Cuidados com ar-condicionado split que você não pode ignorar

2023 VISUALIZAÇÕES
Faça você mesmo imagem principal blog

Com o verão se aproximando, o brasileiro se reinventa a cada dia que passa em busca de formas de refrescar o ambiente. Não é uma surpresa para ninguém que o ar-condicionado se destaca nessa época do ano. Pensando em proporcionar um verão confortável em casa, a Chatuba preparou este artigo com os principais cuidados com ar-condicionado split. Modelo este que se destaca por conta da sua instalação simplificada e economia de energia. Acompanhe a leitura!

Anote aí: cuidados com ar-condicionado split

vento saindo do ar condicionado split

Filtros: limpeza e substituição

Dentre os cuidados com ar-condicionado split, ter atenção aos filtros é primordial. O artefato deve reter os elementos que circulam no ambiente. Localizado dentro do aparelho, na unidade evaporadora, o componente deve passar periodicamente por uma limpeza. A poeira acumulada por ocasionar malefícios à saúde.

Unidade condensadora

Quanto mais o ar-condicionado trabalha, mais a unidade condensadora se desgasta. É um processo natural. A cada semestre, é ideal que se faça uma limpeza cuidadosa sem danificar componentes do aparelho como compressor, ventilador, etc.

Gás refrigerante

Um dos elementos protagonistas no funcionamento do ar-condicionado, o gás refrigerante retira o calor do ambiente interno e o envia para o externo. Pode até ser que o equipamento esteja aparentemente sob perfeitas condições físicas, mas se o ambiente permanece com a mesma temperatura, é sinal que o fluido (gás refrigerante) precisa ser recarregado.

Conexões

São as constantes verificações nas conexões e outras fixações que garantem o correto escoamento de água e troca de temperaturas. Problemas neste setor são identificados a partir da presença de ruídos, mau cheiro, baixo resfriamento e goteira constante, por exemplo. Ao observar as falhas, a manutenção ocorre positivamente quando o assunto são os cuidados com ar-condicionado split.

Elétrica

Se o aparelho de ar-condicionado não estiver ligado à rede principal, isso pode ocasionar alguns problemas sérios (como curto-circuito). Para evitar transtornos do tipo, também é necessário avaliar revisões periódicas das instalações elétricas. Além de garantir segurança, esse é um dos cuidados com ar-condicionado split que proporciona um ótimo funcionamento do aparelho.

Temperatura ideal

Você sabia que existe uma maneira de equilibrar a temperatura do ar-condicionado? Essa prática, na verdade, é em prol da saúde do corpo humano, indo além dos cuidados com a estrutura do aparelho em si. Temperatura muito baixa deixa o ar seco e pode causar amigdalites, gripes e até sinusite. Achar uma temperatura equilibrada, que proporcione conforto para todos sem dificultar a realização de tarefas, é um dos cuidados com ar-condicionado split que você não pode ignorar.

Cuidados com o ambiente

Quando o ar-condicionado estiver ligado, mantenha portas e janelas fechadas. Caso contrário, a vida útil do equipamento é gravemente atingida. A explicação para isso é simples: para dar conta de um ambiente aberto, o ar-condicionado emana esforço exagerado, automaticamente, se desgastando.

Garanta um equipamento de qualidade!

pessoa ligando ar condicionado split

Agora que conhece os cuidados com ar-condicionado split, compre o seu nas lojas Chatuba! Somos uma loja de material de construção com tudo que você precisa! Entre em contato e faça-nos uma visita!

Aproveite que está em nosso blog e leia outros artigos exclusivos que já elaboramos. Por aqui, você encontra artigos sobre grandes formatos de porcelanato, diferenciais da caixa d’água Acqualimp, kit de louça saniatária, kits saniatários para banheiro corporativo e muito mais!

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM