Importância do conduíte elétrico e seus modelos

3513 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

O conduíte elétrico, também conhecido como eletroduto, é uma espécie de tubo que pode ser de plástico flexível ou rígido, metal galvanizado ou aço. Sua função principal é conduzir os fios elétricos dentro ou fora da parede, de modo que eles sejam protegidos de influências externas. No artigo de hoje da Chatuba, você entende qual a importância do conduíte no projeto elétrico e os melhores modelos encontrados no mercado. Confira!

Entendendo a importância do conduíte elétrico

Como foi dito anteriormente, a principal função do conduíte elétrico é conduzir os fios de forma segura. Alguns modelos são produzidos com materiais isolantes, tornando-se assim anti-chamas. Por isso ele é tão essencial para seu imóvel. Mas, obviamente, a instalação correta da fiação, feita por profissionais, é uma garantia mais efetiva de proteção.

A utilização de conduítes elétricos é obrigatória na construção civil. Inclusive, existem normas sobre sua utilização e recomendações de uso na ABNT NBR 15465.

Uma curiosidade sobre o conduíte elétrico é que a maioria dos produtos são amigos do meio ambiente. Para estarem de acordo com a ABNT citada acima, eles precisam ser produzidos com materiais recicláveis e têm durabilidade de mais de 50 anos.

Modelos de conduíte elétrico

conduíte elétrico de metal

1. Flexível corrugado

É o modelo mais popular de conduíte elétrico e é este modelo que ilustra a capa do nosso artigo. Geralmente é feito de material PVC, possuindo isolante térmico e anti umidade, além de proteção anti-chamas. É muito utilizado em paredes por ser mais fácil de instalar e mais durável.

2. Flexível plano

Possui exatamente as mesmas características do que o modelo de conduíte elétrico citado acima. O que difere é que um é corrugado e outro é plano. Sim, apenas isso. Ele é menos comum em propagandas, por isso algumas pessoas nem sabem da existência de tal modelo no mercado.

3. Rígido

É muito encontrado em pisos, lajes e superfícies de concreto. Isso se dá ao fato de que o produto é mais resistente a choques externos. Seu manuseio é mais difícil do que o dos modelos acima. Entretanto, por ser rígido, ele se torna mais resistente.

4. Metal e aço

Os conduítes de metal e aço são mais utilizados em áreas externas. Principalmente o de ferro galvanizado a fogo, porque ele não corre o risco de enferrujar. Em geral, tem 20 anos de vida útil.

Conduíte de qualidade você encontra na Chatuba!

Em nossas lojas de materiais de construção você encontra conduíte elétrico flexível ou rígido pelos melhores preços do mercado. Confira nosso encarte e encontre as promoções ideais para você! Para comprar, basta ir até uma de nossas 6 lojas pelo Rio de Janeiro e aproveitar!

  • Mega Chatuba Dutra – Rodovia Presidente Dutra, 11.500 – (Dutra, sentido SP)
  • Jacarepaguá – Estrada dos Bandeirantes, 1430/Lj A (Mercadão de Jacarepaguá)
  • Nilópolis – Estrada Getúlio de Moura, 2.563 (junto à Estação de Trem)
  • Santa Cruz – Rua Felipe Cardoso, 1.150 (próximo ao Shopping)
  • Realengo – Avenida Santa Cruz, 1.301 (próximo à Praça de Realengo)
  • Nova Iguaçu – Rua Frutuoso Rangel, 200 (Rua da Prefeitura)

Em nosso blog, confira outros artigos exclusivos sobre eletricidade:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM