Jardim com refletor: detalhes importantes que você precisa saber

5480 VISUALIZAÇÕES
Ambientes Externos imagem principal blog

A iluminação caseira é um elemento muito importante para o máximo aproveitamento do projeto de paisagismo. Uma técnica que vem fazendo muito sucesso nesse cenário é a utilização de jardim com refletor de LED. O equipamento é responsável por destacar áreas específicas do quintal, direcionando a luz para pontos focais especiais. Assim, cria-se um efeito lindo e sofisticado no ambiente. Saiba tudo sobre esse projeto, a seguir.

Detalhes sobre o projeto de jardim com refletor de LED

jardim com refletor de led

Equipamento

O refletor de LED é uma luminária com sistema óptico, que funciona como um espelho. Assim como o seu nome sugere, a principal finalidade do equipamento é refletir a luz com foco em um ponto específico. Por isso, é ideal para ser utilizado em ambientes externos, como jardins e áreas de lazer.

A tecnologia LED agrega diversos benefícios ao usuário, como durabilidade, qualidade e economia. Outras vantagens são a vida útil mais longa do que as lâmpadas tradicionais, redução dos custos de manutenção e resistência a impactos.

Iluminação

Um jardim com refletor de LED permite várias possibilidades de utilização de luzes. A iluminação embutida no solo, por exemplo, é perfeita para enaltecer elementos verticais do paisagismo, como as palmeiras. Refletores que apontam para cima também geram o mesmo efeito.

É recomendado usar sempre refletores de luz branca, já que tons mais claros valorizam as cores naturais da vegetação. É aconselhável evitar a utilização de refletores coloridos, pois são considerados parte de uma técnica antiquada de iluminação.

Potência

É possível encontrar refletores de LED de 10 watts até 1.000 watts de potência. Esse é um detalhe importante que deve ser observado, afinal, escolher o modelo adequado faz toda a diferença no resultado final do projeto de iluminação.

Os modelos de 10 watts produzem aproximadamente 700 lúmens de fluxo luminoso. Logo, são adequados para efeitos em plantas e jardins pequenos, de até 10m². Enquanto isso, os modelos de 50 watts rendem 3.000 lúmens e são indicados para jardins maiores, condomínios e árvores grandes.

Temperatura de cor

Um jardim com refletor de LED pode ser iluminado com diferentes cores vindas da luz do equipamento. As tonalidades influenciam diretamente no clima do ambiente, logo, devem ser escolhidas com atenção.

As cores quentes, também chamadas de baixas, são aquelas mais amareladas. Promovem conforto, sofisticação e descanso para o olhar. Em contrapartida, as cores frias, como o branco, oferecem maior destaque a um elemento principal na paisagem.

Instalação

A disposição do jardim com refletor de LED deve ser feita cautelosamente para que o resultado saia como o esperado. Em suma, nesta etapa é decidida a posição das luzes em todo o perímetro do quintal.

Caso a intenção seja iluminar todo o jardim de modo uniforme, o ideal é optar pela instalação de postes com refletores. Agora, se o objetivo é ter efeito do tipo “selva”, com sombras e vultos, espalhar os refletores pela vegetação é o mais apropriado a se fazer.

Chafariz, esculturas e arbustos podem ser destacados com refletores com o feixe bem direcionado. Além, é claro, da famosa iluminação de baixo para cima para evidenciar os troncos das árvores mais altas.

Onde encontrar refletor de LED de qualidade?Refletor LED Startec & Co 6.500K

 

Um jardim com refletor de LED necessita, em primeiro lugar, de um bom equipamento para iluminar a vegetação. Nossa dica é usar o Refletor LED Startec & Co 6.500K. Você encontra esse produto incrível em qualquer loja da Chatuba Materiais de Construção, nas versões 30W ou 50W de potência. Inclusive, ele está em promoção no nosso encarte “Pinte Mais, Pague Menos”, com vigência até dia 29/10/2019. O que você está esperando? Aproveite!

Se você quer saber mais sobre iluminação em geral, acesse o blog da Chatuba. Já falamos sobre iluminação embutida, iluminação de interiores, dicas de iluminação para os cômodos da casa e muito mais. Confira!

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM