Dicas preciosas para economizar tinta na sua reforma

1041 VISUALIZAÇÕES
Pintura imagem principal blog

Quem nunca viu aquela lata de tinta quase cheia na garagem? Na jornada emocionante de uma reforma, economizar tinta é uma maneira inteligente de manter o orçamento sob controle enquanto transforma seus espaços. Mas como fazer isso sem comprometer a qualidade e a estética do projeto? Bem, para obter a resposta dessa pergunta, você está no lugar certo!

Vamos te ajudar com dicas preciosas para otimizar o uso da tinta, reduzir desperdícios e, ao mesmo tempo, conquistar grandes resultados na sua reforma. Afinal, economizar tinta não significa abrir mão da criatividade e do estilo. Vamos descobrir juntos como fazer mais com menos!Save Money

Escolha a tinta correta para o projeto

Escolher a tinta adequada é o primeiro passo essencial para economizar tinta em sua reforma. Já que a tonalidade errada, além de prejudicar o resultado esperado, pode acarretar a necessidade da compra de outro produto, em busca da cor ideal.

Tendo isso em mente, é importante entender também que cada projeto e superfície têm necessidades específicas. Por isso, tenha atenção ao tipo de superfície que você está pintando, seja madeira, gesso, metal ou alvenaria, e selecione a tinta compatível.

Além disso, considere o ambiente em que a pintura será realizada, se é uma área interna ou externa, pois isso também vai influenciar na escolha da tinta. Avalie as necessidades de acabamento, como fosco, semi-brilho ou brilhante, para garantir que o resultado final atenda às suas expectativas.

Faça a estimativa da quantidade necessária

Antes de mergulhar em sua reforma, a chave para economizar tinta está em um bom planejamento. Comece avaliando a área a ser pintada e, com precisão, estime a quantidade de tinta necessária. É claro que, dependendo da sua experiência, essa não é a tarefa mais fácil, porém você sempre pode pedir ajuda a profissionais experientes ou aos especialistas da Chatuba.

Também considere fatores como a textura da superfície, a porosidade das paredes e o número de demãos necessárias. Com um plano em mãos, você vai estar no caminho certo para economizar tinta, tempo e recursos.

Prepare a superfície e use técnicas para economizar

A preparação adequada das superfícies é um passo crucial para economizar tinta durante sua reforma. Isso porque um trabalho de preparação bem executado não apenas economiza tinta, mas também resulta em uma aparência final mais profissional e duradoura.

Portanto, certifique-se de que as paredes e superfícies estejam limpas, secas e livres de poeira, sujeira ou mofo. Repare qualquer rachadura ou imperfeição, pois isso não apenas garante uma aplicação mais suave da tinta, mas também evita que você aplique camadas adicionais desnecessárias. Por fim, lixe superfícies ásperas e use um primer quando necessário.Construction Worker Painting Primer White Color On 2022 11 04 23 50 50 Utc (1)

Evite erros comuns durante a aplicação

A aplicação da tinta pode ser uma etapa delicada e propensa a erros, mas com os acessórios para pintura corretos, você pode evitar desperdícios e retrabalhos. Primeiramente, carregue seu pincel ou rolo com uma quantidade moderada de tinta, evitando o excesso que leva a respingos e escorrimentos. Trabalhe de cima para baixo em movimentos suaves e uniformes, evitando aplicar pressão excessiva que possa causar acúmulo de tinta.

Não esqueça de utilizar fita adesiva de pintor nas bordas para criar linhas limpas e evitar manchas em áreas indesejadas e tenha atenção a qualquer umidade excessiva no ambiente, pois isso pode interferir na aderência e no resultado final.

Dicas de manutenção

Após concluir sua reforma, pode ser que você tenha tinta sobrando. E agora, o que fazer?

  • Para economizar recursos e estar preparado para pequenos retoques ou futuras necessidades, é essencial armazenar a tinta adequadamente. Então, feche bem a embalagem para evitar a exposição ao ar, o que pode levar ao ressecamento da tinta, além de deixar a lata em local fresco e seco, longe de mudanças extremas de temperatura. 
  • Se for preciso, rotule a embalagem com informações sobre a cor, data de compra e local de aplicação original. Ah, e periodicamente, agite a tinta armazenada para mantê-la homogênea.
  • Evite esfregar ou limpar as paredes imediatamente após a pintura, pois a tinta precisa de tempo para secar completamente. Quando for necessário limpar, use um pano macio e úmido para evitar desgaste prematuro.
  • Mantenha uma pequena quantidade da tinta utilizada para possíveis retoques.

Cans Of Paint.

Para saber mais sobre construção e muito mais, confira outras dicas abaixo:

Psicologia das cores: qual a melhor para cada ambiente

A iluminação interfere na cor do ambiente. Entenda!

Acabamento de tinta: confira tudo com a Suvinil

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM