Pintura em casa: como obter o melhor acabamento fosco?

2280 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

A finalização de uma pintura em casa depende de muitos fatores, como técnica da pessoa responsável pela obra e paciência para aguardar a secagem entre as demãos. A qualidade da tinta utilizada durante o processo também influencia bastante. Nesse sentido, podem ser escolhidos pigmentos mais brilhosos ou mais opacos, de acordo com a intenção final. Neste artigo, a Chatuba irá abordar o acabamento fosco e suas propriedades. Confira!

Acabamento fosco: entenda melhor!

acabamento fosco na pintura

Uma tinta com acabamento fosco tem como principal característica a ausência de brilho. A quantidade de resina em sua composição é menor. Por isso, não reflete diretamente a luz que o ambiente recebe. A pintura fica com um aspecto aveludado, ajudando a esconder perfeitamente os defeitos na parede.

Como possui uma maior cobertura em relação aos demais acabamentos, é muito indicada para efetuar pequenos retoques na pintura. Além disso, pode ser aplicada diretamente sobre alvenaria, gesso e outros tipos de superfícies. O resultado final é uma aparência mais uniforme em grandes áreas, com visual opaco e toque de elegância nas cores mais escuras.

A limpeza de tintas com acabamento fosco pode ser um pouco mais complicada por conta da sua porosidade natural. Por isso, é preciso avaliar o local que receberá a pintura e aplicar, no mínimo, duas demãos. Uma ótima dica é apostar nesse tipo de acabamento para projetos de interiores.

Considerações

  • O acabamento fosco pode ser encontrado em todos os tipos de tintas existentes no mercado. Há várias opções entre as tintas acrílica, esmalte e a óleo. Geralmente, todas elas possuem sua pigmentação na versão fosca;
  • a tinta fosca, ao entrar em contato com a água, pode embolorar. Por isso, não é indicada para ambientes úmidos, como banheiros e cozinhas;
  • por sua característica de alta cobertura, o acabamento fosco é mais indicado em casos de paredes com cores escuras;
  • aplicar a tinta fosca em uma parede com acabamento irregular pode melhorar bastante o aspecto da superfície;
  • a tinta fosca pode manchar com mais facilidade. Tenha atenção com os produtos aplicados sobre ela ou com possíveis acidentes envolvendo líquidos!

Adquira a tinta certa!

Tinta da Coral para acabamento fosco

A Decora Acrílico Premium Matte é uma tinta exclusiva da Coral com acabamento fosco! Possui cobertura total contra defeitos, erros e imperfeições nas paredes e confere uma finalização perfeita da pintura. Por ser uma tinta acrílica, apresenta a incrível vantagem de ser lavável — não é preciso mais se preocupar com o acúmulo de sujeira!

O produto está disponível em mais de 2.000 cores diferentes. Ele conta com a tecnologia paredes HD, que promove coloração mais viva e resistente às ações do tempo! Você a encontra em qualquer unidade da Chatuba, a sua loja de material de construção no Rio de Janeiro.

Aproveite as promoções do nosso encarte de maio e adquira a Decora Acrílico Premium Matte da Coral com preço exclusivo de lançamento! A vigência vai até o dia 02/06/2019. Não perca tempo! Vá até a loja da Chatuba mais próxima e garanta já os melhores materiais de construção para sua obra. Estamos te esperando!

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM