Dicas de iluminação residencial para abrilhantar os ambientes

1681 VISUALIZAÇÕES
Decoração e Tendências imagem principal blog

Decorar não é somente colocar um quadro na parede ou escolher o estilo de móveis. Na verdade, a decoração engloba um conjunto de ações. E a iluminação é um item muito importante neste complexo. Pensando nisso, a Chatuba reuniu as melhores dicas de iluminação residencial que você pode adotar agora mesmo no seu lar. Curioso? Então, continue a leitura e aproveite!

Lista com 7 dicas de iluminação residencial

1- Luminária pendente com LED

As lâmpadas de LED estão entre as melhores dicas de iluminação residencial. Isso porque o dispositivo tem uma vida útil bem elevada, com duração média de 25 mil horas. Ou seja, é bem mais durável do que as tecnologias anteriores, como as lâmpadas incandescentes. Além disso, o LED não esquenta, não emite raios ultravioleta e pode gerar uma economia de até 90% de energia.

dicas de iluminação residencial

Ademais, as lâmpadas de LED são versáteis e podem contribuir para a decoração de todos os tipos de ambientes. Uma forma interessante de usar a tecnologia na sua casa é utilizando-a dentro das luminárias pendentes.

Na mesa de jantar, por exemplo, uma luz pendente com tom mais quente dá um toque de aconchego e elegância. Já na cozinha, as dicas de iluminação residencial com luminárias pendentes incluem: foco de luz no teto ou régua de luz sob os móveis da bancada.

2- Iluminação LED na cabeceira da cama

Já pensou em iluminar a cabeceira da sua cama? Com uma mangueira ou fita de LED é possível! Faça o contorno da base da cabeceira e ilumine seu quarto com elegância!

3- Iluminação no forro de gesso

Uma luminária de embutir é a melhor opção para iluminar forros de gesso ou madeira. O corpo do aparelho fica inserido em um furo no teto e controla a intensidade da iluminação no ambiente. O resultado é uma decoração clássica, especial e aconchegante!

4- Luzes no espelho do banheiro

Uma das dicas de iluminação residencial mais interessantes é contornar o espelho do banheiro com fita de LED. Experimente utilizar a técnica em outros locais com espelho, como quartos e closets, para iluminar os cômodos mais funcionais da sua casa.

5- Escrita de LED na parede

Uma ideia fácil e diferente para aplicar no seu quarto é utilizar uma mangueira de LED para escrever na parede. Isso mesmo, você pode criar uma estrutura própria com a escrita que desejar! Além de criativa, essa é uma das dicas de iluminação residencial mais econômicas.

6- Iluminação de prateleiras ou nichos

Além de úteis, as prateleiras e os nichos podem ser vistos como artigos de decoração, principalmente quando acompanhados da luz certa! Nesse sentido, uma ótima dica é usar spots com iluminação LED para dar destaque aos objetos que estão alocados ali.

7- Painel de LED na escada

O LED é um material tão incrível que aparece em mais uma opção da nossa lista de dicas de iluminação residencial. Dessa vez, o dispositivo aparece em sua versão de placa, que ajudam a valorizar ainda mais a decoração dos ambientes.

O modelo de painel de LED é ideal para ser embutido em teto de gesso rebaixado, paredes, chapas de madeira e outros tipos de revestimentos. É possível encontrar o produto em diferentes formatos (quadrados, retangulares, redondos…) e cores para criar projetos cada vez mais personalizados.

construção geral com dicas de iluminação residencial

Uma das dicas de iluminação residencial com painel de LED é utilizá-lo nos degraus da escada. Nesse contexto, é possível usar o dispositivo para iluminar o contorno ou vão dos degraus, corrimão ou lateral da escada e, até mesmo, em forma de balizadores na parede lateral. São infinitas possibilidades que vão dar um destaque especial à sua casa!

Essas são apenas algumas das dicas de iluminação residencial que você pode adotar em casa! Quer conhecer mais sobre projetos luminotécnicos para embelezar seu lar? Então, visite o blog da Chatuba. Por lá, você encontra conteúdos recentes sobre construção em geral, incluindo a iluminação arquitetônica.

Veja os artigos que podem ser úteis para você:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM