CP1, CP2, CP3 e mais! Entenda os tipos de cimento

2174 VISUALIZAÇÕES
Obra e Produtos imagem principal blog

No mundo da construção, o cimento pode ser considerado, talvez, como o principal produto para a realização de obras e reformas. Porém, esse mundo nem sempre é tão inclusivo. Os cimentos são denominados com siglas e cada um representa um tipo específico para construções diferentes. Sabia disso? É por isso que a Chatuba está aqui! Para te explicar tintim por tintim o que é CP1, CP2, CP3 e mais. Vamos juntos nessa?

Builder Pouring Cement From A Cement Mixer 2022 12 16 12 36 28 Utc

Cimento CP1

Saco

O CP1 é também conhecido como Portland comum. Com sua composição de calcário, argila e minério de ferro, o cimento CP1 é um curinga na construção e pode ser utilizado para quase todo tipo de obra. Sua versatilidade o torna ideal para projetos que não demandam características especiais de resistência ou durabilidade. A dica é que sua utilização seja feita em estruturas convencionais, como paredes e lajes, onde a resistência padrão é suficiente.

Cimento CP-2

Asdasdasd

Já o seu irmão, o CP2 ou Portland de alta resistência inicial, é a escolha ideal, quando o tempo é um fator crucial. Sua composição acelera o processo de endurecimento, tornando-o perfeito para projetos com prazos mais curtos. Esse tipo também é utilizado para áreas com condições climáticas desafiadoras. Portanto, escolha o cimento CP2 para construções rápidas, como estruturas pré-fabricadas.

Cimento CP-3

Img 2

O irmão mais novo entra em cena quando a durabilidade é a principal preocupação. Projetado para fornecer maior força a longo prazo, ele também é conhecido como cimento Portland de alta resistência final. O cimento CP3 é a escolha perfeita para estruturas que precisam suportar cargas significativas ao longo dos anos, como pontes e fundações, onde a resistência final é essencial.

Cimento Branco

Img 3

Além dos protagonistas mencionados, existem coadjuvantes menos conhecidos. O cimento branco, por exemplo, é o queridinho de muitos por conta da aparência final dos projetos em que é utilizado. Também é bastante usado como rejunte de cerâmicas.

Plaster Cement 2022 12 16 00 43 30 Utc

Agora ficou muito mais fácil compreender essas siglas estranhas e saber qual é o mais indicado para a sua obra, certo? E para ver mais informações e orientações valiosas sobre construção e reforma, continue acompanhando nosso blog. Aqui você sempre encontra dicas de todas as etapas da obra: 

Aprenda como limpar porcelanato

Tinta para piso: como escolher a sua

Tendências de cores de tinta para 2024



Compartilhe:

VEJA TAMBÉM