Acabou a obra e é hora da limpeza: confira cinco passos com dicas e cuidados que você precisa ter neste momento

2424 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

Não tem como fugir! Apesar da sensação de felicidade ao repaginar os ambientes da casa ou do próprio negócio, toda construção ou reforma gera aquela poeira, entulho e até mesmo alguns resíduos difíceis de remover. Nessa hora, a limpeza pós-obra entra em cena e, é preciso organizar e higienizar profundamente o local. Para isso, existem maquinários, produtos e utensílios específicos que auxiliam na remoção de manchas ou respingos de tinta, rejunte, cimento, poeira ou qualquer outro tipo de sujeira. Essa etapa costuma ser um pouco mais chata e desafiadora, entretanto, com planejamento e cuidados específicos é possível otimizar o processo. Pensando nisso, a Chatuba reuniu um passo a passo com dicas práticas de como fazer sua limpeza deixando tudo organizado, limpo e sem estragar os acabamentos.

Antes de mais nada, você precisará dos seguintes materiais:

Independente se é você que vai realizar a limpeza ou uma empresa especializada, o fundamental é entender que, para cada situação, você pode precisar de produtos ou equipamentos específicos. Bem como saber a necessidade de cada um deles para os diversos tipos de superfície e não danificar nada.

Em sua lista básica não pode faltar: baldes, panos, vassouras, rodos, sabão, luvas e calçados adequados. Alguns utensílios como as lavadoras de alta pressão, aspiradores de pó, MOPs e produtos específicos para limpar superfícies podem ser excelentes aliados nas tarefas. Na Chatuba, você encontra uma extensa variedade desses materiais e profissionais capacitados para orientar quais os materiais mais indicados para as suas necessidades.

Lavadora Alta Pressão: K1 Flex 1200W 220V Karcher

Aspirador de pó e líquidos: Basic 1300W 127V Karcher

Mop: Twister 6L Noviça

Limpa vidros: Spray 500ml Bellinzoni

Limpa Porcelanato: Limpeza Pesada 1L Bellinzoni

Limpeza pós-obra: Limpador Cortag 1 Litro

Limpa Rejunte: Duo Spray 500ml Bellinzoni

Luva Latex M Amarela Fixtil

Bota PVC Preta Cano Médio – 37 Fixtil

Máscara AT2400 Atlas

Confira agora o guia de como fazer a sua limpeza pós-obra:

Passo 1: Primeiramente, não se esqueça de utilizar equipamentos de proteção individual (EPI). Nesse sentido, eles oferecem segurança, reduzem as chances de acidentes domésticos e até mesmo alergias por contato com a pele.

Passo 2: Em seguida, organize os espaços e os utensílios necessários para limpar cada ambiente. Dessa forma, você precisará retirar os entulhos mais volumosos e remover ferramentas ou eventuais proteções de piso e paredes, de modo facilitar e agilizar o trabalho de limpeza.

Passo 3: Proteja as instalações, móveis e os acabamentos mais delicados. Definitivamente você não quer estragar nenhum, portanto, cubra tudo aquilo que deve ficar longe da água.

Passo 4: Utilize produtos adequados para cada espaço e superfície. Em outras palavras, fazer uma limpeza pós-obra é muito mais trabalhoso do que a faxina do dia a dia. Afinal, estamos falando de sujeiras que são mais difíceis de retirar. Em algumas situações pode ser necessário utilizar produtos específicos, indicados para a limpeza de diferentes tipos de resíduos.

Passo 5: Comece a limpar a partir das áreas mais afastadas até a entrada da casa. Assim, você poderá reunir toda a sujeira em um mesmo lugar. Outra dica importante é fazer a limpeza de cima para baixo para evitar retrabalho. Em síntese, comece pelo teto, luminárias, janelas, paredes, eventuais móveis e bancadas. Posteriormente, passe para a limpeza das superfícies inferiores, como pisos e escadas.

Agora que você já tem os materiais necessários e conhece o passo a passo mais indicado, chegou o momento da execução! Portanto, mão na massa, boa sorte e conte com a gente!

Gostou das dicas?

Todos esses produtos destacados estão disponíveis nas sete lojas da Chatuba, que podem ser encontradas em Nilópolis, Dutra, Realengo, Nova Iguaçu, Santa Cruz, Jacarepaguá e na recém-aberta na Barra da Tijuca. É possível comprar também por meio do Televendas, no número (21) 4003-4456, pelo WhatsApp (21) 97002-6609, e ainda pelo nosso site.

No blog da Chatuba você encontra diversos outros conteúdos valiosos para ajudar você no momento de uma grande obra ou pequenas reformas da casa ou do seu negócio.

Para ler as últimas novidades, acesse os links:

Pisos e Revestimentos: você sabe qual a diferença entre bold e retificado? Entenda no post de hoje!

Construir do zero requer planejamento! Confira o guia completo para o sucesso na execução da obra

Outubro Rosa: Chatuba promove campanha interna para conscientizar sobre a importância da prevenção ao câncer de mama

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM