puros e impedem a chance de corrosão. Neste caso, opte pelo acabamento escovado, pois sua manutenção é melhor.

Dica: Priorize a confecção com mão de obra especializada para cada tipo de material.

Tem algum outro aspecto que deve ser considerado na escolha das bancadas para cozinha?

Particularmente, prefiro as bancadas engastadas na parede ou apoiadas em hastes de ferro galvanizado. Portanto, é importante que sejam estruturadas independentemente do gabinete. Vale também se atentar para a vedação que precisa ser conservada para evitar infiltração.

Silicone Acético Transparente 280g Tek Bond

Melhores Bancadas Para Cozinha 6

O Silicone Acético Transparente 280g Tek Bond é um adesivo selante utilizado na construção civil para vedação e selagem de superfícies vitrificadas, alumínio, vidros comuns e temperados, azulejos, louças sanitárias, portas e janelas, box em banheiros etc. Possui excelente resistência aos raios UV e você pode aplicar em áreas externas, como selagem de calhas e rufos.

Por fim, para melhor escoamento da água, opte pelas cubas, pois você pode colocá-las por baixo da bancada.

Pia Roralit Cuba Inox 150x55cm Pedra Escura AJ Rorato

Melhores Bancadas Para Cozinha 7

Na sua visão, as quais são as tendências para as bancadas da cozinha?

Sem dúvidas, as pedras sintéticas ganham cada vez mais espaço nos projetos. Isso porque a cozinha está cada vez mais associada ao espaço social e o apelo estético vem ao encontro com as inúmeras possibilidades de cores com aspecto uniforme.

Na minha visão, as bancadas em aço inox, trazem uma pegada industrial muito forte. Na feira de Milão de 2022, esse material estava presente em diversos stands e é impressionante a diversidade de produtos que podem ser criados com o aço. Não só bancadas, mas gabinetes, estantes e prateleiras.

Por trás das dicas das melhores bancadas para cozinha: Sabrina Charpnel

Além de ser arquiteta e urbanista, é pós-graduada em Marketing. Atua ativamente no mercado de arquitetura e construção há 20 anos, transformando ambientes por meio da expressão da identidade de seus clientes, conferindo personalidade e individualidade aos projetos comerciais e residenciais. “Mais do que nunca, precisamos encarar um projeto como ferramenta para atrair e potencializar vendas, criar ambientes que possam contar histórias e que tragam conforto e pertencimento para aqueles que ali habitam”, comenta a profissional.

Melhores Bancadas Para Cozinha 8

Para saber mais sobre o trabalho de Sabrina acesse: www.sabrinacharpinel.com.br ou pelo Instagram: @sabrinacharpinel.arq

Gostou de saber como escolher as melhores bancadas para cozinha?

Além disso, no blog da Chatuba, você encontra diversos conteúdos para te ajudar no momento de uma obra ou pequenas reformas da casa ou do seu negócio.

Para ler as últimas novidades, acesse os links:

Tipos de piso frio: saiba mais sobre o queridinho do verão

Dicas sobre como escolher revestimento interno

Conheça os melhores pisos para área externa

 

 

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM