Dicas para pintura de fachadas de prédios

1281 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

As fachadas de prédios são as responsáveis pela primeira impressão causada em quem vê a construção de fora. Se não estiver bem acabada, é capaz da pessoa nunca mais querer voltar ali. Quando se trata de um prédio comercial ou residencial com apartamentos à venda, isso se torna mais requisitado. Por essa e muitas outras razões, investir na pintura deve ser uma das prioridades da construção.

Entenda, ao longo deste artigo, o porquê disso e o que pode ser feito.

Como realizar a pintura de fachadas de prédios

Existe um processo indicado por profissionais da área de arquitetura para quem deseja realizar pintura de fachadas de prédios. Passo a passo, abaixo, estão as lacunas a serem preenchidas antes, durante e após o processo. Elas atuam sobre as boas condições da construção, se existe possibilidade de uma pintura e como deve ser a manutenção.

Além disso, a seguir estão dicas que vão te ajudar desde o preparo do prédio, passando pela escolha de tinta e até os cuidados especiais. Atente-se e anote. Mudar o visual do prédio vai além da estética, influencia no bem-estar de quem ali frequenta.

Estado do revestimento

O primeiro passo, obviamente, é na análise da construção. De nada adianta investir em tintas, ferramentas e profissionais se a estrutura não possui qualidade para isso. O reboco já existente na construção precisa de possíveis correções. Além disso, trincas e fissuras na fachada são identificadas nesse momento e, então, resolvidas.

Momento ideal

O momento ideal para realizar a pintura da fachada predial também possui limites. Por depender de condições externas ligadas ao tempo, o projeto arquitetônico não é executado sem essa análise prévia. O mais indicado é o período entre abril e setembro por ser mais seco. Com limites para umidade e temperatura, fica mais fácil de realizar o trabalho com êxito.

Preparando a superfície

Com o projeto pronto e revestimento conferido, é hora de dar os primeiros passos da pintura. Para isso, a limpeza é intransferível. Realize a limpeza completa da fachada. Não só a fim de preparar para a pintura, mas o procedimento garante uma segurança maior para o prédio. Afinal, faz parte de um dos principais itens da manutenção periódica.

Tinta certa

A escolha da tinta atua diretamente no resultado e, logo, satisfação com o trabalho. O primeiro passo é testar a tinta antes de executar o trabalho todo. Isso ajuda a averiguar se o tom é o mais adequado para a fachada e também qual produto apresenta mais qualidade. A tinta precisa ser resistente às ações externas e só com o teste será possível verificar essa etapa. Veja quais são as tendências de cores, por exemplo os mais escuros que estão em alta no mercado.

Periodicidade

Bem como todo serviço, o de pintura também precisa de manutenção. O processo é aplicado a fim de verificar a estrutura e, obviamente, a pintura. Quanto à estrutura, voltamos ao passo de verificar estado do revestimento, sobre possíveis rachaduras ou outros danos. Após, a renovação da pintura. O processo é o mesmo até aqui. Todavia, para não surtir incômodos com aquela pintura antiga e já gasta, é preciso definir um período para manutenções. Por essa razão, a administração do prédio deve levantar pontos do financeiro e alinhar às demandas do projeto. Dependendo das leis do estado, a periodicidade pode ser aplicada a cada 5 anos, por exemplo. Consulte os órgãos regulamentadores!

Cuidados

Como visto, ações externas e naturais podem desgastar – ou delongar a vida útil – a pintura predial. Respeitando todos os procedimentos relacionados às averiguações e manutenções, a pintura de fachadas de prédios apresenta ótimos resultados. Um dos principais cuidados para essa etapa é contratar uma empresa especialista em pintura de fachadas. Com isso, toda a responsabilidade do serviço fica a encargo de profissionais da área.

 

Materiais necessários: como garantir a qualidade?

Neste artigo, foram apontados os principais tópicos acerca da pintura das fachadas de prédios. Entretanto, ainda é preciso garantir os materiais necessários e de qualidade para o serviço. Só na Chatuba você encontra as melhores tintas. Além de ferramentas necessárias, tanto para a execução, quanto para a manutenção.

Somos uma loja de material de construção com o atendimento e soluções que você precisa. Em nosso blog, você confere outros artigos exclusivos sobre impermeabilizante para parede, banheiro organizado, revestimento para casa e tipos de tubulações. Visite uma de nossas lojas e veja como podemos lhe ajudar!

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM