Tudo que você precisa saber sobre grandes formatos de porcelanato

3966 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

A Chatuba Materiais de Construção se orgulha de disponibilizar o melhor conteúdo do mercado aos nossos clientes. Pensando nisso, criamos um artigo completo sobre a peça queridinha do momento: grandes formatos de porcelanato. Conheça os tipos e estilos encontrados no mercado, algumas das grandes marcas por trás dos nossos produtos e quais são as tendências que chegarão em 2020, de acordo com a Archtrends Portobello. Além disso, também te contamos as vantagens de escolher essas peças e como instalá-las. Imperdível, não é mesmo? Confira!

Clique e navegue!

Principais tipos de porcelanato

Porcelanato Polido

É o preferido dos consumidores. Tem uma textura lisa e um acabamento brilhante, permitindo uma aparência mais sofisticada aos ambientes em que é instalado. Costuma ser indicado para ambientes internos, como quartos, salas e cozinhas. Porém, é preciso atentar-se ao fato de que, por ser polido, é um tipo de piso mais escorregadio e não deve ser utilizado em áreas molhadas.

grandes formatos de porcelanato polido

Porcelanato acetinado

Diferente do modelo descrito acima, o porcelanato acetinado é fosco, menos brilhante e chama menos atenção. Ele proporciona uma sensação de aconchego e conforto aos cômodos. É indicado para ambientes internos de residências, assim como garagens, banheiros, salões de eventos e salas comerciais.

grandes formatos de porcelanato acetinado

Porcelanato Natural

Como o nome sugere, o modelo natural não passa por tantos processamentos quanto os outros. Ele não tem acabamento, o que proporciona um aspecto menos escorregadio. Isso faz com que ele seja ideal para áreas externas e molhadas.

grandes formatos de porcelanato natural

Porcelanato extrafino

O modelo extrafino de porcelanato possui uma espessura até três vezes menos quando comparado ao tipo comum. Entretanto, ele apresenta tanta resistência e durabilidade quanto os outros. Transforma qualquer ambiente com praticidade e modernidade. Pode ser utilizado em ambientes internos e externos.

grandes formatos de porcelanato extrafino

E os estilos?

Quando falamos de grandes formatos, escolher qual o estilo ideal para o seu ambiente pode se tornar um tanto complicado. O mercado disponibiliza as mais diversas opções, e como tomar uma decisão? Pensando nisso, a Chatuba separou os estilos de porcelanato mais bem avaliados do mercado, para te ajudar na sua escolha. Veja quais são.

1- Mármore

grandes formatos estilo mármore

O porcelanato com aspecto de mármore é uma referência clássica. Se tornou bem importante entre os arquitetos e decoradores nos últimos anos. Ele proporciona um belo visual nos ambientes trabalhados e, atualmente, é possível encontrar peças tão naturais que é difícil diferenciar o mármore natural e o porcelanato.

Por conta da alta qualidade de produção desse produto, foi extinta a ideia de que porcelanatos marmorizados só poderiam ser utilizados em projetos tradicionais e clássicos. Atualmente, é possível encontrá-los em espaços urbanos, minimalistas, contemporâneos e até industriais.

2- Pedras naturais

grandes formatos estilo Pedras

Outro tipo de porcelanato de tamanho grande que tem grande destaque, é o que reproduz fielmente a imagem de pedras naturais. Ele cria um visual leve e elegante. Você consegue encontrar as mais diversas versões, das mais diversas cores naturais.

3- Madeira

grandes formatos que imitam madeira

Se você quer a união entre sofisticação e sustentabilidade, o grande formato de efeito madeira é a sua escolha ideal. Ele reproduz fielmente as tábuas de madeira, sem a necessidade de desmatar o meio ambiente. Também é uma ótima opção para quem não tem dinheiro para investir nos altos valores dos pisos de madeira verdadeiros.

4- Concreto

grandes formatos estilo concreto

Muito utilizado em áreas externas e internas, o efeito concreto vem mudando de posicionamento nos últimos anos. É utilizado em projetos mais urbanos e ousados e pode ser combinado com outros estilos de forma singular.

5- Metal

grandes formatos estilo metal

Muito indicado para projetos ousados e contemporâneos, seja em pisos, paredes ou fachadas, o porcelanato com efeito metal traduz um design urbano e luxuoso. Ele é inovador no mercado e consegue, fielmente, reproduzir o aço do metal em peças industrializadas.

Quais são as principais marcas de porcelanato do mercado?

casal escolhendo entre as marcas de grandes formatos

1- Portobello

logo Portobello

A Portobello fica sediada em Tijucas, Santa Catarina e, hoje, consegue atender países dos cinco continentes com uma produção próxima aos 30 milhões de metros quadrados. Iniciou suas atividades em 1979 e é uma empresa que tem como compromisso crescer e inovar, democratizando o design.

O último lançamento da marca para grandes formatos foi a linha Home & You, que tem como variante os formatos 90×90, 60×120, 120×120 e 80×160. Veja os destaques de acordo com o site da Portobello.

  • Marmi Clássico

“A principal característica desse mármore são as formas orgânicas dos veios em ton sur ton, que imprimem suavidade e delicadeza ao desenho”. É uma reprodução do sofisticado mármore francês, em tons de cinza.

grandes formatos Marmi Clássico Portobello

  • Área White

Esse tom de porcelanato “representa a essência das cores puras e básicas que se opõem e se complementam em diversas escalas, colocando-se como matéria-prima para projetos únicos”.

grandes formatos Area White Portobello

  • Mineral

É a linha que traz o pantone básico da Portobello. “Atual, urbano, ideal para compor com diferentes materiais, ambientes de todos os estilos. Produtos tecnicamente adequados para todas as áreas de casa”.

ambiente decorado com grandes formatos Mineral da Portobello

  • Superquadra

A ideia deste estilo de mármore é criar linhas contínuas e não limitar espaços, com permeabilidade de movimento. A linha foi inspirada nas superquadras de Brasília.

grandes formatos Superquadra da Portobello

2- Delta Porcelanato

Logo da Delta porcelanato, vendedora de grandes formatos

A Delta Porcelanato está localizada no maior centro produtor de revestimentos cerâmicos da América Latina, com 12 linhas de produção de altíssima qualidade. Conta com diferenciais que fazem com que seus produtos se destaquem no mercado. Entre eles, podemos incluir nano tecnologia, efeito digital, aderência, resistência ao tráfego e resistência também às manchas d’água.

Os últimos lançamentos da marca para a linha Delta Porcelanato Elegance, possuem formato 50×100 e são indicados para pisos e paredes. Conheça mais sobre eles:

  • ERAMOSA BLACK POLIDO

grandes formatos do Eramosa Black

Pertence à coleção Vogue, que inclui composições ousadas e surpreendentes. É um porcelanato polido em tom de madeira escura e que proporciona uma elegância ousada ao ambiente.

  • GAUA IN

grandes formatos do Gaua

Diferentemente do produto citado acima, este porcelanato pertence à coleção Magma. Uma linha inspirada na beleza dos marmorizados. Seu acabamento é acetinado e ele remete ao clássico que os belos tons de bege são capazes de proporcionar.

  • MACAÚBAS AZUL POLIDO

grandes formatos do Macaúbas Azul

A beleza do rústico mármore cinza traduzida na elegância de um grande formato de porcelanato. Com acabamento polido, o Macaúbas Azul também pertence à coleção Magma, que tem como inspiração a beleza dos marmorizados.

  • NEVADO POLIDO

grandes formatos do Nevado

Como o nome já sugere, o tom Nevado possui acabamento polido e pertence à coleção Magma, assim como a Macaúbas e Gaua. Tem tons variados de branco, cinza e bege e se adequa aos mais variados ambientes.

  • TARUMÃ POLIDO

grandes formatos do Tarumã

Por último na linha de grandes formatos da Delta, mas não menos importante, temos o Tarumã. Um porcelanato polido pertencente à coleção Amazônica. Esta coleção visa traduzir a exuberância das madeiras amazônicas em gráficas e variadas tonalidades. Esta linha é perfeita para gerar elegância e sofisticação no ambiente.

3- Cerâmica Porto Ferreira

logo Cerâmica Porto Ferreira

A Cerâmica Porto Ferreira é mais uma das empresas de destaque no mercado quando se trata de grandes formatos de porcelanato. É focada em produzir e comercializar revestimentos cerâmicos de alta qualidade. Seus últimos lançamentos de grandes formatos são encontrados no tamanho 64×64, são acetinados retificados e possuem tons clássicos e suaves. Conheça mais:

  • Calacata Gold

grandes formatos do Calacata Gold

É um dos grandes formatos de porcelanato da Porto Ferreira. Variando em tons de cinza e branco, o Calacata Gold pode ser utilizado nos mais diversos ambientes da casa, incluindo cozinhas, banheiros, salas, dormitórios e áreas gourmet.

  • Coliseu

grandes formatos do porcelanato Coliseu

Mais uma opção clássica de grandes formatos da Porto Ferreira. Possui uma variação proposital de tonalidade em bege e é indicado para áreas residenciais internas, como banheiros, cozinhas, salas e dormitórios.

  • Cádis
  • Grandes formatos do Cádis

É um porcelanato em um belo e clássico tom de cinza. Assim como os anteriores, possui uma variação proposital de tonalidade. Apesar de ser indicado para áreas residenciais internas, é uma opção que se enquadra melhor em dormitórios e escritórios.

  • Urbe

grandes formatos do porcelanato Urbe

Assim como o porcelanato anterior, também possui variantes em tons de cinza. Porém, pode ser utilizado em cozinhas, banheiros, salas e dormitórios de uma forma geral. É capaz de compor um ambiente moderno e conceitual.

4- Eliane Revestimentos

Logo Eliane Revestimentos

A Eliane Revestimentos é uma das maiores produtoras de revestimentos cerâmicos do Brasil. São mais de 36 milhões de m² produzidos por ano e a empresa encontra-se presente em mais de 80 países. Apenas no nosso país, possui 6 unidades e tem como objetivo transformar o modo como as pessoas se relacionam com os espaços de convivência.

Os últimos lançamentos da marca para grandes formatos variam entre os tamanhos 120×120 e 120×240 e são inspirados em tons de mármore. Conheça mais sobre eles, a seguir.

  • Marmo Branco Po

Marmo Branco Po em grandes formatos

Este porcelanato polido esmaltado possui cor branca com ranhuras em cinza e é uma das novidades da Eliane Revestimentos para o mercado. Pode ser encontrado nos tamanhos 120×120 e 120×240. É indicado não só para áreas residenciais, como banheiros, salas, dormitórios, cozinhas, garagens e varandas cobertas, mas também para áreas comerciais sem acesso para rua.

  • Marmo Gris Po

grandes formatos do Porcelanato Marmo Gris Po

Pertence à mesma coleção da opção acima. A diferença é que o tom deste porcelanato é cinza. Também pode ser encontrado nos formatos 120×120 e 120×240. O Marmo Gris Po proporciona um tom mais urbano e moderno ao ambiente e também pode ser utilizado em áreas residenciais no geral e áreas comerciais sem acesso para rua.

  • Marmo Light Po

Grandes formatos do porcelanato Marmo Light Po

O último destaque da linha Marmo Po, assim como os anteriores, pode ser encontrado nos formatos 120×120 e 120×240. Sua cor destaque é bege e garante um conceito clássico ao ambiente. Assim como todas as opções da linha, pode ser utilizado em áreas comerciais sem acesso para rua e áreas residenciais internas ou cobertas.

5- Ceral Pisos

Logo Ceral Pisos

O Grupo Ceral está presente no mercado desde 1994. Está sediado em Cordeirópolis/SP, considerado o maior polo cerâmico das Américas. Tem como missão o desenvolvimento, aperfeiçoamento e produção de pisos cerâmicos com inovação tecnológica e padrões de qualidade.

Em 2019, a Ceral disponibilizou um catálogo de novos produtos. Neste artigo, falaremos sobre alguns produtos da linha Madeira, grande destaque da empresa neste ano que está chegando ao fim. Com o tamanho 61X61, as peças aqui exibidas são indicadas para ambientes residenciais sem acesso para rua, como banheiros, salas, cozinhas e quartos. Saiba mais:

  • Salgueiro

grandes formatos do Salgueiro

Pertence à linha de madeiras HD da Ceral Pisos. Com características de madeira de salgueiro, as peças são brilhantes e possuem alta resistência às manchas d’água.

  • Native

grandes formatos do Native

Também da linha de madeiras HD, a Native possui acabamento acetinado e também tem como característica marcante à alta resistência às manchas d’água. Por isso, pode ser facilmente aproveitada em conceitos abertos, unificando todo o ambiente.

  • Reale Noce

grandes formatos do Reale Noce

Com acabamento brilhante e decorado, este produto também da linha de Madeiras HD é recomendado, de forma perfeita, para ambientes clássicos e elegantes. Assim como os destaques citados anteriormente, possui resistência às manchas d’água. Entretanto, ele pode ser utilizado em áreas comerciais sem acesso para rua e em áreas residenciais cobertas, com acesso para rua.

6- Savane

Logo Savane

Com 25 anos de mercado, a Savane se intitula como mais que uma companhia ceramista, mas uma empresa singular consolidada e reconhecida pela sua ousadia em território nacional e em mais de 30 países. Em comemoração, ocorreu o lançamento de um grande formato indicado para paredes: o Enigma Dark. É inspirado na beleza e no mistério da pedra de marcassita.

Lançamento de grandes formatos Savane, Enigma Dark

O porcelanato acetinado tem formato 38×74 e tem uso exclusivo para paredes de ambientes internos ou externos com cobertura. As diferenças de tonalidade entre as peças são mínimas. Por isso, são altamente indicados para formar lindos mosaicos na parede.

Tendências de grandes formatos para 2020

Em setembro, a Archtrends Portobello publicou um artigo com as principais tendências para os grandes formatos em 2020, de acordo com 5 arquitetos convidados. Eles participaram da feira Cersaie, em Bolonha/Itália e disseram quais são as grandes apostas para o ano que está por vir.

Quatro dos cinco profissionais convidados citaram a naturalidade das peças como a grande tendência para 2020.

Para Patrícia Furokawa, “a diagramação bruta, rústica, em 3D, com texturas em relevo e irregularidades da pedra natural”, é uma tendência que deve ser levada para o Brasil.

Sandra Moura, destaca que “a macrotendência desta feira de 2019 é a utilização da reprodução das pedras naturais, o que demonstra que o homem está cada vez mais preocupado em apresentar um produto que seja o mais real possível sem ter que extrair a matéria da natureza”.

Já Clay Rodrigues ressalta que as peças pouco retificadas e com bordas imperfeitas dão uma sensação de pedra natural, como se fosse um produto realmente que foi extraído da natureza. E completa dizendo que o porcelanato “virá forte como revestimento por causa da facilidade da manutenção, limpeza, e bloqueio da umidade nas áreas molhadas”.

