Vai renovar sua cozinha? Confira dicas práticas e inspirações que vão te ajudar a deixar esse espaço incrível

2257 VISUALIZAÇÕES
Ambientes Internos imagem principal blog

A cozinha é um lugar que merece atenção especial. Por isso, construir ou reformar uma esse cômodo envolve diversos detalhes, mas, sem dúvida, realizar o planejamento prévio deve ser considerado uma das fases cruciais do projeto. Afinal, muito mais do que uma questão estética, é necessário estar atento a segurança, praticidade e durabilidade que cada peça pode oferecer em um ambiente com características tão específicas. Pensando nisso, a Chatuba reuniu as principais dicas para você reformar a cozinha sem cometer os erros mais comuns e também algumas inspirações para te ajudar durante esse processo. Ficou curioso? Quer saber mais? Continue a leitura!

Reforma de cozinha: 5 principais dicas para não errar

  1. Planejamento para cozinha

Fazer a reforma de cozinha não é fácil, pois envolve muitas etapas e, por isso, você deve planejar cada fase. Primeiramente, você deve saber qual é o seu objetivo na reforma ou construção da cozinha e depois listar os materiais necessários. Posteriormente, recomendamos que você também faça orçamentos com arquitetos e fornecedores para ter uma visão panorâmica.

Revestimento Ceral Harmony HD 32x57cm

Reformar Cozinha 1

O arquiteto é o profissional mais indicado para te ajudar, por mais que seja uma reforma básica. A orientação, tanto para apenas um revestimento quanto uma cozinha totalmente nova, vai necessitar de um olhar mais clínico e esse profissional poderá também avaliar as medidas do seu espaço, desenhando um projeto sob medida para você. Inclusive, é através do projeto de cozinha que conseguimos saber em média quanto tempo a obra vai demorar para ser finalizada.

Armário Aéreo 120 Flamingo Tamarindo/Preto Cozimax

Reformar Cozinha 2

Nesse sentido, o arquiteto também irá pensar em armazenagem, como armários e até mesmo a eletricidade, como quantidade de tomadas. Dessa forma, avalie o seu orçamento e veja o quanto pode destinar a essa reforma, análise suas prioridades e necessidades.

  1. Iluminação e Tendências

Definitivamente, uma boa iluminação faz grande sucesso nesse ambiente. E essa fama não é à toa! Afinal, a iluminação é algo essencial em uma cozinha e pode estar alinhada a beleza e funcionalidade.

Pendente Faab M 1L Branco Micro/Bronze Orluce

Reformar Cozinha 3

Os especialistas da Chatuba indicam pontos de iluminação pela cozinha, pois a luminosidade desse tipo de ambiente deve ser mais forte, focada e clara nas ilhas de trabalho, como as bancadas de preparo, pia e fogão.

Agora, nas áreas de circulação e alimentação, você pode optar por uma intensidade menor, ou seja, invista em luzes amarelas, que tornam o seu ambiente mais aconchegante. E se quer economizar na conta de luz, opte por usar lâmpadas LED, além de serem mais econômicas, são mais duráveis.

Os pendentes e trilhos de luzes são uma das tendências da última década, mas lembre-se: eles devem ser proporcionais ao tamanho da cozinha, nada de colocar luminárias gigantes em uma cozinha pequena, combinado?

Pendente Zig Led 700W Branco Bella – Pendente Zig 57x47x26 Led 700W Branco Bella

Reformar Cozinha 4

Além disso, você pode investir em luz embutida no teto, que valoriza ainda mais os detalhes da cozinha, como as Luminárias Plafons LED, e se posicionam de maneira estratégica.

Spot Trilho Branco 3L Kin

Reformar Cozinha 5

Ah, não se esqueça de pensar nas cores da sua cozinha, são elas que vão conduzir toda a harmonia do ambiente. Apesar da grande parte das cozinhas serem em tons claros, atualmente, existem arquitetos que já realizam projetos lindos com cozinhas na cor preta.

  1. Escolha Correta dos Revestimentos para a Reformar sua Cozinha

A escolha dos pisos e revestimentos é um passo importante para dar aquele toque especial na reforma da cozinha. Usados em todos os ambientes, esses materiais trazem beleza e praticidade para a cozinha, que é muitas vezes a alma da casa!

Revestimento Eliane Metro White Bold 10x20cm

reformar sua cozinha

Uma dica importante: além de bonito e caber no seu orçamento, os revestimentos precisam ser adequados para o ambiente. Por exemplo, o piso não deve ser escorregadio em contato com a água e nem fácil de manchar, assim como as bancadas, avalie bem antes comprar! Atualmente, os revestimentos cerâmicos e os porcelanatos com acabamento fosco são os mais usados, porque são super fáceis de limpar e dão um charme na cozinha.

Porcelanato Delta Madrid Plata 73x73cm

reformar sua cozinha

  1. Móveis para Reformar sua Cozinha

Usar móveis na decoração de sua casa é uma ótima forma de estabelecer a melhor relação custo-benefício. Em geral, os móveis são avançados em relação aos conceitos de design e funcionalidade. Pensando nisso, o primeiro passo nessa escolha, portanto, é entender suas necessidades e depois pensar na circulação do ambiente.

Não podemos deixar de falar sobre os utensílios que você terá para guardar, ou seja, vale lembrar do tamanho e estilo, até mesmo como é sua rotina no local. Dessa forma, você definirá os móveis corretos para reformar sua cozinha e poderá pensar na quantidade de gavetas e disposição interna.

  1. Eletrodomésticos para cozinha nova

Por último, se você já estiver procurando por eletrodomésticos perfeitos para sua cozinha, recomentamos que faça isso após término da obra, pois só assim você saberá sobre a disposição correta deles.

Ar Condicionado Split Hi-Wall Inverter 12000 BTUS 220V Fontaine

reformar sua cozinha

Reformar sua cozinha com a Chatuba é muito mais fácil!

Confira as ofertas que estão disponíveis em todas as nove lojas da rede: Nilópolis, Dutra, Realengo, Nova Iguaçu, Santa Cruz, Jacarepaguá, Barra da Tijuca, São Gonçalo e a recém-inaugurada Chatuba Tijuca. É possível comprar também por meio do Televendas, no número (21) 4003-4456, pelo WhatsApp (21) 97002-6609, e ainda pelo e-commerce da marca: www.chatuba.com.br.

Gostou das nossas dicas para reformar sua cozinha sem errar e gastar muito? Então, aproveite para acompanhar mais artigo no nosso blog:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM