Como realizar a instalação de porcelanato em grandes formatos?

3294 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

O porcelanato é uma peça chave para criação de ambientes aconchegantes e personalizados, principalmente pela possibilidade de imitar materiais como madeira, mármore e concreto. Uma grande tendência atual é o uso dos maxi formatos, que permitem que o rejunte fique menos aparente e causam uma sensação de amplitude no espaço. Entretanto, para que a obra seja um sucesso, a instalação de porcelanato feita de maneira correta é imprescindível.

É isso que a Chatuba Materiais de Construção te ensina no artigo de hoje. Fique atento e junte os materiais para começar a obra!

Instalação de porcelanato em grandes formatos da maneira correta

Independentemente do tipo de porcelanato em grandes formatos escolhido, eles proporcionam leveza e são capazes de criar projetos diferenciados e modernos em qualquer ambiente. Mas, como dito anteriormente, a instalação de porcelanato executada de forma correta é primordial para que o acabamento fique perfeito. Abaixo, confira o passo a passo da execução.

1- Antes da aplicação

Antes da instalação de porcelanato em grandes formatos ser realizada, é importante verificar se a superfície se encontra sem irregularidades e nivelada. Caso esteja, é necessário deixar o espaço liso, limpo, seco e livre de qualquer mancha.

Outro ponto importante na instalação de porcelanato em grandes formatos é olhar no projeto como o piso ficará disposto e tomar a decisão correta sobre por onde começar.

2- Armazenamento

Você deve armazenar as peças em um local livre de umidade e próximo à área em que ele vai ser instalado. Quando menos as peças forem manuseadas, melhor. Pois o risco de queda diminui.
Lembre-se que pelo fato das peças serem de grandes formatos, o transporte não é simples. Mas já são encontrados no mercado peças que facilitam essa tarefa.

3- Aplicação com dupla colagem

É determinado pela NBR 13753 e 13754 que todas as placas cerâmicas de tamanho igual ou superior 900 cm² sejam assentadas com dupla colagem, com o auxílio de uma desempenadeira dentada. No caso da instalação de porcelanato em grandes formatos, é fundamental que essa técnica seja atendida.

A dupla colagem é a aplicação de argamassa na base (piso ou parede) e também no verso da cerâmica. Com isso, é possível uma aderência melhor durante o assentamento.

4- Argamassa

A escolha do tipo de argamassa para revestimento é imprescindível para a instalação de porcelanato em grandes formatos. Inclusive, existem argamassas ideais para esses formatos. Elas garantem uma boa aderência das peças.

5- Assentamento

instalação de porcelanato na instalação de porcelanato

Faça uso de ventosas para aplicar as peças cuidadosamente sobre a argamassa. Com um martelo de borracha, dê leves batidas para o assentamento completo.

6- Ajuste das peças

assentar na instalação de porcelanato

Com as peças no seu devido lugar, utilize o espaçador entre uma peça e outra. Em seguida, faça o ajuste para que ela fique encostada corretamente no espaçador e deixe tudo alinhado.

Onde comprar porcelanato em grandes formatos?

Se você deseja fazer a instalação de porcelanato em grandes formatos conte com a Chatuba para adquirir as peças. Somos uma loja de materiais de construção com o melhor preço do Rio de Janeiro. Visite uma das nossas unidades e escolha as peças e os materiais de construção que mais se encaixam no seu projeto.

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM