Split ou Janela? Entenda qual o melhor tipo de ar-condicionado para o seu ambiente

15172 VISUALIZAÇÕES
Ambientes Internos imagem principal blog

Para amenizar os dias quentes do verão, sem dúvidas, o ar-condicionado é um dos produtos mais utilizados e até mesmo disputados pelos consumidores nas lojas. Nesse sentido, seja para instalar no ambiente residencial ou corporativo, o mercado oferece diferentes modelos, sendo os mais comuns o split ou de janela. Mas você sabe qual a diferença entre os dois? O Blog da Chatuba selecionou algumas dicas para orientar melhor a sua escolha.

Primeiramente, antes de definir qual aparelho é o ideal para você, é necessário entender as funcionalidades, potência e consumo médio de cada um. Afinal, uma das principais questões na hora de escolher um equipamento de refrigeração é com relação ao gasto de energia. De acordo com os fabricantes, alguns já possibilitam uma redução de até 60% em relação aos modelos tradicionais.

Split:

Moderno, silencioso e econômico, o ar-condicionado split é indicado tanto para espaços amplos como pequenos. Com design atual, é facilmente incorporado às últimas tendências de decoração. O aparelho é dividido em duas partes: a evaporadora – é instalada dentro do cômodo e distribui o ar pelo ambiente – e a condensadora – na parte externa para resfriar o ar.

Se o seu imóvel não tem a infraestrutura e tubulação indicadas para um split, devem ser feito os ajustes necessários para a instalação. A grande vantagem é a economia de energia, sobretudo, nos modelos inverter com tecnologia smart. Por meio de aplicativos de celular e assistente de voz é possível programar o funcionamento e verificar dados do uso. Além disso, receber alertas de limpeza dos filtros e controlar seu aparelho totalmente a distância.

Ar-condicionado Split Hi-Wall Inverter 12000 BTUS 220V Fontaine

Janela:

O ar-condicionado de janela é o modelo mais convencional, que integra as funções condensadora e evaporadora em uma peça única. Como resultado disso, acaba gerando um pouco mais de ruído. Em síntese, o valor do investimento é menor, mas, em contrapartida, o consumo mensal de energia pode pesar na conta. Além disso, são equipamentos maiores que vão exigir uma abertura proporcional na parede. Este produto é indicado para moradores de residências mais antigas ou locais em que não há autorização para alteração da fachada.

Ar-condicionado de Janela 10500 BTUS 127V Fontaine

Por fim, em relação aos dois modelos destacados é importante analisar previamente o local que pretende colocá-los e se a estrutura comporta as necessidades de instalação. Não deixe de contratar mão de obra especializada e realize a manutenção do seu ar-condicionado frequentemente, assim, você pode evitar problemas no aparelho e, principalmente, de saúde para as pessoas que circulam no local. Portanto, se você não tem experiência, não tente fazer a instalação e manutenção sozinho!

Gostou das dicas?

Todos os produtos estão disponíveis nas sete lojas da Chatuba, que podem ser encontradas em Nilópolis, Dutra, Realengo, Nova Iguaçu, Santa Cruz, Jacarepaguá e na Barra da Tijuca. É possível comprar também por meio do Televendas, no número (21) 4003-4456, pelo WhatsApp (21) 97002-6609, e ainda pelo nosso site. No blog da Chatuba você encontra diversos outros conteúdos valiosos para ajudar você no momento de uma grande obra ou pequenas reformas da casa ou do seu negócio.

Para ler outros conteúdos sobre o tema, acesse os links:

Do velho ao novo: confira produtos especiais que renovam revestimentos, superfícies e rejuntes de maneira simples e fácil

Faça você mesmo! Confira o passo a passo de como instalar ventilador de teto com segurança

Chatuba lança campanha ‘Limpa Estoque’ com ofertas imperdíveis de até 70% de desconto em todas as lojas da rede

Crédito da imagem em destaque:

<a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/homem’>Homem foto criado por senivpetro – br.freepik.com</a>

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM