Construir do zero requer planejamento! Confira o guia completo para o sucesso na execução da obra

1757 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

Construir do zero não é uma tarefa tão simples. Antes de tudo, você deve conhecer os processos necessários e ter um planejamento estruturado. Definitivamente, esses passos são fundamentais para garantir que a execução do projeto seja um sucesso. Essas etapas são, sobretudo, responsáveis por permitir que a sua obra seja entregue dentro do prazo e que o custo fique dentro do orçamento previsto. Além disso, investir em materiais de qualidade e contar com uma mão de obra qualificada também pode fazer toda a diferença! Dessa forma, se você precisa de um apoio para tirar o seu projeto do papel e não sabe por onde começar, confira o guia completo que a Chatuba preparou com seis passos de como planejar uma obra do zero.

Para te ajudar, conversamos com o especialista Edson Júnior, proprietário da Alle, uma empresa carioca do ramo de reforma, construção, marcenaria residencial e comercial. “Primeiramente, pesquise sobre os profissionais que você pretende contratar. Analise os portfólios e o tempo que eles atuam no mercado. Afinal, é muito importante buscar mão de obra de sua confiança. Lembre-se de que eles serão os principais responsáveis em garantir que o seu projeto fique de acordo com o que sonhou”, afirma Edson.

Projeto de arquitetura:

Contratado o profissional qualificado, então, ele colocará no papel todas as suas ideias e necessidades para estruturar o projeto de arquitetura. O arquiteto e urbanista é responsável por orientar, planejar e projetar tudo aquilo que você precisa conforme as condições do terreno. Bem como, auxiliar no aproveitamento do espaço e nas melhores escolhas de pisos, revestimentos, iluminação e decoração.

Estudo de viabilidade financeira da obra:

O estudo de viabilidade financeira leva em consideração o resultado econômico da construção. Em outras palavras, é um levantamento dos custos de projeto, documentação, execução, materiais e reserva de emergências. Após reunir todas essas informações e estruturá-las em um cronograma, é possível calcular a sua viabilidade.

Regularize a sua obra:

Para iniciar uma obra, é recomendado que você tenha em mãos o alvará de construção, o habite-se da obra e os comprovantes de pagamento das contribuições realizados ao longo da construção. Quando se trata de mudanças de estruturas – como por exemplo alvenaria, revestimentos, hidráulica e elétrica – é importante que esses pontos estejam de acordo com as normas vigentes de um responsável técnico. Todavia, estes documentos conterão dados importantes para a regularização.

Cronograma de execução de obra:

O cronograma servirá como guia para a gestão das atividades das diferentes etapas e com detalhes sobre a realização das tarefas. Nesse sentido, é um resumo do planejamento, com as datas, etapas determinadas e especificação de todos os pontos importantes da construção.

Sondagem do solo

A sondagem do solo é a etapa de reconhecimento e caracterização do terreno. De antemão, essas informações são fundamentais para identificação e classificação das diferentes camadas do solo. Assim como, o nível do lençol freático e a capacidade de carga ou resistência em várias profundidades. Atualmente, o procedimento é imprescindível para a realização do projeto estrutural e deve ser feito juntamente ao estudo topográfico do terreno.

Compra e armazenamento de material:

Por fim, chegou a hora de escolher as melhores marcas e comprar o material! Se você está em busca dos melhores materiais de construção para realizar qualquer tipo de obra, a Chatuba tem uma extensa variedade de produtos. Aqui, você encontra profissionais capacitados para orientar quais os materiais mais indicados para as suas necessidades. Como resultado, são preços acessíveis e qualidade de ponta. Em seguida à compra, vale destacar que eles devem ser armazenados de forma adequada até a utilização no projeto.

Cisterna 2800 Litros Equipada Acqualimp

Impermeabilizante Sika Top 107 Cinza 18kg Sika

Telha Plan de PVC Marfim 242X88cm Precon

Cimento CP-II 50kg Tupi

Areia Lavada Média 20KG Arckom

Tubo Soldável 25X6M Amanco

Agora que você já montou todo o planejamento e resolveu todas as partes burocráticas, chegou o momento da execução da sua obra! Portanto, boa sorte e conte com a gente!

Gostou das dicas?

Todos esses produtos destacados estão disponíveis nas sete lojas da Chatuba, que podem ser encontradas em Nilópolis, Dutra, Realengo, Nova Iguaçu, Santa Cruz, Jacarepaguá e na recém-aberta na Barra da Tijuca. É possível comprar também por meio do Televendas, no número (21) 4003-4456, pelo WhatsApp (21) 97002-6609, e ainda pelo nosso site.

No blog da Chatuba você encontra diversos outros conteúdos valiosos para ajudar você no momento de uma grande obra ou pequenas reformas da casa ou do seu negócio.

Para ler as últimas novidades, acesse os links:

Outubro Rosa: Chatuba promove campanha interna para conscientizar sobre a importância da prevenção ao câncer de mama

Semana do Pintor Chatuba: conheça as ofertas especiais, os maiores desafios e tendências da profissão nos dias de hoje

A bola da vez são as fitas de led! Confira o passo a passo de como instalar e usar essa nova tendência na decoração

 

Créditos da foto em destaque:

<a href=’https://br.freepik.com/fotos/negocio’>Negócio foto criado por pressfoto – br.freepik.com</a>

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM