Conheça os tipos de argamassa ideais para revestimentos

4278 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

Uma construção perfeita é fruto de um ótimo serviço de mão de obra aliado a materiais de qualidade. Para realizar uma boa obra é indispensável utilizar a argamassa para unir e impermeabilizar materiais, como o porcelanato. Há no mercado quatro tipos de argamassa ideais para determinados revestimentos.

É indispensável que você saiba os traços de argamassa e a composição mais adequada para cada tipo de piso. A escolha da massa correta garante máxima aderência às superfícies e alta qualidade no resultado final da reforma.

Neste artigo da Chatuba, você conhece os tipos de argamassa específicos para cada revestimento. Confira!

Quais tipos de argamassa utilizar em cada revestimento?

Argamassa para porcelanato

 os tipos de argamassa para porcelanato

Os porcelanatos que possuem fundo com base escura aderem melhor quando assentados com argamassas tipo AC II. Entre os tipos de argamassa disponíveis, este é o que mais facilita o assentamento do porcelanato. A AC II possui uma secagem mais lenta. Ou seja, após 20 minutos da aplicação do material é possível alinhá-lo para assentar o piso de forma impecável.

Para assentamento de porcelanato em peças de até 60×60 cm, o ideal é optar por argamassa branca (AC II). Porcelanatos em grandes formatos (até 100 cm x 300 cm) necessitam de composições mais resistentes e que possuam uma aderência maior, como a AC III. Para ambos os tipos, a recomendação é retirar o excesso de argamassa antes do rejuntamento.

Caso seja utilizada uma argamassa inadequada, que não possua aderência suficiente ou que seja específica para outro tipo de revestimento, o piso pode desprender. Por isso, fique atento às classificações existentes no mercado e escolha uma marca de confiança para realizar a compra do material.

Um ótimo produto é a Argamassa Porcelanato Interno Ligamax Gold-Grês 20 kg, perfeita para agir como agente colante em pisos, paredes e fachadas. Ela é indicada para o assentamento de revestimentos do tipo grês, porcelanatos internos e painéis de gesso (Drywall) em paredes de ambientes em interiores.

Argamassa para piso sobre piso

tipos de argamassa para piso sobre piso

A sobreposição de revestimentos novos sobre antigos é uma técnica bastante aplicada para modificar os ambientes. O método é vantajoso, pois não há necessidade de quebrar a base antiga para pôr uma nova. Alguns cuidados específicos devem ser praticados para não estragar a superfície. Para isso, há no mercado argamassa para revestimentos de piso sobre piso.

A Argamassa Cimentcola Interna Piso Sobre Piso Interno Branca 20 kg foi desenvolvida especialmente para sobreposição de cerâmicas e porcelanatos em áreas internas. Ela já está pronta para uso e possui uma secagem rápida, ideal para pisos e paredes internas. Pode ser utilizada para revestimentos de até 60 x 60 cm no caso de sobreposições e 80 x 80 cm em base comum.

Argamassa para cerâmica

tipos de argamassa para cerâmica

Para assentamentos de cerâmicas podem ser utilizados os tipos de argamassa AC I, AC II e AC III, nas cores cinza ou branca. A Argamassa Cimentcola Interna AC I 20 kg é perfeita para o assentamento de cerâmicas em pisos e paredes de áreas internas com tamanho máximo de 50 cm x 50 cm. Já para assentamento de placas cerâmicas de até 60 cm x 60 cm, em locais externos, é indicado o tipo AC II.

Argamassa para granito

Para assentamentos de granito em áreas externas, pode-se aplicar argamassa tipo AC III em todos os casos. Em superfícies que não receberão tinta, o tipo AC II é mais indicado. A argamassa colante de alta aderência pode ser utilizada em locais com grande tráfego de pessoas, como shoppings, restaurantes e universidades.

Como comprar a argamassa ideal?

É fundamental conhecer os tipos de argamassa e escolher a categoria ideal para que as superfícies não sofram quedas de peças, infiltrações e buracos. Esses problemas ocorrem devido a erros na aplicação do revestimento, excesso de água na mistura do pó, entre outras irregularidades. Portanto, é altamente recomendável comprar a argamassa junto com o revestimento. Os vendedores da loja de materiais de construção podem te indicar os melhores materiais para serem trabalhados juntos.

Se você procura uma loja de confiança para adquirir argamassa, conte com a Chatuba! Somos uma empresa tradicional, referência em venda de materiais de construção com mais de 50 anos de mercado. Trabalhamos com as melhores marcas e entregamos em todo o Rio, Grande Rio, Região Serrana, Região dos Lagos, Niterói, São Gonçalo e Costa Verde. Entre em contato conosco e conheça nosso catálogo.

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM