Faça você mesmo: dicas de como instalar torneira

2498 VISUALIZAÇÕES
Faça você mesmo imagem principal blog

Quem nunca precisou correr para trocar a torneira por causa de um vazamento, algum dano ou simplesmente porque queria renová-la? O processo de como instalar torneira parece complexo para algumas pessoas, mas nós separamos as dicas certas para simplificar o que você pode fazer por conta própria.

Separe as ferramentas

como instalar torneira de maneira eficiente

Não se preocupe em achar ferramentas específicas usadas pelos encanadores, o básico que você já tem em casa será o necessário. Escolha a torneira desejada na Chatuba Materiais de Construção mais próxima de você e separe itens como a fita veda rosca (de vedação), chave inglesa, chave de grifa, massa de vedação, alicate, pano e outras coisas que você julgar necessário – numa emergência, ter tudo ao seu alcance é essencial.

Feche o registro e mão na massa

Para qualquer reparo hidráulico, é de extrema importância fechar o registro da água. Portanto, lembre-se disso antes de iniciar quaisquer procedimentos das dicas de como instalar torneira.

Torneira antiga

Utilize uma chave para desconectar as mangueiras. Dependendo do modelo, serão duas: uma da água fria e outra de água quente. Embaixo da pia estão as porcas de montagens e, ao identificá-las, retire-as da base da torneira que fica bem no encaixe. Você pode optar por uma chave de cano para agilizar o seu trabalho.

Torneira nova

Realize a limpeza do local e retire, preferencialmente com uma espátula, toda a massa velha dos buracos da pia. Já na torneira nova, enrole fita veda rosca ao redor da rosca de conexão das mangueiras. Faça a aplicação do silicone ao redor do buraco da pia e no local do novo acabamento.

Com os passos anteriores feitos, é hora de saber definitivamente como instalar torneira: encaixe a peça pressionando-a no buraco da pia, fazendo um movimento giratório com as mãos, grifo ou chave. Retire o excesso de silicone e verifique se a parte interna da pia está seca. Aperte os anéis de montagem (o lado mais grosso para cima) com as mãos ou, se preferir para evitar vazamentos, com o alicate.

É sempre recomendado seguir as instruções do fabricante, porque alguns procedimentos a serem feitos durante a instalação podem variar de acordo com os modelos. Com tudo em seus lugares, religue as mangueiras com a chave e teste as conexões. Certifique-se que não há vazamentos.

Dicas rápidas de como instalar torneira

– Na loja de material de construção, procure por um vendedor especialista em materiais hidráulicos. Por conta própria, você pode se confundir diante à variedade dos acessórios necessários no serviço de encanamento. Leve uma lista e mangueiras e válvulas antigas para avaliar a necessidade de troca e quais produtos podem servir.
– Não dispense o profissional do ramo. Um encanador resolverá problemas mais específicos (envolvendo soldas, trabalhos mais complexos e etc.). Portanto, não coloque sua vida e sua casa em risco quando não souber solucionar um problema que surja durante a instalação da torneira.
– Em caso de prédios, você precisará de um redutor de pressão d’água. Não se preocupe, pode reutilizar o da torneira antiga caso esteja em bom estado e seu orçamento seja baixo. Encaixe e passe a fita veda rosca em volta do limite da nova torneira.
– Com o registro aberto, teste a torneira com cautela a cada dez minutos e garanta que não há nada vazando. No caso de vazamentos, feche o registro, remova a torneira e verifique se o problema não está na (pouca) quantidade de fita veda rosca.

A melhor aliada instalar torneira é a loja de material de construção que oferece produtos de qualidade com preços que cabem no seu bolso. E material de construção com os melhores preços você encontra em uma das lojas de materiais de construção da Chatuba! Acesse nosso site e ache a mais perto de você!

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM