Dicas para fazer a lista de material de construção

1745 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

Iniciar uma nova obra ou reforma é uma jornada empolgante, cheia de coisas novas para planejar. Porém, essa jornada pode ser bastante desafiadora caso você não leve alguns pontos importantes em consideração. Uma das tarefas essenciais nesse processo é a criação da Lista de Material de Construção.

Essa lista serve como a espinha dorsal do seu projeto, garantindo que você tenha todos os recursos necessários à mão, além de economizar tempo e dinheiro (o que é sempre ótimo, né?). Então, aqui vão algumas dicas para você criar a sua.

Man Picking Up Bricks After Building A Brick Wall 2022 11 03 10 43 38 Utc

1. Avalie o Projeto

Antes de começar a elaboração da lista, é fundamental realizar uma avaliação do escopo da obra ou reforma. Essa análise deve englobar não só os planos de construção, mas também detalhes das dimensões, os tipos de acabamento desejados e quaisquer outras necessidades. Quanto mais minuciosa for essa pesquisa, mais precisa será a sua lista.

Por exemplo, se a construção requer materiais específicos para isolamento térmico, acústico ou impermeabilização, ajuste sua lista de acordo com esses pontos. É claro, não é uma tarefa fácil. Por isso, considere a ajuda de algum profissional mais especializado para montar a sua lista de material de construção.

2. O Que Vai Precisar

Entre os produtos mais comuns na lista estão os tijolos e blocos. Componentes essenciais em projetos de construção, proporcionando resistência e estabilidade. E o cimento não fica para trás! É usado na preparação de concreto e argamassa, que une tijolos, blocos e pedras.

Já as tintas são importantíssimas para dar um novo visual depois das modificações serem feitas. E por último, os pisos influenciam diretamente na estética e o conforto do espaço. Cerâmica, porcelanato, laminado ou vinílico são ótimas opções, cada uma com suas vantagens e requisitos específicos. Escolha de acordo com a função, o estilo e a manutenção desejada para o ambiente.

E acabou? Não é bem assim! Esses são alguns dos materiais mais comuns para se ter na lista, mas é claro que tudo vai depender do que se trata a sua obra. Por isso, o tópico 1 é extremamente importante. Na dúvida, volte para lá.

Cropped View Of Painter Taking Yellow Paint From Can With Paintbrush

3. Materiais de Qualidade

Investir um pouco mais para se ter mais qualidade pode inclusive, gerar uma economia com reparos e manutenção ao final do projeto. Ao escolher uma tinta de parede com qualidade superior, você terá maior durabilidade e menos retoques ao longo dos anos.

E o melhor de tudo é que na Chatuba você sempre encontra os melhores materiais de construção para a sua lista, sempre com alta qualidade e com os menores preços. Chegou na etapa 3? Confira o nosso site ou então, visite uma das nossas lojas.

4. A Quantidade Ideal

Está quase na hora de colocar a mão na massa! Mas calma que ainda tem uma tarefa, e das mais importantes: determinar a quantidade correta dos materiais. A medida ideal para evitar passar do ponto ou a necessidade de fazer uma nova compra robusta não é fácil de se chegar.

Você deve considerar fatores como o tamanho das áreas a serem revestidas, as dimensões dos espaços a serem construídos ou pintados, entre outros. Muitas vezes, é útil contar com a orientação de um profissional para fazer esses cálculos com precisão.

Mas uma boa dica para acertar na medida é calcular as áreas em metros quadrados (m²) para materiais como tintas, revestimentos de piso e azulejos. Para concreto, argamassa e cimento, calcule os volumes em metros cúbicos (m³). Existem calculadoras online que podem te ajudar nesses cálculos.

Outra boa dica é ter em mente o “desperdício”, já que algo sempre pode ocorrer de errado em uma obra e será importante ter materiais extras nessa hora. Geralmente, é recomendável adicionar de 10% a 20% a mais à quantidade calculada para compensar.  Por último, consulte as Especificações do Fabricante.

Male Builder Painting Wall In House Under Construction

Ufa, nem foi tão difícil assim, foi? Com planejamento, uma pesquisa com bons olhos e atenção aos detalhes, você com certeza vai economizar tempo e dinheiro, enquanto finaliza o seu projeto com sucesso! E para ver mais informações e orientações valiosas sobre construção e reforma, continue acompanhando nosso blog. Aqui você sempre encontra dicas de todas as etapas da obra: 

Vantagens do piso Porcelanato e onde usar

Argamassa e Rejunte: diferenças, usos e aplicações

Manual dos Pais para Pintura de Quarto de Criança



Compartilhe:

VEJA TAMBÉM