A bola da vez são as fitas de led! Confira o passo a passo de como instalar e usar essa nova tendência na decoração

5474 VISUALIZAÇÕES
Faça você mesmo imagem principal blog

Um bom projeto de iluminação é uma das etapas fundamentais na decoração dos ambientes. Além de trazer funcionalidade para cada espaço da casa, ele possui grande importância no quesito estética. Nesse sentido, as fitas de LED têm se tornado a bola da vez, tanto pela praticidade de instalação, como pela versatilidade e capacidade de transformar positivamente qualquer ambiente, não é mesmo?! Se você ficou animado com a ideia, vem com a gente e confira o passo a passo da aplicação aqui no Blog da Chatuba.

Faça você mesmo:

Com as pessoas passando mais tempo em casa, surgiu a necessidade de tornar os ambientes ainda mais aconchegantes e funcionais. Por causa das medidas de restrição provocadas pela pandemia, muita gente aproveitou os momentos de lazer para colocar a mão na massa e foi aí que a tendência ‘faça você mesmo’ ganhou ainda mais força. Agora, mesmo com a flexibilização das atividades, o movimento continua fortalecido entre as pessoas, que aprenderam desde trocar uma lâmpada até fazer pequenas reformas em casa, desta forma, vai ser bem fácil aprender aqui com a gente como instalar sua fit de led e dar um up na decoração.

Primeiramente, você precisará dos seguintes materiais:

  • 1 rolo de fita LED;
  • 1 chave de fenda;
  • 1 driver;
  • 2 bornes.

O driver é um aparelho que liga as fitas de led à rede elétrica. Se você tentar ligar a fita direto na tomada, as luzinhas podem pifar por conta da oscilação de energia. Do mesmo modo, o borne serve para conectar os fios da fita e do driver.

Para facilitar, você pode comprar um kit que já venha com o rolo, o drive e os bornes. Em seguida, é só conferir se ele é ideal para voltagem da sua casa e ligar na tomada.

Confira o guia de como reproduzir esse DIY:

Passo 1:  Antes de mais nada, segurança é fundamental, portanto, desligue a rede elétrica para garantir que não vai levar nenhum choque!

Passo 2: Em seguida, você vai precisar medir o local que ficará a fita de LED. Geralmente, o produto já vem com marcas de corte, facilitando a personalização das medidas. Mas atenção para cortar certinho entre os módulos. Se fizer errado, o sistema de lâmpadas não vai funcionar.

Passo 3: Com o borne, faça a ligação entre a fita de LED e o driver. Use a chave de fenda para auxiliar. Lembre-se de conectar o positivo com o positivo, e o negativo com o negativo. Todavia, o ideal é conferir a forma de instalação na embalagem da fita.

Passo 4: De antemão, se o seu driver não acompanhar uma tomada, você vai precisar realizar a conexão. Para isso, use o segundo borne. Por último, conecte o drive na tomada e religue a rede elétrica.

Passo 5: Algumas fitas de LED acompanham um adesivo atrás. Nesse caso, é só fixar o produto onde quiser no ambiente. Caso elas não tenham esse adesivo, uma outra opção é utilizar uma fita dupla face para esta função.

Tipos de fita de LED:

A iluminação correta tem o poder de proporcionar efeitos de acordo com seu objetivo, seja para dar destaque à alguma obra de arte ou objeto, iluminar uniformemente ambientes completos ou para criar um clima mais intimista e aconchegante. Atualmente, o mercado tem disponível fitas de LED em diferentes versões.

Por exemplo, a luz fria serve para ambientes onde há uma necessidade maior de luminosidade. Normalmente, são mais indicadas para cozinhas, banheiros, áreas de serviço, áreas de trabalho ou escritório. Contudo, para a sala e o quarto de dormir você pode optar por modelos de luz quente, conferindo uma sensação maior de conforto.

Existem ainda os modelos coloridos, que são ideais para trazer um toque especial a áreas como as de piscina, por exemplo. A fita de LED RGB (Red, Green e Blue) é famosa porque proporciona a oportunidade de mudar a cor da iluminação por meio de um controle remoto. Como resultado, ela aumenta as possibilidades de deixar o ambiente do jeitinho que você quiser.

E aí, já está imaginando onde você vai instalar uma fita de LED na sua casa? Na Chatuba, você encontra várias opções do produto!

Veja a seleção incrível que você pode adquirir em nossas lojas:

Fita Led 2400K 12V 2M IP20 66W Danuri

Fita Led 6000K 2M IP65 10W Danuri

Fita Led RGB Com Driver 12V 20W Danuri

Os produtos estão disponíveis em todas as sete lojas da Chatuba, que podem ser encontradas em Nilópolis, Dutra, Realengo, Nova Iguaçu, Santa Cruz, Jacarepaguá e na recém-aberta na Barra da Tijuca. É possível comprar também por meio do Televendas, no número (21) 4003-4456, pelo WhatsApp (21) 97002-6609, e ainda pelo nosso site.

Gostou das dicas?

No blog da Chatuba você encontra diversos outros conteúdos valiosos para ajudar você no momento de uma grande obra ou pequenas reformas da casa ou do seu negócio. Conte com a gente!

Para ler as últimas novidades, acesse os links:

Campanha Renova Casa da Chatuba garante descontos e diversos prêmios especiais!

Pensou em pintar a casa, mas não sabe a quantidade de tinta necessária? Confira como fazer o cálculo por metro quadrado!

Vai morar sozinho? Confira 7 dicas do que comprar para sua casa nova

 

Créditos da foto em destaque:

<a href=’https://br.freepik.com/fotos/linha’>Linha foto criado por Racool_studio – br.freepik.com</a>

 

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM