Bomba d’água não funciona? Confira o motivo!

2090 VISUALIZAÇÕES
Hidráulica imagem principal blog

A bomba d’água é aquela heroína do nosso sistema hidráulico, residencial ou comercial. Raramente pensamos nela, até o momento em que dá problema. No entanto, não se desespere! Existem várias causas para esse tipo de imprevisto e nós vamos listar algumas delas para te ajudar a identificar e principalmente, solucionar essa adversidade.

 

Captura De Tela 2023 12 29 às 11.58.10

Falta de energia elétrica

Vamos começar pelo básico: verificou se a bomba está ligada na energia elétrica? Brincadeira com um fundo de verdade. Sim, é simples, mas muitas vezes é um aspecto negligenciado. Então, verifique se há energia suficiente para ela funcionar corretamente. Às vezes, quedas de energia ou disjuntores desligados podem ser os vilões que interrompem o fornecimento de energia para a bomba d’água.

Problemas no motor da bomba d’água

Se a energia não é o problema, talvez o motor da bomba esteja passando por apuros. Pode ser que tenha superaquecido, esteja desgastado pelo tempo de uso ou tenha algum defeito. Faça uma inspeção para verificar se há sinais de superaquecimento, como cheiro de queimado, e se há algum ruído estranho vindo do motor.

E301fb2304cf084b45cb392830072cb1

Entupimento ou obstrução

Outro problema comum que pode impedir o funcionamento adequado da bomba d’água é o entupimento ou obstrução. É possível que haja detritos ou sujeira obstruindo a entrada ou saída de água na bomba. Por isso, verifique as mangueiras, filtros e válvulas para garantir que não haja bloqueios que estejam impedindo o fluxo.

Falta de água ou baixo nível no reservatório

Às vezes, o problema é simples. A bomba d’água pode simplesmente não ter água suficiente para bombear. Nesse caso, é hora de conferir se o reservatório de água está com um nível adequado. Se estiver baixo demais, a bomba pode não conseguir sugar a água corretamente, o que pode resultar em mau funcionamento.

Problemas elétricos ou no sistema da bomba d’água

Além da falta de energia, problemas elétricos no sistema da bomba d’água como falhas nos componentes eletrônicos ou nos controles automáticos podem ser a causa do estresse. Confira se há fiação danificada, conexões soltas ou problemas nos painéis de controle.

Electricity Problems. Repairman Is Working Indoors In The Modern Room

Nós sabemos, é frustrante quando a bomba d’água não funciona, mas muitas vezes os problemas têm soluções simples. Comece verificando a energia e vá percorrendo os possíveis problemas, desde obstruções até falhas nos componentes elétricos. Se você não se sentir confortável em resolver o problema por conta própria, não hesite em chamar um profissional qualificado para fazer a avaliação e os reparos necessários.

E para ver mais informações e orientações valiosas sobre construção e reforma, continue acompanhando nosso blog. Aqui você sempre encontra dicas de todas as etapas da obra: 

Cimento queimado: inspirações para renovar a pintura

Tudo o que você precisa saber sobre impermeabilizante

Argamassa AC-1, AC-2, AC-3 e mais: os tipos



Compartilhe:

VEJA TAMBÉM