Instalação de telhas: especialista revela dicas para realizar o trabalho de forma fácil e segura

3321 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

Seja em construções residenciais ou comerciais, telhas danificadas geram uma série de problemas que podem comprometer os elementos estruturais da construção. Nesse sentido, a boa instalação do telhado é de extrema importância para a segurança e o sucesso do seu projeto. Portanto, se você está planejando reformar ou construir a cobertura do seu imóvel e não sabe por onde começar, não se preocupe! A Chatuba entende como essa fase pode parecer complicada, por isso, conversamos com o especialista Vander de Paula, que é mestre de obra, e montamos juntos um guia completo para ajudar você nesse momento. Confira!

1.Segurança em primeiro lugar:

Antes de mais nada, assim como em qualquer outro trabalho dentro da construção civil, para executar a instalação de telhas o profissional deve fazer o uso imprescindível dos equipamentos de proteção individual (EPIs). “Sempre há risco de quedas, afinal, trabalhar considerando uma certa altura do chão exige cuidados. É fundamental que sejam adotadas medidas preventivas e a Chatuba tem uma enorme variedade de produtos que prezam pela nossa segurança”, afirma.

Clique aqui e veja a nossa seleção de EPI’s

Vander de Paula

 

2.Escolha o tipo de telhado:

Definitivamente, conhecer os principais tipos de telhado é o primeiro passo! “Nesse momento, alguns fatores devem ser levados em conta antes de qualquer decisão. Em outras palavras, questões como a estrutura atual do imóvel, orçamento e gosto pessoal são fundamentais. Atualmente, o mercado tem uma extensa variedade de produtos e os mais utilizados são os de PVC, fibrocimento, barro, fibra vegetal ou polipropileno”, revela.

3.Agora, confira as principais etapas de instalação do telhado:

Sem dúvidas, conhecer todos os estágios da construção de uma cobertura é a melhor maneira de acompanhar o andamento do projeto com segurança e excelência.

Estrutura:

Acima de tudo, é importante preparar corretamente a estrutura que dará o suporte às telhas escolhidas. Cada modelo possui um vão livre máximo, que é a distância entre os apoios que sustentarão as telhas. Lembre-se de conferir esse espaçamento antes da instalação. Em seguida, é necessário garantir que a inclinação projetada seja capaz de escoar a água da chuva, evitando, assim, possíveis infiltrações. “Normalmente, as telhas de PVC e fibrocimento, por exemplo, necessitam de uma inclinação mínima de 18% a cada metro. Todavia, é importante destacar que cada modelo tem as suas especificações. Desse modo, você deve seguir as orientações disponíveis nos respectivos sites dos fabricantes”, reforça Vander.

Montagem:

Finalmente, chegou o momento de ver o telhado ganhando forma! A montagem deve ser feita em faixas, então, inicie posicionando o material a partir do beiral no sentido à cumeeira, ou seja, da parte mais baixa até a parte mais alta do telhado. Logo depois, marque e corte os pedaços que estejam sobrando para dar o acabamento. “Evite andar no telhado e utilize uma ripa de madeira sobre ele para se locomover. Outro ponto que vale ressaltar é a necessidade de conferir se todas as peças estão bem encaixadas e que não há nelas presença de fissuras ou rachaduras”, recomenda.

4.Por fim, conheça alguns materiais que você precisará para fazer a instalação de telhas:

Telha PVC Colonial Cerâmica 230X86cm Precon

Telha PVC colonial

Telha Ondulada RJ 6MM 3,66×1,10M Brasilit

Telha Ondulada Brasilit

Prego para Telha 18×27 1/2kg Gerdau

Prego para telha

Furadeira de Impacto GSB450 127V Bosch

Furadeira de Impacto

 

Martelo Unha 25MM Com Cabo De Fibra Vonder

Martelo com cabo de fibra

 

Gostou das dicas?

Os produtos para a sua instalação de telhas estão disponíveis em todas as sete lojas da Chatuba, que podem ser encontradas em Nilópolis, Dutra, Realengo, Nova Iguaçu, Santa Cruz, Jacarepaguá e Barra da Tijuca. É possível comprar também por meio do televendas, no número (21) 4003-4456, pelo WhatsApp (21) 97002-6609, e ainda pelo nosso site.

No blog da Chatuba tem muitos outros artigos interessantes para grandes obras ou pequenas reformas. Estamos com você!

Para ler as últimas novidades, acesse os links:

Infiltrações nunca mais! Saiba como a impermeabilização é uma grande aliada para evitar o problema

Inovação: ‘Especial Construir e Reformar’ da Chatuba traz ofertas incríveis que guiam consumidores em todas as etapas da obra

Área externa renovada! Confira dicas e inspirações para escolher o piso ideal para o espaço

 

Créditos da foto em destaque:

Reprodução Brasilit

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM