Descubra o passo a passo de como instalar concertina

3455 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

A concertina atua como uma das formas de criar barreira de segurança por cima de muros. Originada de ações militares, por anos foram utilizadas com a finalidade de impedir a ultrapassagem em determinados perímetros. Hoje, com o avanço tecnológico, ela é considerada um avanço do arame farpado. Pensando nisso, a Chatuba Materiais de Construção desenvolveu este artigo para que você possa conhecer o passo a passo de como instalar concertina de maneira adequada. Boa leitura!

Conheça o passo a passo de como instalar concertina

A concertina possui forma helicoidal com pequenas lâminas pontiagudas em toda a sua dimensão. Assim, um dos principais erros cometidos ao posicioná-las sobre muros, portões e alambrados é de modo que perca sua funcionalidade. Por conta disso, torna-se crucial verificar o manual do fabricante antes de iniciar o passo a passo de como instalar concertina. Logo, dessa maneira, será possível definir quantos centímetros de espaçamento deve existir entre os espirais.

Confira a seguir os principais passos de como instalar concertina.

Arame farpado no processo de como instalar concertina

Abra embalagem

Tratando-se de uma peça com estrutura circular, é comum encontrá-la à venda embrulhada em rolos. Então, o primeiro passo de como instalar concertina consiste em abrir a embalagem. Para isso, use luvas de raspa para impedir ferimentos. É importante destacar que as lâminas são capazes de provocar cortes profundos.

Depois de ter aberto a embalagem, verifique o manual ou rótulo onde pode-se encontrar as principais informações sobre a concertina. A recomendação é que a instalação prossiga de acordo com o rendimento do material. Esse é capaz de variar os fatores diâmetro e espaçamento.

Fure o muro

Após ter aberto a embalagem e verificado o manual, o próximo passo de como instalar concertina é furar o muro. É importante que a etapa anterior seja concluída com antecedência para que não existam erros no momento em que forem instaladas as hastes.

Para furar o muro, utilize broca de acordo com a largura do muro em questão. Em geral, a mais utilizada é a de 12 mm para concreto. Os furos devem ser feitos de acordo com a medida total do local. Uma boa forma de saber quantos furos devem ser feitos é somar a medida total e dividir por um valor que permita uma quantidade suficiente de furos.

Após ter feito os furos, insira buchas dentro deles e posicione as hastes. Elas serão responsáveis por segurarem a concertina.

Conte a quantidade de lâminas

O terceiro passo de como instalar concertina consiste na contagem das lâminas. É de suma importância que essa ação seja realizada antes de posicionar a concertina no muro. A contagem será benéfica na medida em que no momento da instalação da concertina as lâminas passarão por um processo de clipagem.

Para facilitar a contagem, é importante que a concertina ainda se encontre em formato de rolo. Com uma caneta, marque sua metade. Assim, será possível estabelecer uma espécie de guia no momento em que for feito seu posicionamento.

Estrutura em espiral sobre como instalar concertina

Acrescente a concertina

O quarto e último passo que citaremos neste artigo a respeito de como instalar concertina é acrescentá-la dentro do circuito. Tendo em vista que todo o circuito de hastes tenha sido montado corretamente, posicione a concertina. Para fazer isso, passe o arame superior por meio dos furos encontrados nas hastes. A fim de não correr o risco da concertina soltar da haste, amarre bem a ponta do arame.

Posicione a concertina sobre o arame que foi disposto ao longo do circuito e estabeleça os pontos de clipagem. Lembre-se de orientar-se pelos pontos marcados a caneta.

Onde encontrar concertina?

Para mais informações sobre como instalar concertina, consulte os profissionais da Chatuba Materiais de Construção! Somos uma loja de materiais de construção onde você encontra tudo para deixar sua casa com seu jeito! Em nosso blog, você confere como instalar papel de parede, instalar pendente e instalar torneira. Cadastre-se e receba nossas ofertas em primeira mão agora mesmo!

 

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM