Vale a pena investir em telha de PVC? Descubra!

2330 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

(Foto/Reprodução: Manual Técnico Telhas de PVC – Site Precon. Acesso em 07/12/2020)

Os telhados protegem o espaço interno das edificações e garantem melhor conforto térmico residencial. Para criar a sua cobertura, usam-se telhas, peças produzidas com diferentes materiais e formatos. Atualmente, um dos modelos mais usados é a telha de PVC. Será que vale a pena investir nesse produto? É o que você confere hoje neste artigo da Chatuba!

Clique e navegue!

 

Telha de PVC: confira as principais informações sobre a peça

O que é?

A telha de PVC é uma peça utilizada na construção de telhados. Ou seja, é peça-chave na cobertura de casas e outras edificações.

O produto se apresenta como uma grande inovação no âmbito da construção civil. É uma novidade imperdível para os sistemas de cobertura, tanto para ambientes residenciais quanto para comerciais e industriais.

Cada vez mais, as telhas de PVC estão tomando o lugar que antes era ocupado por outros materiais, como ferro, fibrocimento e cerâmica. Atualmente, o material vem conquistando a preferência dos profissionais de obras e clientes por suas vantagens incríveis. Falaremos sobre elas mais à frente.

Fabricação

A telha de PVC é produzida com policloreto de vinila, material composto por 57% de cloro e 43% de eteno (derivado do petróleo).

A fórmula deste material possui base de resina de alta tecnologia, desenvolvida para ficar exposta à variação de temperatura. Este produto possui uma proteção de acrilato que confere brilho e reflexão dos raios UV. Sendo assim, mantém a cor das peças intacta por mais tempo, além de garantir outras propriedades benéficas.

Vantagens

A telha de PVC traz inúmeras vantagens aos clientes que optam por utilizá-la:

  1. beleza: o produto é lavável, impermeável e está disponível em vários modelos e cores. O visual do telhado se mantém impecável por muito mais tempo;
  2. economia: por serem leves e grandes, as telhas de PVC podem ser usadas em menor quantidade, garantindo economia de tempo e dinheiro;
  3. durabilidade: produto sólido e estável que apresenta ótima vedação e vida útil superior a 50 anos;
  4. segurança: o PVC é atóxico, inerte e atende às exigências brasileiras de segurança ao fogo da NBR 15575;
  5. resistência: material resistente à ação de fungos e bactérias, reagentes químicos, insetos, roedores, choques, variações de temperatura e intempéries (sol, chuva, vento, etc);
  6. versatilidade: o produto pode ser encontrado em vários modelos (ondulados, coloniais e trapezoidais), adequando-se, assim, a todos os tipos de cobertura;
  7. sustentabilidade: material 100% reciclável, ecologicamente correto e com processo de produção sustentável;
  8. conforto: o PVC possui baixo coeficiente de condução térmica e redução sonora, atestando condições ideais de temperatura e ruídos dentro do ambiente;
  9. facilidade de uso: produto leve e fácil de manusear, garantindo uma instalação rápida e prática do telhado.

Afinal, investir em telha de PVC vale a pena?

Após conhecermos todas as vantagens das telhas de PVC, já ficou claro o quanto esse material é benéfico para a construção civil, certo? Pois bem, vale ressaltar que este é um dos produtos com melhor custo-benefício do mercado.

As telhas produzidas em PVC são maiores que as telhas tradicionais feitas com outras matérias-primas. Por isso, demandam menor quantidade de material para concluir os projetos. Ou seja, optando pelo PVC, você gasta menos e garante economia na hora da compra.

Além disso, as telhas de PVC são mais leves que as outras alternativas, permitindo que o projeto fique pronto em curto espaço de tempo.

À vista disso e de todas as outras vantagens aqui listadas, dissemos que sim! A telha de PVC é um ótimo investimento para você. E mais: ela pode ser aplicada em diversos locais, como residências, edifícios comerciais, empresas, estabelecimentos, etc.

Como calcular a quantidade certa de telha?

A quantidade de telha que você irá precisar para fazer o telhado deve ser planejada com muito cuidado. A medida exata não pode ser calculada somente pela planta do imóvel, por exemplo. Afinal, telhados são inclinados e exigem medidas diagonais, que são maiores que as horizontais. Além disso, é preciso considerar o beiral ao redor da edificação, caso ele exista. Aprenda como fazer o cálculo correto na sequência.

1- Área a ser coberta (incluindo o beiral)

Em algumas propriedades, é comum a existência do beiral, um prolongamento do telhado que se estende para fora da parede externa. Para descobrir a área total do telhado, siga a fórmula abaixo:

Largura x Comprimento = Área Plana
12 m x 8 m = 96 m²

Neste caso, a área plana do projeto é 96 m².

2- Fator de correção

O fator de correção (FC) é um valor que varia conforme o percentual de inclinação do telhado. Essa informação é fundamental para descobrir a área inclinada. Para fazer esse cálculo, verifique a inclinação do seu telhado. Por exemplo, uma inclinação de 30% possui fator de correção de 1,044. Mediante esses dados, vamos ao cálculo:

Área plana x F.C = Área inclinada
96 m² x 1,044 F.C = 100,22 m²

Então, a área inclinada total do projeto é de 100,22 m².

3- Consumo da telha

Cada tipo de telha possui uma inclinação e um número de peças utilizadas por metro quadrado. Sendo assim, verifique o modelo de telha que você comprou e fique atento às informações contidas na embalagem.

Vamos ao exemplo: uma telha romana possui inclinação mínima de 30% e 16 unidades dela cobrem um metro quadrado.

Área inclinada x Número de peças por m² = Quantidade de telha
100,22 m² x 16 = 1.603,58

Arredondando o número obtido para cima, chegamos à conclusão que são necessárias 1.604 telhas para cobrir o telhado.

#DicaChatuba: compre sempre uma quantidade a mais de telhas para ter no seu estoque. Às vezes, os lotes de telhas possuem pequenas variações nas suas medidas. Caso você precise de um complemento de peças, é provável que o lote que você comprou anteriormente não exista mais. Então, para não correr o risco de ter inconformidades no seu projeto, compre entre 10% a 15% a mais de telhas.

Confira as melhores opções de telhas de PVC da Chatuba

A Chatuba Materiais de Construção possui uma grande variedade de telhas em seu catálogo. Separamos as melhores opções abaixo. Confira!

1. Telha PVC Colonial Cerâmica 230X86cm Precon

Telha PVC Colonial Cerâmica

A Telha PVC Colonial Cerâmica 230X86cm Precon é ideal para todos os tipos de coberturas. Seu formato colonial traz um visual clássico, porém com alta tecnologia implementada à sua fabricação. Esta peça é feita em chapas de dupla camada de PVC modificado, com proteção UV e modificadores de impacto. A beleza e durabilidade estão entre as suas principais vantagens!

2. Telha PVC Colonial Marfim 230X86cm Precon

Telha PVC Colonial Marfim

A Telha PVC Colonial Marfim 230X86cm Precon possui as mesmas características da opção anterior. Ademais, tem em sua camada externa um princípio antichamas, que confere baixa propagação de fogo e maior segurança. E, também, alta durabilidade da cor e resistência a intempéries por muitos anos. Seu uso é indicado para todos os tipos de edificações, principalmente residências.

Para conferir outras telhas, visite o nosso site! Aproveite e compre por lá mesmo, com toda a segurança necessária. Venha para a Chatuba sem sair de casa!

Gostou do conteúdo? No Blog da Chatuba você encontra uma seleção de artigos especiais sobre obras e reformas. Confira:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM