Sabe como escolher a tomada correta para sua casa?

2668 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

Durante a reforma da sua casa, dois itens indispensáveis são as tomadas e interruptores. Afinal, utilizamos a eletricidade para tudo e cada vez mais estamos rodeados de aparelhos eletrônicos que necessitam de energia para funcionar ou para manter bateria recarregada. Pensando em tirar todas as dúvidas sobre esse tema, a Chatuba preparou um artigo completo sobre quais são as tomadas corretas para a nossa casa, confira!

Padrão de tomada brasileiro

Antes de tudo, precisamos nos atentar ao padrão de tomada brasileiro, pois cada país tem seus próprios tipos de tomada, ou seja, se você vai viajar, recomendamos que verifique o padrão do país para comparar um adaptador. No Brasil, a padronização das tomadas ocorreu há alguns anos, sendo que todos os aparelhos eletrônicos vendidos no país possuem a configuração de 2 ou 3 plugues redondos.

No entanto, a grande parte dos eletrodomésticos vem com os 3 pinos, que é caracterizado como plugue terra, ou seja, o pino extra é utilizado para aumentar a segurança da tomada, evitando assim o curto-circuito e que a corrente elétrica chegue até as mãos do usuário.

Além disso, para aumentar a proteção sobre a eletricidade, as tomadas brasileiras têm um “fundo rebaixado”, que é chamado de poço, isto foi inventado para dificuldade o contato dos dedos com a corrente elétrica, um padrão estabelecido pelo Inmetro.

Como escolher a tomada correta: Tipos 

Neste sentido, ao contrário do que muitos pensam, as tomadas não variam somente o formato do encaixe! Nas lojas de construção, você encontra diversos tipos de tomada. Ou seja, é preciso verificar qual é mais adequado para a instalação da sua casa. Veja os modelos mais comuns:

Tomada Simples

6 Tomada

As tomadas simples são caracterizadas por terem uma só entrada e não possuem a estrutura ao redor. Recomendamos o Módulo Tomada 2P+T Zeffia 20A Pial, pois oferece a qualidade, durabilidade e segurança da marca Legrand, além de atender correntes 127V e 250V.

Tomada Padrão

Escolher Tomada 4

Uma ótima opção de fabricante de tomada padrão é a Tramontina, o modelo Liz 4×2 2P+T 20A 250V Branco tem termoplástico com acabamento brilho na cor branca, que não retém poeira, unindo qualidade e praticidade. O sistema é modular, com o suporte acoplado na placa. Possuem furo oblongo para facilitar a fixação e a regulagem da placa à parede. Também possuem furos para a fixação em parede de madeira. A fixação não é aparente.

Conjunto de Tomada

Tomada 3

A melhor alternativa para a sua sala ou cozinha são os conjuntos de tomadas, pois são compactos e práticos para ter praticidade em seus ambientes sem perder a elegância e bom gosto. O conjunto de 2 Tomadas 4×2 10A Simon possui um formato de conexão individual e respeita todas as exigências de segurança dispostos na norma NBR 60884-1.

Dessa forma, os componentes internos são isolados em policarbonato (plástico de engenharia), o módulo precisa ser embutido e fixado com parafusos por um profissional capacitado.

Tomada com interruptor

Escolher Tomada 3

As tomadas com interruptores são super práticas e ideais para serem colocadas em locais como sala ou quarto. O conjunto 1 Interruptor Simples e 1 Tomada Com Placa 4×2 10A Alumbra é uma boa escolha para sua casa e tem um lindo design.

Tomada Home Overlap ou Sobrepor

Tomada 2

É uma linha composta de caixa com base, suporte, placa de acabamento e módulos, ou seja, é projetada para instalações pós-obra sem o transtorno de quebra de paredes. Afinal, o modelo de Tomada Sistema X 10A Pial é ideal para a modernização de ambientes residenciais e empresariais, com qualidade e criatividade.

Filtro de linha

Conhecidos também como régua de energia ou extensão, é um equipamento que possui uma chave disjuntor e fusíveis, que servem para oferecer mais tomadas em uma régua com proteção adequada, evitando a passagem de altas correntes.

Tomada Correta

Em resumo, os principais modelos de tomadas são esses, no entanto, existem outros tipos e modelos que você pode encontrar nas lojas, confira um pouco mais:

  • Tomada USB: Foi desenvolvida para facilitar a conexão dos eletrônicos por meio do cabo USB;
  • Tomada HDMI: Ideal para transmitir áudio e vídeo, trazendo facilidade para o dia a dia;
  • Tomada de telefonia: Utilizado para conectar telefones fixos;
  • Tomada de TV: Permitem a conexão com o cabo da antena da tv;
  • Tomada informática: Utilizadas para receber o cabo de rede que conecta o computador à internet;
  • Tomada de piso: Fornece instalação elétrica embutida no chão e geralmente, possuem tampas.

Dicas práticas antes de instalar e escolher a tomada:

  1. Antes de mais nada, certifique-se da amperagem e voltagem! No Brasil, temos estados que são 110V e outros com 220v, ou seja, não se esqueça de olhar a voltagem da instalação e dos aparelhos;
  2. Compre protetores de tomadas, caso tenha crianças em casa;
  3. Para seu conforto e praticidade, sempre tenha um ou dois adaptadores em casa;
  4. Recomendamos o uso da tomada de 20A quando você for utilizar aparelhos eletrônicos de maior potência.

Portanto, agora é só escolher a tomada ideal para cada cantinho da sua casa aqui na Chatuba! Confira as ofertas nas nove lojas da rede: Nilópolis, Dutra, Realengo, Nova Iguaçu, Santa Cruz, Jacarepaguá, Barra da Tijuca, São Gonçalo e a Chatuba Tijuca. É possível comprar também por meio do Televendas, no número (21) 4003-4456, pelo WhatsApp (21) 97002-6609, e ainda pelo e-commerce da marca: Chatuba

Gostou das dicas de como escolher a tomada?

Por fim, aproveite para acompanhar mais artigos no nosso blog:

Como instalar prateleiras com suporte embutido? Aprenda da maneira mais fácil com a Chatuba!

Vai renovar sua cozinha? Confira dicas práticas e inspirações que vão te ajudar a deixar esse espaço incrível

Tendências de cores de tintas para 2023: Conheça as principais apostas e modernize o seu espaço

 

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM