Seja em construções residenciais ou comerciais, telhas danificadas geram uma série de problemas que podem comprometer os elementos estruturais da construção. Nesse sentido, a boa instalação do telhado é de extrema importância para a segurança e o sucesso do seu projeto. Portanto, se você está planejando reformar ou construir a cobertura do seu imóvel e não sabe por onde começar, não se preocupe! A Chatuba entende como essa fase pode parecer complicada, por isso, conversamos com o especialista Vander de Paula, que é mestre de obra, e montamos juntos um guia completo para ajudar você nesse momento. Confira!
1.Segurança em primeiro lugar:
Antes de mais nada, assim como em qualquer outro trabalho dentro da construção civil, para executar a instalação de telhas o profissional deve fazer o uso imprescindível dos equipamentos de proteção individual (EPIs). “Sempre há risco de quedas, afinal, trabalhar considerando uma certa altura do chão exige cuidados. É fundamental que sejam adotadas medidas preventivas e a Chatuba tem uma enorme variedade de produtos que prezam pela nossa segurança”, afirma.
Clique aqui e veja a nossa seleção de EPI’s
2.Escolha o tipo de telhado:
Definitivamente, conhecer os principais tipos de telhado é o primeiro passo! “Nesse momento, alguns fatores devem ser levados em conta antes de qualquer decisão. Em outras palavras, questões como a estrutura atual do imóvel, orçamento e gosto pessoal são fundamentais. Atualmente, o mercado tem uma extensa variedade de produtos e os mais utilizados são os de PVC, fibrocimento, barro, fibra vegetal ou polipropileno”, revela.
3.Agora, confira as principais etapas de instalação do telhado:
Sem dúvidas, conhecer todos os estágios da construção de uma cobertura é a melhor maneira de acompanhar o andamento do projeto com segurança e excelência.
Estrutura:
Acima de tudo, é importante preparar corretamente a estrutura que dará o suporte às telhas escolhidas. Cada modelo possui um vão livre máximo, que é a distância entre os apoios que sustentarão as telhas. Lembre-se de conferir esse espaçamento antes da instalação. Em seguida, é necessário garantir que a inclinação projetada seja capaz de escoar a água da chuva, evitando, assim, possíveis infiltrações. “Normalmente, as telhas de PVC e fibrocimento, por exemplo, necessitam de uma inclinação mínima de 18% a cada metro. Todavia, é importante destacar que cada modelo tem as suas especificações. Desse modo, você deve seguir as orientações disponíveis nos respectivos sites dos fabricantes”, reforça Vander.
Montagem:
Finalmente, chegou o momento de ver o telhado ganhando forma! A montagem deve ser feita em faixas, então, inicie posicionando o material a partir do beiral no sentido à cumeeira, ou seja, da parte mais baixa até a parte mais alta do telhado. Logo depois, marque e corte os pedaços que estejam sobrando para dar o acabamento. “Evite andar no telhado e utilize uma ripa de madeira sobre ele para se locomover. Outro ponto que vale ressaltar é a necessidade de conferir se todas as peças estão bem encaixadas e que não há nelas presença de fissuras ou rachaduras”, recomenda.
4.Por fim, conheça alguns materiais que você precisará para fazer a instalação de telhas:
Telha PVC Colonial Cerâmica 230X86cm Precon
Telha Ondulada RJ 6MM 3,66×1,10M Brasilit
Prego para Telha 18×27 1/2kg Gerdau
Furadeira de Impacto GSB450 127V Bosch
Martelo Unha 25MM Com Cabo De Fibra Vonder
Gostou das dicas?
Os produtos para a sua instalação de telhas estão disponíveis em todas as sete lojas da Chatuba, que podem ser encontradas em Nilópolis, Dutra, Realengo, Nova Iguaçu, Santa Cruz, Jacarepaguá e Barra da Tijuca. É possível comprar também por meio do televendas, no número (21) 4003-4456, pelo WhatsApp (21) 97002-6609, e ainda pelo nosso site.
No blog da Chatuba tem muitos outros artigos interessantes para grandes obras ou pequenas reformas. Estamos com você!
Para ler as últimas novidades, acesse os links:
Infiltrações nunca mais! Saiba como a impermeabilização é uma grande aliada para evitar o problema
Área externa renovada! Confira dicas e inspirações para escolher o piso ideal para o espaço
Créditos da foto em destaque:
Reprodução Brasilit