Reabertura do comércio: veja como se preparar para atender!

1580 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

No Rio de Janeiro, a primeira fase de reabertura do comércio foi decretada pelo prefeito Marcelo Crivella há mais de duas semanas. Para que ela funcionasse de forma gradativa, um calendário foi apresentado a fim de alertar a população e comerciantes. À vista disso, se você é dono ou gerente de um empreendimento que já voltou a funcionar ou irá voltar nos próximos dias, não pode deixar de conhecer quais equipamentos precisam ser revistos. Neste artigo, a Chatuba separou alguns deles. Prossiga a leitura e, ao final, veja como podemos te ajudar!

O que deve ser revisado para a reabertura do comércio?

1- Instalações elétricas

Profissional revisando instalações elétricas para reabertura do comércio

As instalações elétricas são compostas por cabos e fios, dentre outros itens que possuem índice de durabilidade. Ou seja, precisam ser sempre revistos para impedir curtos e outros problemas que retirem a capacidade de obter energia no ambiente.

Sendo assim, no contexto de reabertura do comércio, um checklist pode ser seguido para a eventual manutenção deste sistema. Veja abaixo.

  1. note a condição dos fios, veja se não há partes desencapadas;
  2. veja se condutores (conduítes) estão com a consistência adequada e livre de umidade;
  3. teste os órgãos de proteção (disjuntores e fusíveis) e caixa de derivação;
  4. acione e desacione os interruptores para comprovar o funcionamento adequado;
  5. avalie a condição das tomadas (retire poeira e teias de aranha, elas podem atrapalhar a condução elétrica).

Depois de seguidos estes passos, você pode garantir que a loja vai estar em boas condições para receber funcionários e clientes.

2- Sistemas de ar

Os sistemas de ar têm completa ligação com o bem-estar dos funcionários e clientes dentro do comércio. Em função do tempo em que o estabelecimento ficou fechado, é comum notar o acúmulo de poeira e outros detritos neste sistemas. Por isso, a limpeza de aparelhos de ar-condicionado, filtros de ar e demais equipamentos que fazem a filtragem do oxigênio no ambiente não pode ser dispensada.

Lembre-se: a higienização destes materiais não deve ser feita com produtos químicos. Use apenas água em abundância e sabão, caso necessário, para retirar todas as impurezas.

3- Sistema hidráulico

Assim como os demais sistemas, o hidráulico passa por planejamento antes de ser estruturado. Conta, portanto, com uma série de tubos e conexões por onde este item tem passagem contínua, o que permite a chegada até as torneiras para uso.

Veja quais componentes não podem ser dispensados na manutenção corretiva do sistema hidráulico durante a reabertura do comércio:

  • caixas d’água;
  • registros;
  • boias;
  • válvulas;
  • tubos e conexões.

Profissional revisando o sistema hidráulico para reabertura do comércio

4- Acabamento

Embora os sistemas e equipamentos sejam importantes, o posicionamento deles corresponde ao modelo de acabamento pretendido. Por consequência, a reabertura do comércio com acabamento perfeito tende a atrair mais clientes devido ao fato de ser entendido como sinônimo de cuidado com o ambiente.

Neste sentido, abaixo veja alguns acabamentos passíveis de sofrer desgaste em decorrência do tempo em que o estabelecimento estava fechado. Verifique-os durante a manutenção:

  • pintura;
  • pisos e revestimentos;
  • estruturas de madeira ou MDF (ex: rodapés);
  • acabamentos para válvula de descarga do banheiro.

Encontre tudo o que você precisa na Chatuba!

Entendeu quais são os itens que precisam de manutenção para operarem corretamente durante a reabertura do comércio? Conte com a nossa loja de materiais de construção para encontrá-los pelo melhor preço do mercado. Só na Chatuba você encontra tudo o que precisa para tornar seu estabelecimento preparado para receber clientes!

Aproveite para ler mais artigos com temas semelhantes a este em nosso blog. Encontre:

 

 

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM