As bolhas na pintura são um verdadeiro pesadelo para qualquer pintor ou pessoa que tenha aplicado a tinta por conta própria! Afinal, elas podem estragar todo o projeto de coloração das paredes, deixando-as com aspecto feio e desleixado. Se você sofre com esse problema, não se preocupe mais! A Chatuba preparou este artigo com as principais causas e melhores soluções para essa situação. Confira, a seguir.
O que causa as bolhas na pintura?
Sujeira
Uma das principais causas de bolhas na pintura é o acúmulo de sujeira. Quando vamos emassar uma parede, é primordial que ela esteja limpa, sem gordura ou partículas de poeira. Caso contrário, a massa corrida não irá aderir à superfície e, provavelmente, irá causar as temidas bolhas.
Umidade
Assim como ocorre com a sujeira, a umidade também pode causar bolhas em pinturas novas. É preciso ficar atento se a pintura for feita sobre uma superfície molhada ou sobre uma tinta que ainda não secou completamente. Se a parede estiver com umidade ou a pintura for feita em dias muitos úmidos, a tinta não vai aderir. Consequentemente, bolhas irão surgir.
Má aplicação da tinta
A formação de bolhas na pintura também decorre da má aplicação da tinta. Se o pintor não limpar bem a parede ou não respeitar o intervalo entre as demãos, é bem provável que as bolhas surjam. Portanto, é necessário limpar e lixar muito bem!
Outros fatores
- Infiltrações;
- utilização de massa corrida inadequada;
- tintas de má qualidade;
- falhas nas impermeabilizações;
- trincas e vazamentos nas tubulações;
- alta exposição ao calor.
Como eliminar as bolhas na pintura?
Para dar um fim às bolhas na pintura da sua casa, siga nossas dicas:
- antes de aplicar a tinta, limpe a parede com uma vassoura e passe um pano úmido. Aguarde secar por completo e só depois comece a pintura;
- com o auxílio de uma espátula de aço, raspe todas as partes danificadas e com bolhas;
- aplique um fundo preparador de paredes à base de água para ajudar na aderência da tinta;
- corrija todas as imperfeições com aplicação de massa acrílica (áreas externas e úmidas) ou corrida (áreas internas e secas);
- lixe toda a superfície com uma lixa para massa nº 180;
- retire toda a poeira acumulada com um pano úmido;
- aplique a tinta da sua preferência, contanto que respeite a quantidade e o intervalo entre as demãos.
Conheça os produtos da Chatuba!
Quer colocar seus conhecimentos em prática e pintar uma parede incrível sem bolhas? Você vai precisar dos melhores produtos, certo? Nesse caso, pode contar com a Chatuba!
Aqui, temos todos os materiais de construção necessários para a sua obra. Tintas, impermeabilizantes, massa corrida, massa acrílica, ferramentas, EPIs e muito mais! Você encontra todos eles em nosso site. Se preferir, entre em contato conosco diretamente pelo televendas (21) 2691-9575. Aguardamos por você!
Gostou deste artigo? Amplie seu conhecimento sobre obras e reformas no blog da Chatuba! Confira:
- Aplicação de massa acrílica e massa corrida: qual a diferença?
- Lista de pequenos reparos residenciais que não vão pesar no seu bolso
- Selante para parede: descubra as funcionalidades desse produto!
- Cor do ano 2020: apostas de tendência segundo Coral e Suvinil