Por último falando sobre a naturalidade das peças, mas não menos importante, Natássia Cruz fala sobre a qualidade e a fidelidade das peças em relação às matérias-primas encontradas na natureza: “com muita precisão eles conseguiram evidenciar os veios, a forma natural. Para quem olhava, jurava que era não um porcelanato”.

tendências de grandes formatos segundo especialistas

Ainda na feira de Cersaie, Márcia Carvalhaes destacou outra grande tendência que poderá se tornar usual no Brasil: o porcelanato revestindo todos os ambientes, incluindo pisos, paredes e bancadas. Segundo a arquiteta, essa também será uma grande tendência para 2020.

ambiente todo revestido com grandes formatos de porcelanato

Fonte: https://archtrends.com/blog/top-5-cersaie-arquitetos-selecionam-as-principais-tendencias-para-2020/

Quais as vantagens dos grandes formatos?

A primeira grande vantagens que iremos citar do uso de grandes formatos de porcelanato para decorar seus ambientes é a ampliação dos cômodos. Inclusive, são pisos facilmente adaptáveis a locais pequenos. Eles reduzem as linhas que dividem o ambiente, inclusive quando se trata da espessura do rejunte. Por isso, ela causa a impressão de que os cômodos são mais amplos e espaçosos.

O segundo ponto a ser tratado é a sofisticação que os pisos em grandes formatos proporcionam. Um ambiente com menos rejunte, acaba se tornando mais refinado. Essa vantagens sempre é bem destacada em artigos de decoração.

A terceira vantagem a ser citada é aquela que o responsável pela organização da casa mais gosta. É mais fácil de limpar! O assentamento retificado diminui o espaço entre as placas de porcelanato. Por isso, os rejuntes não acumulam tanta sujeira e, dificilmente, se quebram ou se desprendem das placas. Para fazer a limpeza dos grandes formatos, basta um pouco de sabão neutro e água.

A última vantagem a ser citada entre os grandes formatos de porcelanato é a facilidade de instalação! Como uma quantidade menor de peças é necessária para preencher o ambiente, o tempo de instalação também é menor. Entretanto, esse processo deve ser feito de forma cautelosa, para evitar danificações no material. Saiba mais sobre ele, a seguir.

Como deve ser feita a instalação?

Antes da aplicação

Os cuidados na instalação de grandes formatos começam no armazenamento. As peças devem ficar em ambientes livres de umidade e próximos ao local em que serão instalados. Quanto menos as peças forem manuseadas, menor o risco de dano. Como as peças são grandes, o transporte não é tão simples.

Também é importante verificar se o ambiente encontra-se sem irregularidades e nivelado. Ele precisa estar liso, limpo, seco e livre de manchas. Você também deve conferir no projeto como as peças ficarão dispostas e qual é o local ideal para começar.

Na instalação

Para dar início ao processo de instalação, é necessário escolher a argamassa para revestimento correta. Inclusive, existem argamassas exclusivas para grandes formatos. Elas garantem que as peças serão aderidas da maneira correta.

De acordo com a NBR 13753 e 13754, peças cerâmicas com tamanho igual ou superior a 900 cm² precisam ser assentadas em dupla colagem, utilizando uma desempenadeira dentada. Dupla colagem é a aplicação da argamassa na base e na cerâmica. Com isso, a aderência se torna melhor durante o assentamento.

assentamento de grandes formatos

Utilize ventosas para aplicar as peças cuidadosamente sobre a argamassa. Com o auxílio de um martelo de borracha, dê leves batidas para o assentamento completo. Feito isso, use o espaçador entre uma peça e outra. Faça os ajustes para que ela fique encostada corretamente no espaçador e deixe tudo alinhado. Depois, é só esperar a secagem do local. Mais fácil do que se imagina, não é mesmo?

Gostou do nosso artigo? Todos os equipamentos, tipos e estilos de porcelanato, assim como as peças de todas as empresas parceiras citadas ao longo deste texto, você encontra em uma das lojas de materiais de construção da Chatuba. Encontre a mais próxima e comece já sua obra. Temos ofertas exclusivas para você!

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM